Perfil do licenciando em física da UFABC: um estudo analítico sobre as crises biográficas e a escolha à docência.
O presente trabalho inicia o seu debate através da literatura sobre estratificação educacional e consequências para alunos desprivilegiados socialmente. A partir da discussão gerada são elaborados três grandes temas que nortearão os esforços de pesquisa, são eles: CR e a estratificação social; Análise do perfil discente da licenciatura; Escolha da carreira docente. O embasamento para as três grandes temáticas será a literatura sobre sociologia da educação que versa sobre elas e, fundamentalmente, a sociologia de Pierre Bourdieu, com enfoque nos conceitos de capital cultural, exclusão, estigmatização; superseleção, causalidade do provável e ethos de classe. Para associar os temas, o arcabouço teórico proposto e o estudo das biografias dos alunos, mobilizou-se o conceito de crises biográficas. Por meio da operacionalização entre os conceitos de trajetória – proposto por Bourdieu – e as crises biográficas, objetiva-se criar mais uma dimensão de análise das biografias dos agentes. A abordagem metodológica escolhida para dar conta desta integração será a metodologia mista sequencial e associativa, unificando ferramentas como a Análise de Correspondência Múltipla (ACM), análise estatística de microdados e entrevistas semiestruturadas. Como resultados preliminares, pode-se ressaltar a tendência de aproximação de coeficientes de rendimento menores para frações de classes menos privilegiadas, possível elitização os discentes da licenciatura em física - levando-a uma aproximação do perfil dos cursos mais privilegiados da UFABC – e colocando-a em uma posição entre tais cursos e as licenciaturas, alunos que já estão cursando a licenciatura em física têm menos interesse na carreira docente do que os alunos que pretendem cursá-la.