Diferentes espaços de formação do professor crítico reflexivo: a estética e ética em tempos de reafirmar o ser
Este relatório apresenta os caminhos já percorridos em uma pesquisa de mestrado que visa investigar a formação de professores pautada pelas concepções do profissional reflexivo e do intelectual crítico, considerando a ética e a estética na profissionalidade docente. O processo de formação do professor pode ser considerado como um devir, e neste devir foco o olhar sobre os momentos de atuação inicial da docência, sendo eles o estágio supervisionado, o Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) e as aulas ministradas nos primeiros cinco anos de carreira. Considero o PIBID pois é um projeto que possui semelhanças com o estágio supervisionado, mas que não o substitui; além disso, fez parte da minha formação durante a graduação e foi o lugar no qual conheci as orientadoras desta pesquisa. Os sentidos atribuídos à ética e à estética no exercício da docência serão apreendidos nos discursos de professores que passaram pelos três espaços de formação aqui citados, por meio de uma análise pautada pela identificação de núcleos de significação. O referencial teórico que norteia a construção desta pesquisa e a análise de dados provém das obras de Paulo Freire, que considera ética e estética como aspectos inerentes à prática educativa, em suas ações de ser, estar e transformar o mundo.