PPGENE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgene

Banca de DEFESA: DANIEL ORLANDO GARZON MEDINA

DISCENTE : DANIEL ORLANDO GARZON MEDINA
DATA : 22/05/2020
LOCAL: por participação remota: https://conferenciaweb.rnp.br/

Um Modelo Baseado em Redes Neurais Artificiais para a Previsão do Consumo Elétrico Residencial

A previsão da demanda de energia elétrica é uma ferramenta fundamental na tomada de decisões operativas e estratégicas nas empresas de energia, cuja falta de precisão pode gerar altos custos econômicos. Nesse sentido, a previsão da demanda no curto e longo prazo permite que os operadores de rede possam tomar decisões de despacho de potência, de programas de manutenção, de análises da confiabilidade e segurança da operação. Para tanto, o presente trabalho propôs o emprego das Redes Neurais Artificiais (RNAs) multimodelo para a projeção da demanda, levando em consideração que esta é a base para um adequado planejamento das redes de distribuição de energia elétrica. Os modelos apresentados para a previsão se basearam em variáveis socioeconômicas e climatológicas obtidas a partir das fontes de dados oficiais do governo colombiano tais como crescimento populacional, produto interno bruto, consumo elétrico residencial e temperatura. As RNAs foram desenvolvidas no software MATLAB®, treinadas com base nos dados históricos mencionados e os resultados finais foram comparados com os dados oficiais fornecidos pela Unidad de Planeación Minero Energética (UPME). Dessa forma, além de estimar o grau de precisão das previsões empregadas, buscou-se alcançar um elevado grau de acerto nas decisões, levando em consideração que o aumento dos usuários residenciais e a carga são tópicos importantes para as empresas fornecedoras de energia da Colômbia para a próxima década.

Presidente - Interno ao Programa - 1876380 - THALES SOUSA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1544340 - PATRICIA TEIXEIRA LEITE ASANO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1762419 - CARLOS EDUARDO CAPOVILLA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1907748 - ALFEU JOAOZINHO SGUAREZI FILHO