PPGENE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgene

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEXANDRE DE FREITAS MONTEIRO

DISCENTE : ALEXANDRE DE FREITAS MONTEIRO
DATA : 27/11/2019
LOCAL: sala 304, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

PROPAGAÇÃO DE DESEQUILÍBRIO DE TENSÃO E CORRENTE EM MICRORREDES DE
DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA OPERANDO DE FORMA ILHADA

Microrrede de distribuição de energia elétrica é um conceito relativamente novo e tem atraído a atenção de pesquisadores, empresas e até setores do governo. A vantagem de possuir uma rede própria, que possa operar com ou sem o suporte de uma rede de distribuição mais robusta, é dar mais espaço para utilização de conceitos de smart grids ; incentivar o uso de fontes energéticas renováveis e; principalmente, buscar mais independência financeira da concessionária. No entanto, em condições de ilhamento, os geradores e sistemas de armazenamento de energia devem continuar dando suporte de tensão e frequência para a microrrede, a fim de garantir que os requisitos mínimos de qualidade de energia sejam devidamente respeitados, sendo um dos problemas mais críticos, o desequilíbrio de tensão. Este trabalho tem como objetivo propor uma metodologia para avaliar a propagação de desequilíbrio de tensão em microrredes, na condição de pré e pós-ilhamento, quando cargas desequilibradas são presenciadas nela. Para isso, será desenvolvido um equacionamento analítico, bem como a validação em ambiente computacional, utilizando - se o software Simulink.

Presidente - Interno ao Programa - 1669195 - AHDA PIONKOSKI GRILO PAVANI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1671333 - EDMARCIO ANTONIO BELATI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2286312 - JOEL DAVID MELO TRUJILLO
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1671344 - JULIO CARLOS TEIXEIRA