PPGENE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgene

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCAS SOARES DE FARIA

DISCENTE : LUCAS SOARES DE FARIA
DATA : 16/03/2020
LOCAL: sala S204, 2º andar, Bl. Alpha 2 ,Campus SBC da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Al. da Universidade. s/n, B.Anchieta-S.Bernardo do Campo-SP.

Avaliação dos energéticos "gasolina" e "diesel" produzidos no Brasil por meio do indicador Eroi

Petróleo e seus derivados têm um papel primordial na indústria moderna e a demanda por este energético tem relação direta com o desenvolvimento econômico, representando 34%  da oferta de energia interna brasileira. Verificar a capacidade desta fonte prover excendete energético para a sociedade é imprescindível para segurança energética. O indicador de eficiência energética energy return on investment (EROI), uma relação entre a energia obtida e a energia investida em um processo produtivo de um energético, é amplamente utilizado para esta finalidade. O EROI da produção de petróleo e derivados tem diminuído com o passar do tempo devido às taxas de esgotamento dos reservatórios, tecnologias cada vez mais energointensivas para exploração e produção em reservatórios mais profundos em diversos países. Portanto, este trabalho tem o objetivo de averiguar o EROI do diesel e a gasolina produzidos no Brasil, levando em consideração todo o processo produtivo, desde a etapa de extração da matéria prima até a mistura final nas refinarias e terminais de distribuição, e então comparar os resultados obtidos com os encontrados na literatura de outros países produtores de petróleo.

Presidente - Interno ao Programa - 2605733 - SERGIO RICARDO LOURENCO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2526701 - JULIO FRANCISCO BLUMETTI FACO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - LUÍS HENRIQUE RODRIGUES - UAM
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1746153 - FERNANDO GASI