A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA: UM OLHAR A PARTIR DAS VIVÊNCIAS DE ESTUDANTES DE FÍSICA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO ABC PAULISTA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADOS
Este relatório de qualificação faz parte de uma pesquisa que busca compreender as significações de estagiários de Física sobre a função social da escola pública brasileira. Realizamos uma revisão bibliográfica apresentando como a escola mudou ao longo do tempo, acompanhando as necessidades da sociedade, especialmente após a Revolução Industrial. A reflexão sobre a função social da escola, ainda na formação inicial do professor de física pode colaborar para a formação de uma identidade mais humanizada e protetora dos direitos humanos rumo a uma profissionalização que busca maior autonomia docente, mesmo com as fortes influências das organizações internacionais nas políticas educacionais do país. Foram contatados 28 estudantes de licenciatura em Física de uma Universidade Pública da região metropolitana de São Paulo que realizaram estágio em 2019 e 07 responderam. Para coleta dos dados, foi enviado por e-mail um questionário com questões abertas e fechadas. A análise de dados foi realizada com os aspectos sócio-históricos dos núcleos de significação. Para elaboração deste texto, foi realizada uma análise inicial dos dados de uma voluntária. Nas primeiras aproximações, podemos perceber que a participante traz percepções sobre a função social da escola, mesmo o termo não tendo sido trabalhado explicitamente ao longo da sua formação.