PPGENE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgene

Banca de QUALIFICAÇÃO: ÉLIO VICENTINI

DISCENTE : ÉLIO VICENTINI
DATA : 03/05/2023
LOCAL: Sala 306 do Bloco B do Campus de Santo André da Universidade Federal do ABC

Aspectos e Análises para a Parametrização da Proteção em Consumidor com Instalação de Sistema Fotovoltaico

Este trabalho analisa a influência da presença de geração solar fotovoltaica, conectada por meio de inversores, no desempenho dos ajustes dos dispositivos de proteção de um consumidor alimentado pela rede de média tensão de uma distribuidora. Além disso, o trabalho discute aspectos importantes relacionados às proteções exigidas para esse tipo de instalação. Esta pesquisa foi realizada com o auxílio de simulações computacionais, executadas no software SINAP. Por meio de um criterioso levantamento bibliográfico foi possível estabelecer valores típicos de contribuição de correntes de curto-circuito de inversores, permitindo a modelagem desses equipamentos no programa computacional utilizado, proporcionando a representação detalhada da instalação elétrica do campus Santo André da UFABC. Após a precisa modelagem da rede elétrica e simulações de ocorrências de defeitos na mesma, foi possível analisar se os critérios de parametrização das funções de proteção atendem os requisitos de seletividade e coordenação inicialmente almejados e exigidos por norma. Adicionalmente, foram levantados alguns aspectos importantes com relação à necessidade dos esquemas de proteção exigidos pelas distribuidoras de energia. Discussões e comentários a respeito dos resultados observados são apresentados no texto, juntamente com algumas sugestões de melhoria.

Presidente - Interno ao Programa - 1545354 - RICARDO CANELOI DOS SANTOS
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1669195 - AHDA PIONKOSKI GRILO PAVANI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - VICTOR LUIZ MERLIN
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1671333 - EDMARCIO ANTONIO BELATI