Análise do processo histórico do uso da língua inglesa como possível instrumento usado na internacionalização da ciência
Este trabalho objetiva analisar o processo histórico do uso da Língua Inglesa como instrumento para a universalização da ciência, visando compreender os discursos opressores hegemônicos anglo americanos e eurocêntricos presentes no processo de internacionalização das universidades brasileiras. Esta análise será realizada a partir da pesquisa bibliográfica documental, fundamentada por meio do referencial teórico decolonial. Analisou-se, também, a utilização da língua inglesa como ferramenta na ampliação no Fator de Impacto (FI) das revistas internacionais, bem como o uso da cienciometria neste processo. Para a realização dos principais objetivos desta pesquisa, partiu-se de seguinte questão de pesquisa: De quais formas o uso dos discursos hegemônicos imperialistas são utilizados na sustentação da Língua Inglesa como instrumento de universalização da ciência e no processo de internacionalização das universidades? Para tanto, fez-se necessário responder a duas outras questões: (1) Como o entendimento do processo histórico de utilização da língua inglesa pode contribuir para reconhecer os impactos causados na produção científica? (2) Quais são os eventuais impactos causados pelo monolinguismo presente na produção científica nacional e no processo de internacionalização científica? Para respondê-las, optou-se pelas seguintes metodologias: pesquisa bibliográfica documental, ferramentas de abordagens qualitativas e a Análise do Conteúdo. O corpus analisado foi composto pelo Edital nº 41/2017, referente ao “Programa Institucional de Internacionalização CAPES/PrInt”, elaborado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e pelo “Plano Institucional de Internacionalização”, da Universidade Federal do ABC (UFABC), com o objetivo de consolidar as hipóteses acerca de algumas de suas relações com o processo de internacionalização das universidades. A partir da elaboração de uma série de categorias de análise, avaliou-se de que modos a língua inglesa tem sido utilizada compulsoriamente na esfera acadêmica, bem como no processo de internacionalização das universidades. Os resultados desta pesquisa possibilitam uma visão crítica sobre o referido processo, na tentativa de valorizar a produção e a divulgação do conhecimento científico nacional.