A contribuição da viagem filosófica portuguesa do naturalista Alexandre Rodrigue Ferreira para o conhecimento das colônias americanas do século XVIII: Possibilidades para a Educação Científica
Esta pesquisa propõe-se a estudar a Viagem Filosófica empreendida por Alexandre Rodrigues Ferreira (1756-1815) às capitanias do Grão-Pará, Rio Negro, Mato Grosso e Cuiabá, no século XVIII, para compreender o controle colonial português na América, por meio do mapeamento de suas possessões e potencialidades naturais, assim como a inserção de Portugal às ciências praticadas na época para manter seu vasto império Ultramar. Esta é uma visão eurocêntrica de mundo e, desta forma, inviabilizou a continuidade de histórias, conhecimentos e dinâmicas sociais que já existiam antes da dominação colonial. O objetivo desta pesquisa é analisar a Viagem Filosófica Portuguesa e inserir a temática da História das Ciências no Brasil na formação de professores de ciências, discussão de extrema relevância quando buscamos formar professores de ciências para a Educação Básica. A metodologia nesta pesquisa prevê em primeiro momento a discussão teórica, seguida por um minicurso realizado com licenciandos dos cursos de ciências da UFABC com a perspectiva da Educação Científica reflexiva. A análise dos dados no minicurso será orientada pela Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. Pretendemos realizar uma análise de como a temática pode contribuir para a História das Ciências e o ensino de ciências e, em especial, para a formação inicial de professores de ciências naturais a partir dos referenciais teóricos selecionados. Ao final da pesquisa, esperamos contribuir para a inserção da História das Ciências na formação de professores de ciências naturais e que futuro professor se sensibilize para o pensamento crítico, ético, reflexivo e cidadão para um aprendizado significativo das ciências.