Atividades investigativas: argumentação e gênero no ensino de ciências
A argumentação é uma ação que utilizamos rotineiramente, até mesmo sem perceber. Pode ser vista como uma ação oral ou escrita onde se defende um ponto de vista, uma posição, ou uma opinião sobre um fato. Normalmente utilizamos a argumentação quando desejamos provar alguma coisa, tentamos então orientar a conversa de modo a persuadir ou provar a pertinência ou eficácia de uma ideia. Esse é um elemento importante no ensino de ciências. Diante da importância de fomentar a proximidade as mulheres e, em especial, as meninas da Ciência, o objetivo dessa pesquisa é: 1) investigar as respostas classificadas como argumentativas, durante atividades investigativas segundo o padrão de Toulmin, sobre o olhar de gênero; 2) analisar a condução das mediadoras, sob o olhar da participação igualitária de meninos e meninas. Os dados analisados nessa pesquisa são provenientes de pesquisa anterior "Atividades investigativas no Ensino de Ciências: desafios e possibilidades". Os dados coletados a partir de 10 turmas mistas num total de 213 alunos adolescentes dos 8º e 9º Anos Finais do Ensino Fundamental do ABC paulista. Foram realizadas duas visitas dos alunos à Universidade, com aproximadamente 3h cada. Para essa pesquisa, especificamente foram utilizados dados das interações de atividades investigativas realizadas em laboratório. Esse estudo analisa quantitativamente e qualitativamente os dados. Foram comparadas a frequência de argumentação entre meninas e meninos, analisadas as respostas argumentativas de 4 das 10 turmas, em consonância
com o padrão Toulmin. Investigamos as respostas argumentativas de acordo com sua estrutura. Em paralelo foi analisada a procedência das respostas, ou seja, o que as motivou: a) se foram espontâneas, surgiram
de discussões com outros alunos; b) se aconteceram a partir que questionamentos que a mediadora fazia para toda a sala; c) se foram provenientes de questionamentos diretos da mediadora para aquele
aluno ou aluna. A análise dos dados aponta para uma maior quantidade de respostas argumentativas das meninas. No entanto, é preciso observar a procedência das respostas: a maioria das respostas argumentativas das meninas vem de questionamentos que as mediadoras fizeram especificamente para determinadas meninas, com o objetivo de maior esclarecimento das ideias colocadas ou mesmo porque aquela aluna não tinha participado ainda. No caso dos meninos as respostas argumentativas vieram em sua grande maioria de discussões espontâneas com outros alunos. Durante a pesquisa, as mediadoras tinham o objetivo de estimular de maneira igualitária a participação de meninos e meninas. Podemos dizer que as meninas não somente participaram, mas utilizaram argumentação em suas participações, o que foi propulsionado pelas intervenções das mediadoras. Consideramos muito importante o olhar sobre o papel das mediadoras, pois o fato delas se preocuparem com suas ações avaliza motiva e direciona as alunas durante as atividades.