O ENSINO DE ESTATÍSTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE PROJETOS INTEGRADORES: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DE LETRAMENTO ESTATÍSTICO
Este estudo investiga as formas como obras de Projetos Integradores promovem o enfrentamento das armadilhas discutidas por Cazorla & Castro (2008), de modo a contribuir para o Letramento Estatístico. O estudo foi orientado por uma abordagem qualitativa de pesquisa. Para delimitação do corpus, foi realizado um levantamento das obras de Projeto Integradores aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático de 2024 e dos seus projetos, buscando-se maior diversidade quanto a temáticas e outros aspectos. Foram selecionados quatro projetos para análise textual, baseada em um processo de codificação orientado por categorias desenvolvidas a partir de discussões na literatura sobre armadilhas de dados. As análises evidenciaram como as diversas armadilhas foram abordadas nos projetos, envolvendo estratégias diversas. Alguns projetos apresentaram uma abordagem focada na ampliação de repertório para leitura de dados, enquanto outros trazem também uma abordagem mais explícita dando maior visibilidade à problematização e à criticidade. Os resultados têm implicações para a seleção e avaliação, assim como para o uso de materiais didáticos em sala de aula