PPGENE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgene

Banca de DEFESA: ELCIO RODRIGUES ARANHA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELCIO RODRIGUES ARANHA
DATA : 14/04/2023
LOCAL: Sala S17 do Bloco Delta do Campus de São Bernardo do Campo da Universidade Federal do ABC

Eficiência energética no processo de concentração de uma unidade fabril de ácido fosfórico

Estabelecer o monitoramento de indicadores de desempenho de processo sobre eficiência energética pode ser influenciado por questões culturais, limitações técnicas e econômicas. Há casos em que, para um mesmo cenário, quando analisados em diferentes abordagens, devido às particularidades indicadas, apresentam índices contraditórios e discrepantes para dados de eficiência energética. Essas discrepâncias reforçam o contraditório e impossibilitam que as operações tenham um conjunto conciso e assertivo de indicadores de desempenho para monitorar a planta e tomar decisões gerenciais. O presente trabalho, desenvolvido em Phyton, busca identificar a influência de parâmetros operacionais na indicação de eficiência energética para a etapa de concentração de uma unidade de ácido fosfórico em Minas Gerais, Brasil. Uma estratégia de regressão usando Random Forest, predição usando Simulated Annealing e otimização utilizando Fronteira de Pareto e K-means foi estabelecida a partir de dados de processo históricos armazenados no PI System® da Aveva®. O modelo proposto prevê ajustes para maior eficiência produtiva do processo em termos de qualidade do produto e eficiência energética. O modelo desenvolvido auxilia os operadores de processo e gerentes de produção na eficiência energética considerando as condições dinâmicas do processo.

Presidente - Interno ao Programa - 2605733 - SERGIO RICARDO LOURENCO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1914234 - ALEXANDRE ACACIO DE ANDRADE
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARIO FRANCISCO GUERRA BOARATTI - FSA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - CLAUDEMIR DUCA VASCONCELOS