Experimentações Decoloniais no Ensino de Matemática: Buscando caminhos por meio da pesquisa-ação
A colonialidade é uma herança do período colonial que perdura até os dias atuais, impondo paradigmas que hierarquizam e subalternizam povos e culturas, principalmente respaldados pela teoria da Modernidade/Colonialidade. Para transgredir as lógicas opressivas da colonialidade é requerida uma luta constante que considere as diferentes realidades, histórias e lutas sociais, para que, desta forma, ocorram fissuras nestes paradigmas. O presente trabalho irá, por meio de um projeto de extensão, constituir um grupo de pesquisa com professores atuantes nos anos finais do Ensino Fundamental, no qual serão realizadas discussões sobre decolonialidade no ensino de matemática e propostas intervenções didáticas para serem desenvolvidas nas salas de aula dos professores participantes. A metodologia utilizada será a pesquisa-ação, para que a construção das discussões e intervenções se adequem às necessidades dos participantes envolvidos. Os resultados da pesquisa consistirão na análise das reuniões e discussões, utilizando a Análise Textual Discursiva. Dessa maneira, serão desenvolvidas, colaborativamente, propostas pedagógicas em conjunto com professores de matemática, de forma a buscar estratégias de ensino que valorizem conhecimentos subalternizados pela hegemonia norte-americana-europeia.