PPGENE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgene

Banca de DEFESA: GRINGO TAVARES GALINA BARBOSA

DISCENTE : GRINGO TAVARES GALINA BARBOSA
DATA : 08/12/2021
LOCAL: Web Conferência

APLICAÇÃO DO ALGORITMO PSO COMBINADO COM VOOS DE LÉVY PARA ALOCAÇÃO DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA COM OBJETIVO DE REDUZIR PERDAS ATIVAS

A geração distribuída (GD) apresenta vários benefícios para o sistema elétrico, como a diminuição de perdas e a elevação do perfil de tensão da rede, além de postergar investimentos em reforços da rede. A GD também traz benefícios ao meio ambiente, principalmente se a fonte de energia for considerada limpa, como o sol, vento, biomassas, hidráulica, dentre outras. Os benefícios da GD podem ser maximizados quando a alocação e dimensionamento forem ótimos. Esse problema de otimização é conhecido com Alocação e Dimensionamento Ótimo de Geração Distibuida (ADOGD). Diversos métodos de otimização têm sido utilizados para resolver o problema. No entanto, devido à característica multimodal do problema, além de muitas variáveis terem valores discretos, a busca pela solução ótima pode falhar, levando para ótimos locais. Esta dissertação apresenta uma nova meta-heurística que associa o PSO (em inglês, Particle Swarm Optimization) com os voos de Lévy para resolver o problema de ADOGD, identificada como LFPSO. Os voos de Lévy ajudam explorar novas regiões no processo de busca, sem comprometer a característica do PSO. Os testes realizados nos sistemas de distribuição de 33 e 69 barras indicam que o LFPSO é superior ao PSO em relação ao processo de convergência. Os resultados obtidos, considerando a alocação de três GDs, apontam para redução de 94,4% e 97,9% das perdas ativas, respectivamente, para os sistemas de 33 e 69 barras.

Presidente - Interno ao Programa - 1671333 - EDMARCIO ANTONIO BELATI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1545354 - RICARDO CANELOI DOS SANTOS
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - LINA PAOLA GARCES NEGRETE - UFG
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2236209 - RICARDO DA SILVA BENEDITO