Implementação da Indústria 4.0 em um Ambiente com Lean Manufacturing: Interações e Desafios
A interação entre o Lean Manufacturing (LM) e a Indústria 4.0 (I4.0) tem recebido crescente atenção nos últimos anos, entretanto a literatura ainda é escassa em avaliar como a junção desses dois temas pode influenciar os resultados das organizações. Diante disso, este trabalho buscou analisar, através de um estudo de caso, os impactos das interações entre I4.0 e LM em uma empresa do setor automotivo brasileiro. Desde o seu desenvolvimento no Japão na década de 1940, o Lean Manufacturing (LM) tem sido amplamente utilizado para maximizar o valor para os clientes e minimizar o desperdício. O amplo uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na manufatura dá forma ao conceito da Indústria 4.0 (I4.0), conectando sistemas físicos e digitais e integrando cadeias de valor. Mesmo com abordagens diferentes, LM e I4.0 compartilham os mesmos objetivos de aumentar a flexibilidade e produtividade. Duas visões sobre sua relação podem ser extraídas da literatura: o LM serve como base para a I4.0 e a I4.0 melhora a eficácia LM. Embora a literatura apresente evidências dos impactos positivos da união dos dois conceitos, até o momento são escassos os estudos que demonstrem empiricamente os benefícios dessa interação, principalmente em empresas brasileiras. Os resultados desta pesquisa corroboram com a visão encontrada na literatura, pois indicam que a introdução dessas novas tecnologias impacta positivamente as práticas LM já existentes, e a presença prévia desse sistema de gestão forma as bases para a introdução eficaz da I4.0.