PPGENE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgene

Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNO CRISTINO PINHEIRO

DISCENTE : BRUNO CRISTINO PINHEIRO
DATA : 11/05/2023
LOCAL: Online

ANÁLISE MULTICRITÉRIO PARA TOMADA DE DECISÃO EM PROJETOS DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA PARA SISTEMAS DE CLIMATIZAÇÃO EM ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS PELO MÉTODO AHP

Os sistemas de ar-condicionado representam 47% do uso total da energia em estabelecimentos comerciais, enquanto a iluminação representa 22% e demais cargas 31%. Ainda, quando se fala sobre o tipo de condicionadores de ar dos ambientes nestas instalações, tem-se que os aparelhos de parede e Splits Systems representam quase 76,6% do total. A tomada de decisão no âmbito de seleção de projetos de eficiência energética é uma atividade complexa e que requer um modelo estruturado que embase o decisor. Dentre os métodos utilizados para a análise de retorno de investimentos em projetos de eficiência energética, temos o método de Payback e o valor presente líquido (VPL) como os mais utilizados. Porém, apenas determinar a viabilidade econômica de um projeto pode não ser suficiente para garantir a melhor decisão. É preciso entender, no contexto do negócio, quais são os critérios que influenciam na tomada de decisão e sua representatividade em diversas dimensões. Neste trabalho objetivou-se analisar e selecionar a melhor alternativa ganhos de eficiência com climatização em estabelecimentos comerciais que satisfaçam o conjunto de critérios considerados relevantes para o negócio e seu porte pelos decisores, nas dimensões econômico-financeiras, técnicas e subjetivas ou qualitativas, através de um estudo de caso em uma instalação de pequeno porte pelo método AHP. Para isso, realizou-se uma revisão da literatura, de forma a entender as alternativas técnicas viáveis para ganhos de eficiência em relação aos tradicionais Split Systems Fixos. Seis alternativas foram identificadas, sendo que duas descartadas por questões de compatibilidade com o negócio. Foi realizado um mapeamento do estado atual do estabelecimento, com simulações de consumo, comparando o desempenho atual com o das alternativas propostas, bem como estudados seus custos associados e suas viabilidades econômicas. Entrevistas foram realizadas com um grupo de decisores da empresa para definir a construção da árvore de decisão e julgamentos dos critérios. Após a coleta de informações, a modelagem foi realizada com auxílio de um software, o IPÊ 1.0, que implementa o algoritmo do método AHP. O resultado da modelagem indicou, de acordo com o julgamento dos decisores, que a instalação de um dispositivo de controle PID seria a melhor alternativa. O método AHP mostrou-se adequado ao processo decisório do estudo, em especial por fazerem parte da solução do problema, vários critérios que devem ser analisados para a obtenção de uma hierarquização das alternativas viáveis e assim sustentando uma decisão que considera múltiplos critérios de forma consistente e racional.

Presidente - Interno ao Programa - 1734918 - PAULO HENRIQUE DE MELLO SANT ANA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2333950 - CONRADO AUGUSTUS DE MELO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2605733 - SERGIO RICARDO LOURENCO
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1632464 - DOUGLAS ALVES CASSIANO