PPGENE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgene

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAEL DE LOURENÇO ROSSINI CAPUSSO

DISCENTE : RAFAEL DE LOURENÇO ROSSINI CAPUSSO
DATA : 22/05/2023
LOCAL: Sala 210 do Bloco Zeta do Campus de São Bernardo do Campo da Universidade Federal do ABC

DETERMINAÇÃO DO EROI DE UM SISTEMA DE CONVERSÃO DE ENERGIA EÓLICA

A energia eólica para conversão de energia elétrica tem se destacado no Brasil, a capacidade eólica instalada em 2021 atingiu o segundo lugar com uma participação de 11,8% (21,57 GW) na matriz elétrica brasileira. Para que a energia eólica se apresente como uma fonte de energia viável são necessários estudos que avaliem o balanço energético de toda a cadeia produtiva. Um dos principais métodos para verificar o quanto vantajoso é a utilização de um determinado energético é mensurando a quantidade de energia gerada em relação à quantidade de energia empregada durante o processo produtivo, portanto esta pesquisa tem como objetivo determinar o Energy Return on Investment (EROI) de um parque eólico teórica localizado no litoral do Nordeste do Brasil com vinte e cinto (25) aerogeradores de 2 MW. O Processo a ser analisado de conversão de energia elétrica através de um parque eólico se caracteriza por possuir quatro condições de contorno para o estudo energético, denominados: 1 – Etapa de processamento da matéria-prima, 2 – Etapa de fabricação do aerogerador, 3 – Etapa de montagem do aerogerador, 4 – Etapa de operação e manutenção. Os resultados esperados para essa pesquisa são a obtenção e valoração do fluxo energético na construção de um parque eólico, relacionando à quantidade de energia utilizadas em todos os processos de construção do aerogerador e quanto desta energia irá representar no final do processo, ou seja, até a entrega deste energético para a rede de distribuição. Com essas informações será possível determinar o consumo energético, a eficiência energética em cada atividade, a eficiência energética global, e por fim o EROI para esse energético.

Presidente - Interno ao Programa - 2605733 - SERGIO RICARDO LOURENCO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1939810 - ANGELICA ALEBRANT MENDES
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARCIUS FABIUS HENRIQUES DE CARVALHO - PUC-CAMPINAS
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1746153 - FERNANDO GASI