PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: VANESSA PUERTA VERULI

STUDENT : VANESSA PUERTA VERULI
DATE: 03/05/2024
TIME: 14:00
LOCAL: online - https://conferenciaweb.rnp.br/conference/rooms/natalia-8/
TITLE:

Ciência cidadã e abelhas nativas em Unidades de Conservação: educação ambiental e emancipação

PAGES: 76
BIG AREA: Ciências Humanas
AREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
SPECIALTY: Educação Permanente
SUMMARY:

Iniciativas de ciência cidadã podem ser processos científicos importantes para cobrir lacunas de conhecimento sobre diversas espécies e envolver as comunidades do entorno de Unidades de Conservação em ações relacionadas a estas espécies. As espécies de abelhas nativas ficaram invisíveis após a introdução das abelhas do gênero Apis. Na presente pesquisa objetivamos: 1. refletir sobre o epistemicídio das abelhas nativas e a possibilidade da inserção da história dessas abelhas em atividades educacionais realizadas em Unidades de Conservação (UCs - áreas protegidas) sob a perspectiva da ciência cidadã; 2. relatar um processo de formação de monitores ambientais/gestores em conteúdos relacionados às abelhas nativas e à ciência cidadã; 3.avaliar desafios e possibilidades de adoção da ciência cidadã para o monitoramento de abelhas nativas, nas atividades rotineiras de três UCs, administradas pela Fundação Florestal (SP): Parque Estadual do Jaraguá, Mosaico Juréia-Itatins (composto da Estação Ecológica da Juréia, Parque Estadual do Itinguçu e Reservas de Desenvolvimento Sustentável Barra do Una e Despraiado) e Área de Proteção Ambiental do Parque e Fazenda do Carmo; e 4. relatar a implantação de um projeto piloto de monitoramento participativo de abelhas nativas nestas três UCs.. A pesquisa teve caráter qualitativo, com perspectiva epistemológica construcionista, mediante a realização de ensaio teórico e de entrevistas semiestruturadas, bem como observação participante. O ensaio teórico evidenciou que as UCs podem ser espaços educadores decoloniais, que possibilitam atrelar ações de educação ambiental, sob a perspectiva crítica, e de ciência cidadã para visibilização das abelhas nativas. Ainda, gestores e monitores ambientais são multiplicadores potenciais desse conhecimento. Já as entrevistas, realizadas com as equipes das três UCs, foram transcritas e realizou-se análise de conteúdo, a partir da qual emergiram categorias de respostas que foram encaixadas em quatro dimensões: Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças (análise FOFA). As categorias representativas da dimensão “força” foram citadas 87 vezes, seguida da dimensão “oportunidades” (56 vezes), “fraquezas” (38 vezes) e “ameaças” (30 vezes). Esses resultados evidenciam um olhar otimista dos entrevistados em relação à implantação de um programa de ciência cidadã voltado para o estudo das abelhas nativas nas UCs. Finalmente, as três UCs realizaram a implantação piloto de uma iniciativa de ciência cidadã, e a observação das práticas evidenciou diferenças  entre elas. Esses resultados permitiram-nos concluir que, embora a proposta de criar iniciativas de ciência cidadã para o monitoramento das abelhas nativas seja vista de maneira positiva e com muito entusiasmo pelas equipes das UCs, existem vários desafios de gestão que afetam a implementação e continuidade a longo prazo das ações.

COMMITTEE MEMBERS:
Presidente - Interno ao Programa - 1762351 - NATALIA PIRANI GHILARDI LOPES
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 3120420 - BRUNO RAFAEL SANTOS DE CERQUEIRA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - KATIA REGINA PISCIOTTA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2265513 - ADRIANA PUGLIESE NETTO LAMAS
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - SHEINA KOFFLER
Notícia cadastrada em: 04/04/2024 07:37