PPGENE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgene

Banca de QUALIFICAÇÃO: FLÁVIO SANTOS DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FLÁVIO SANTOS DE SOUZA
DATA : 27/09/2019
LOCAL: sala 304, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Despacho Horário de Energia Elétrica Considerando a Presença de Fontes Intermitentes

O presente trabalho propôs o desenvolvimento de uma metodologia para a realização do despacho horário de energia elétrica produzida pelas fontes intermitentes de geração elétrica, eólica e solar. Para possibilitar a consideração das fontes eólicas e solares, foram consideradas nas equações de fluxo de carga a adição da variável tempo, que representa a hora considerada, e foi criada uma função objetivo que minimiza os custos de geração, sendo ainda consideradas as restrições de geração destas duas fontes, assim como a presença de outras fontes de geração no mesmo sistema, e as limitações relativas ao nível de tensão das barras do sistema e ao tap dos transformadores. A modelagem matemática foi realizada a partir do software AMPL (Modeling Language for Mathematical Programming), sendo utilizado o software Knitro como solver para o problema. Foram realizadas simulações de minimização de custos de geração e de perdas ativas para cada hora do dia, e ao término das 24 horas, foi determinado o montante de energia gerada, bem como os custos de geração. Como base de dados de geração eólica e solar, em função da hora do dia, foram utilizados dados de grupos geradores localizados na região Nordeste do Brasil. Para validar o modelo proposto, as simulações foram realizadas utilizando sistemas elétricos do IEEE.

Presidente - Interno ao Programa - 1876380 - THALES SOUSA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2333950 - CONRADO AUGUSTUS DE MELO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 3066952 - EDUARDO WERLEY SILVA DOS ANGELOS
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 1762419 - CARLOS EDUARDO CAPOVILLA