PPGENE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgene

Banca de QUALIFICAÇÃO: ETEVALDO FRANCISCO CARREIRA JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ETEVALDO FRANCISCO CARREIRA JUNIOR
DATA : 11/12/2019
LOCAL: sala 305, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

INTEGRAÇÃO DE AQUECIMENTO SOLAR DE ÁGUA EM PROCESSOS INDUSTRIAIS: UMA ABORDAGEM TÉCNICA E ECONÔMICA

Muitos estudos vêm sendo produzidos mundialmente sobre o aproveitamento da energia solar para aplicações em processos térmicos industriais, no sentido de identificar potenciais de usos e de justificar ou motivar a expansão de tais aplicações. No entanto, embora haja casos relatados da aplicação de sistemas solares de aquecimento em processos industriais em plantas de diferentes setores industriais, eles ainda são poucos, mediante ao parque industrial existente. Várias barreiras dificultam ou impedem maior divulgação e aplicação desta forma de energia foram identificadas, dentre elas a dificuldade e complexidade para a integração desses sistemas em processos industriais já existentes e em operação; a falta de conhecimento sobre essa tecnologia, por parte dos empresários e demais decisores, o que os leva a nem mesmo considerá-la como uma possibilidade; a escassez de ferramentas computacionais de cálculo fáceis de serem utilizadas, mesmo que por pessoas não técnicas, para apoio no dimensionamento, no custeio e na análise de viabilidade preliminares dos projetos. Desta forma, com o intuito de criar meios de ajudar a superar tais barreiras, o objetivo geral deste trabalho de pesquisa é propor uma metodologia para selecionar, dimensionar, integrar e estimar a viabilidade econômico-financeira de sistemas de aquecimento solar de água para aplicação em processos industriais, bem como desenvolver uma ferramenta computacional para apoiar o cálculo preliminar do projeto do sistema. Para determinar a demanda de carga térmica necessária ao processo e a identificar o ponto de integração do sistema de aquecimento solar a processo, será utilizado o Método de Análise Pinch; para o dimensionamento da área do campo de coletores solares necessária, será utilizado o Método F-Chart (Carta F); para a para apoiar a decisão de escolha entre as tecnologias de coletores planos, tubos evacuados e concentrador linear Fresnel, a ser sugerida pela ferramenta computacional de cálculo, será aplicada a metodologia de decisão multicritério AHP (Analytic Hierarchy Process) ou TOPSIS (Technique for Order of Preference by Similarity to Ideal Solution);finalmente, para realizar a análise econômica do projeto será aplicado Método do Custo do Ciclo de Vida (Life Cycle Cost - LCC). A ferramenta computacional será desenvolvida em Excel, e posteriormente poderá ser programada em outra linguagem para ser acessada e utilizada na Internet ou por aplicativo em smart phones. A ferramenta deverá utilizar parâmetros geográficos e climáticos do território brasileiro e deverá emitir relatório de saída com as estimativas de área de coletores para cada uma das tecnologias, custo do investimento, uma classificação das tecnologias pelo critério definido pelo usuário, a economia de energia proporcionado pelo sistema de aquecimento solar, o tempo de retorno do investimento (payback) e a taxa interna de retorno (TIR). Para testar a metodologia e a ferramenta de projeto, será apresentado um estudo de caso em uma indústria.

Presidente - Interno ao Programa - 1977178 - REYNALDO PALACIOS BERECHE
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1600874 - MARCELO MODESTO DA SILVA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARCELO NOGUEIRA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2363082 - SILVIA AZUCENA NEBRA DE PEREZ