PPGENE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgene

Banca de QUALIFICAÇÃO: CELSO CARLOS SOARES SPUHL

DISCENTE : CELSO CARLOS SOARES SPUHL
DATA : 25/06/2021
LOCAL: https://meet.google.com/oib-jwcx-zwc

Os Efeitos do Acúmulo de Sujeira sobre o Desempenho de Módulos Fotovoltaicos: Um estudo de caso em Santo André - São Paulo - Brasil.

A utilização das fontes renováveis de energia, além de possibilitar uma maior diversificação na matriz energética, favorece a disseminação e o estabelecimento da geração distribuída no país. Dentre as alternativas para uma produção de energia sustentável e limpa, a geração solar fotovoltaica se destaca por tratar-se de uma fonte de conversão direta da energia solar em energia elétrica, não poluente, silenciosa, eficiente e não prejudicial ao meio ambiente. Aspectos como o clima e as características ambientais e locais de cada região, resultam em impactos específicos na geração fotovoltaica. O acúmulo de sujeira e outros contaminantes ambientais nos módulos fotovoltaicos, classificados como "soiling" (sujidade em tradução livre), resulta em diminuição da irradiância solar que alcança as junções semicondutoras do módulo e portanto, reduz a geração de energia elétrica. Neste contexo, torna-se relevante o estudo do impacto deste fator sobre o desempenho dos sistema fotovoltaicos instalados em diferentes regiões, para que se possa determinar a necessidade de manutenção de limpeza periodica por meio de um cronograma que leve em conta o custo e beneficio desta ação no produto final, que é a energia elétrica. Portanto, este trabalho de pesquisa buscará analisar os efeitos do acúmulo de sujeira sobre a superfície dos módulos no desempenho dos sistemas FV, em um empreendimento localizado no município de Santo André, São Paulo – Brasil, determinando a taxa média de perda de desempenho na geração de energia elétrica por unidade de tempo devido a este fator, utilizando os dados de geração do inversor e curvas IxV medidas em campo, em um método de comparação entre referências sujas e limpas.

Presidente - Interno ao Programa - 2236209 - RICARDO DA SILVA BENEDITO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1544367 - FEDERICO BERNARDINO MORANTE TRIGOSO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARCELO PINHO ALMEIDA - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1671333 - EDMARCIO ANTONIO BELATI