PPGENE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgene

Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNA PATRICIA DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BRUNA PATRICIA DE OLIVEIRA
DATA : 27/11/2019
LOCAL: sala 301, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

VERIFICAÇÃO DA INFLUÊNCIA DE PARÂMETROS OPERACIONAIS DE REATORES EM SISTEMA DE GARAGEM, ESCALA DE BANCADA, NA PRODUÇÂO DE BIOGÁS EMPREGANDO RESÍDUOS SÓLIDOS ALIMENTARES

Em decorrência da necessidade de realização de tratamento e destinação final adequados aos resíduos sólidos urbanos, faz-se necessário o desenvolvimento de novas tecnologias. No Brasil, a principal forma de destino final é a disposição em aterros sanitários sem tratamento prévio, no entanto, considerando as diretrizes presentes na Política Nacional de Resíduos Sólidos instituída pela Lei 12.305 de 2010, esta realidade deve ser modificada, a qual preconiza que a destinação final em aterros sanitários deve ocorrer apenas para os rejeitos, priorizando a não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento prévios à disposição. Considerando que mais de 50% do resíduo sólido urbano brasileiro é orgânico, uma das alternativas de aproveitamento é a digestão anaeróbia que, no Brasil, se encontra em fase de desenvolvimento. O presente trabalho tem como objetivo realizar ensaios laboratoriais de digestão anaeróbia em reator de sistema de garagem empregando como substrato resíduos alimentares com vistas à uma melhor compreensão da influência dos parâmetros de operação na geração de metano (CH4). Dessa forma, pretende-se gerar resultados que subsidiem outras pesquisas relacionadas ao tema e, destaca-se a como base para o desenvolvimento dos experimentos, a planta piloto CTethar, tecnologia em sistemas de garagem, desenvolvida pela empresa Methanum em parceria com o IPT, em comissionamento e operando com a fração orgânica do resíduos sólidos urbano em Bertioga, estado de São Paulo.Foram propostos 6 experimentos dos quais 1 já foi realizado e teve duração de 43 dias, no entanto, não observou-se a geração de biogás.

Presidente - Interno ao Programa - 1548098 - GILBERTO MARTINS
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2605882 - JULIANA TOFANO DE CAMPOS LEITE TONELI
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1073159 - EDUARDO LUCAS SUBTIL
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1646410 - ROSELI FREDERIGI BENASSI