INTERESSES E CONCEPÇÕES SOBRE BIODIVERSIDADE NO ESTADO DE SÃO PAULO: O QUE ESTUDANTES TÊM A NOS DIZER?
A presente pesquisa buscou identificar e compreender os interesses e as concepções de estudantes a respeito da biodiversidade, e identificar, a partir desse levantamento, necessidades de didatização para a educação sobre biodiversidade. A investigação ocorreu em escolas situadas nas proximidades e distantes de matas remanescentes dos biomas Cerrado e Mata Atlântica, bem como da Zona Litorânea, ambos localizados em cidades do Estado de São Paulo. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram questionários com 105 afirmativas para 188 estudantes participantes e, destes, 20 também foram entrevistados utilizando roteiro semiestruturado com 11 perguntas. Os dados obtidos foram analisados e comparados conforme o ambiente, próximo e distante, os biomas Cerrado e Mata Atlântica e a Zona Litorânea. Possibilidades de abordagens a respeito da biodiversidade nos materiais didáticos foram sugeridas a partir dos resultados e discussões para fomentar o ensino de biodiversidade.