INOVAÇÃO ABERTA E VALOR: UMA ABORDAGEM DE BIOMIMÉTICA
Grandes corporações têm como um dos objetivos principais a criação de valor, seja
para seus acionistas, clientes ou seus funcionários. Para isso, é essencial melhorar
sua operação, controlar seus custos e aumentar sua receita, seja por meio de
desenvolvimento de novos produtos, serviços, pelo desenvolvimento de novos
negócios ou na inovação da gestão e porcessos. A necessidade na agilidade de
decisões faz com que as grandes corporações busquem cada vez mais uma
aproximação com startups, seja por meio de programas de aceleração, incubação e
até mesmo de investimento. Nesse relacionamento ambas as empresas podem
obter um beneficiamento mútuo, enquanto as grandes empresas podem aprender a
trabalhar com agilidade na decisão, escassez de recursos e propensão ao risco, as
startups, por outro lado, podem se beneficiar da maturidade dos executivos, da rede
de relacionamento, do acesso a capital e eficiência na operação das grandes
corporações. O tema é recente, e por isso é difícil ter clareza de qual é a
abordabgem mais adequada para que seja possível fomentar, consolidar e gerar
valor entre as empresas por meio da inovação aberta. Esta pesquisa abordará o
tema de inovação aberta, apresentando uma revisão da literatura sobre métodos e
processos de inovação aberta e, também sobre a biomimética como ferramenta de
gestão dentro do mundo corporativo.