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Thèses |
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ANA PAULA ZANETTI NEVES
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RELAÇÃO ENTRE CAPACIDADE ANALÍTICA DE BIG DATA E O DESEMPENHO COMPETITIVO DAS STARTUPS DIGITAIS: PROPOSIÇÃO E TESTE DE UM MODELO
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Leader : SILVIA NOVAES ZILBER TURRI
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Data: 5 avr. 2022
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As startups digitais contribuem para a economia e sociedade de um país com suas soluções disruptivas, desde que obtenham um bom desempenho. Assim, é relevante explorar fatores que elevem o desempenho competitivo desse segmento de empresas. A capacidade analítica de big data é um desses fatores de alavancagem de desempenho, uma vez que startups manipulam um grande volume de dados desde a sua concepção. Este estudo fundamentado na teoria da visão baseada em recursos, define a capacidade analítica de big data da empresa como a tomada de decisões e operações orientadas por dados, desenvolvidas a partir dos dados disponíveis e da habilidade da equipe para analisá-los. Nesse contexto, o objetivo dessa dissertação foi verificar se há relação entre a capacidade analítica de big data e o desempenho competitivo das startups digitais. Para atender a este objetivo, um survey foi aplicado a 270 startups digitais brasileiras, utilizando a técnica de modelagem de equações estruturais (SEM), e o método dos mínimos quadrados parciais (PLS) como método de análise. Como resultado, verificou-se que as startups digitais desenvolvem a capacidade analítica de big data apoiando principalmente a tomada de decisão. Também, que esta capacidade tem relação positiva e significante com o desempenho competitivo das startups digitais, em suas duas vertentes: desempenho operacional e desempenho de mercado. Outro resultado a se destacar mostrou que, em consonância com pesquisas recentes, os dados se apresentaram mais relevantes para a formação da capacidade analítica de big data, do que as habilidades das pessoas para analisá-los. Como principal contribuição, esta dissertação mostrou que a capacidade analítica de big data é uma característica intrínseca das startups digitais da amostra e que guarda relação com o desempenho competitivo deste segmento de empresas.
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SOPHIA LUIZA RODOVALHO MEREB
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O ECODESIGN APLICADO A UM PROJETO DE RESIDÊNCIA ECOEFICIENTE EM ATINS-MA
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Leader : JOSÉ CARLOS CURVELO SANTANA
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Data: 7 juil. 2022
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A expectativa de crescimento populacional e os impactos ambientais e sociais da construção civil no mundo criam uma necessidade de encontrar formas alternativas de construções. O desafio se inicia na etapa de projeto, onde são tomadas decisões importantes para o processo construtivo. A fim de atender a essas demandas, este trabalho apresenta uma proposta de aplicação do ecodesign desde a etapa de projeto para a construção de um modelo de residência ecoeficiente. O projeto foi desenvolvido utilizando ferramentas Building Information Modelling, trazendo a possibilidade de o espaço tradicional arquitetônico começar a ser gerido também por um espaço informacional. A proposta da residência compreendeu a implementação de um sistema de energia fotovoltaica, o reaproveitamento de águas pluviais, a instalação de um biodigestor e a utilização de madeira certificada, lâmpadas de LED e materiais obtidos a partir dos resíduos da construção civil para minimização dos impactos ambientais. Verificouse que os custos referentes à energia, gás e água da casa foram zerados e, como resultado, obteve-se 0,82 toneladas de créditos de carbono por ano na residência. A venda do saldo da energia fotovoltaica é responsável por 94,03% da receita total da residência e, o lucro anual variou entre R$ 2,59 mil e R$15,55 mil por ano, o que fornece um Valor Presente Líquido (VPL) positivo de R$ 116,64 mil, com uma Taxa de Retorno do Investimento (TIR) de 8% e um tempo de retorno do investimento (payback) de 10 anos e 9 meses. Os resultados indicam a redução do impacto ambiental em todas as fases do ciclo de vida da residência.
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ALESSANDRO FERNANDES BARROS
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DESENVOLVIMENTO DE UMA TÉCNICA DE ACOMPANHAMENTO DA TEMPERATURA INTERNA DO MOLDE NO PROCESSO DE ROTOMOLDAGEM
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Leader : JOSÉ CARLOS CURVELO SANTANA
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Data: 21 juil. 2022
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O processo de rotomoldagem tem crescido no Mundo devido às características de tipos de peças e acabamentos que podem ser produzidas, entretanto, a falta de informação precisa sobre a temperatura do ar interno do molde em tempo real, limita a evolução e viabilidade econômica deste processo. Neste contexto, a presente pesquisa estuda um conjunto de dispositivos denominados moldes estáticos que serviriam para acompanhar a temperatura do ar interno do molde em tempo real. Assim, uma máquina tipo carrossel, foi adaptada. Os dados de temperatura de três moldes estáticos dotados de sensores, instalados na máquina foram comparados com a medição da temperatura do ar interno de um molde de produção. Após a realização dos experimentos verificouse que as adaptações realizadas na máquina de rotomoldagem mostraram-se eficientes para o desenvolvimento da pesquisa. As medições demonstraram que os moldes estáticos quando medidos conjuntamente e suas médias calculadas podem ser utilizados para acompanhar a medição da temperatura do molde de produção em tempo real, já que o erro em relação às medições do ar interno do molde de produção foi de 1,96% e a capabilidade de processo foi considerada adequada com o valor de 5,28. No modelo de série temporal, o valor de alfa 0,3 foi o que mais se ajustou e o modelo conseguiu reproduzir a forma da curva com amplitude e picos semelhantes aos dos experimentais. O valor da correlação (R) foi 0,97, e o valor Dam próximo de 5%.
