DETERMINAÇÃO DO EROI DE UM SISTEMA DE CONVERSÃO DE ENERGIA FOTOVOLTAICO
Atualmente o Brasil se destaca pelo potencial em gerar energia elétrica a partir do sol, pois comparando o local com menor radiação solar no Brasil, é possível gerar mais eletricidade solar do que o local com maior radiação solar na Alemanha, sendo o mesmo um dos países líderes na geração de energia elétrica a partir do sol, enquanto o Brasil não utiliza a energia solar como poderia e dentro deste conceito é interessante em termos de eficiência energética, perante outros energéticos, visto que o mesmo substituirá algum outro energético.
O objetivo geral presente neste trabalho é determinar o Energy Return on Investment (EROI) de um sistema de conversão de energia fotovoltaico. É considerado desde a matéria prima até a disponibilização da energia para o uso final
A metodologia utilizada neste trabalho é aplicada em relação a sua natureza e gera conhecimentos para aplicação prática e dirigida à solução do problema em específico. Em relação à forma de abordagem é quantitativa e traduz em números opiniões e informações para serem classificadas e analisadas. Quanto aos seus objetivos é descritiva, onde descreve as relações entre as variáveis e quanto aos procedimentos técnicos é bibliográfica e de levantamento onde os dados obtidos são agrupados em tabelas e as variáveis em estudo são quantificadas, permitindo o uso de correlações e outros procedimentos estatísticos.
Os resultados esperados para este trabalho são a obtenção e valoração do fluxo energético do sistema de conversão de energia fotovoltaico, relacionado à quantidade de energia contida em 1 tonelada de silício a ser extraída, em mega joules, no início do processo e quanto esta mesma tonelada processada de silício representa de energia no final do processo, ou seja, até a entrega deste energético para os consumidores finais.