ANÁLISE do transporte ferroviÁrio de açúcar com destino ao porto de santos utilizando simulação de eventos discretos
Com mais de 42 milhões de toneladas produzidas na safra 2023/2024, o Brasil, além de ser o maior produtor mundial de açúcar, também é o maior exportador da commodity agrícola, dominando mais de 50% do mercado global. Essa produção concentra‑se na região Centro‑Sul do país, especialmente em São Paulo (SP) e Minas Gerais (MG). No entanto, a concentração das exportações no Porto de Santos — principal instalação portuária da América Latina — tem gerado graves gargalos ao sistema: filas de trens e caminhões, terminais operando fora da capacidade dimensionada e improdutividade, o que eleva o custo logístico (que, para commodities de baixo valor agregado, representa parcela relevante do custo final) e reduz a eficiência do sistema. Esta dissertação utiliza Simulação de Eventos Discretos para analisar o transporte ferroviário de açúcar entre todos os terminais intermodais de SP e MG e o Porto de Santos, modelando cinco cenários distintos (situação atual; implantação de novos terminais; ampliação de terminais existentes; redistribuição de volumes nas origens; e projeções de crescimento de demanda para os próximos anos) para avaliar seus impactos no tempo de ciclo operacional e na ociosidade das composições. Os objetivos são identificar cenários que minimizem as filas e maximizem a produtividade do sistema sem a necessidade de investimento em ativos adicionais. Os resultados preliminares indicam que o sistema atual não está dimensionado de maneira ideal e que ajustes na alocação de volumes durante a safra podem reduzir o tempo médio de ciclo, aumentando significativamente a eficiência e a competitividade do Brasil no mercado internacional de açúcar, sem custos extras.