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KARINA PROCÓPIO
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SUSTENTABILIDADE SOCIAL:
Estudo de caso sob perspectiva dos funcionários em uma organização comprometida com a Responsabilidade Social Corporativa.
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Leader : DELMO ALVES DE MOURA
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Data: 8 août 2022
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A falta de consenso teórico e a complexidade de operacionalização da sustentabilidade social como um conceito fluido, dinâmico e multidisciplinar colocou, durante décadas, a ênfase do conhecimento científico nos pilares econômico e ambiental do desenvolvimento sustentável, tornando o pilar social menos desenvolvido. No contexto industrial, a sustentabilidade social também é reconhecida através da Responsabilidade Social Corporativa (RSC), que atua como uma ferramenta de implementação da cultura organizacional e engloba as expectativas econômicas, legais, éticas e filantrópicas criadas pela sociedade sobre o negócio em si e sobre os impactos ocasionados em decorrência de suas atividades nos mais diversos grupos de interesse, dentre eles, os funcionários. Atualmente, sabe-se que a busca de conhecimento em torno do tema RSC com foco nos empregados, também conhecido por “RSC interna”, tem ganhado cada vez mais espaço entre pesquisadores da área. Além disso, a priorização das iniciativas de RSC a serem adotadas apresenta-se como um grande desafio em um cenário de restrição de recursos financeiros e a implementação de práticas não genuínas pode causar impactos negativos significativos para o negócio, bem como a percepção de inconsistências estratégicas advindas da priorização de práticas externas ao invés das internas, direcionadas aos funcionários. Neste contexto, esta pesquisa visa investigar como a percepção individual dos funcionários sobre as práticas internas e externas de RSC pode contribuir com a adoção de uma estratégia organizacional de sustentabilidade social eficaz. Para tal, será utilizado um método misto de levantamento em estudo de caso único descritivo no qual busca-se investigar: i) a percepção dos funcionários sobre os aspectos da sustentabilidade social existentes na organização; ii) a percepção dos funcionários sobre a existência de inconsistências estratégicas decorrentes de implementação desigual entre práticas internas e externas de RSC; iii) a potencial existência de ações corporativas inconsistentes com a identidade coletiva da organização, denominada hipocrisia corporativa; iv) a existência de necessidade por identificação moral entre o funcionário e a companhia; e v) como esta necessidade pode impactar a intenção do funcionário de deixar a companhia e o seu grau de satisfação no trabalho.
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ROBERTO OTTO GRIESE JUNIOR
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Modelagem multicritério híbrida para aquisição de equipamentos de bombeamento de argamassas úmidas para construção civil
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Leader : DOUGLAS ALVES CASSIANO
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Data: 12 août 2022
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A necessidade em aumentar a utilização de equipamentos nas construções para reduzir o tempo de produção ou o desperdício, são vitais para o aumento de eficiência nos processos da construção civil. Uma das medidas adotadas nesse sentido são as utilizações de equipamentos para bombeamento das argamassas úmidas para aplicações diversas. Porém, um ponto ainda não abordado na literatura especializada é de como é feita a tomada a decisão para a escolha da melhor alternativa do equipamento para bombeamento. Assim, a proposta deste trabalho é de apresentar um estudo de apoio a decisão utilizando uma modelagem híbrida com os métodos AHP e TOPSIS para avaliar cinco alternativas de equipamentos de bombeamento de argamassas úmidas existentes no mercado Brasileiro. Em uma primeira etapa, verificou-se que os seguintes critérios são relevantes para decisão de aquisição deste tipo de equipamentos: Desempenho, Facilidade de Utilização, Pós Venda, Qualidade, Referência de Mercado e Preço. Posteriormente, como resultado da aplicação do modelo AHP, verificou-se que o critério Preço possui globalmente maior peso (38,4%) na decisão de aquisição destes equipamentos, seguido pela decisão pelos critérios de Qualidade (24,36%) e Referência de Mercado (15,6%). Esse resultado refletiu-se no ranking de preferência de aquisição das alternativas de equipamentos analisados pela metodologia TOPSIS.
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VÍTOR MARTINS MEIRA
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APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE SOFT SKILLS E OS DESAFIOS DOCENTES: UM ESTUDO EM CURSOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NO BRASIL
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Leader : SILVIA NOVAES ZILBER TURRI
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Data: 24 août 2022
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O Aprendizado Baseado em Problemas tem sido adotado no ensino de engenharia por conta do seu potencial em fomentar o conhecimento profissional e a empregabilidade dos alunos. Este método de ensino tem o potencial de desenvolver habilidades como criatividade, comunicação, trabalho em equipe e resolução de problemas, conhecidas como soft skills. As transformações no mercado de trabalho devido à eclosão de tecnologias digitais como Inteligência Artificial, Big Data e Robótica, dentre outras aumentaram a demanda por profissionais com as chamadas soft skills. A transformação digital de empresas altera sua cadeia de valor, criando modelos de negócio e novas funções de trabalho que exigem dos indivíduos a capacidade de aprendizado contínuo. Nesse contexto de transformação digital, o método de ensino denominado Problem Based Learning (PBL) é visto como uma alternativa que capacita os estudantes de engenharia às necessidades do mercado de trabalho na era digital. Porém, as pluralidades de formatos de aplicação deste método bem como seus desafios de implementação ainda não estão documentadas de forma definitiva na literatura acadêmica. Nesse contexto, a presente pesquisa buscou descrever como ocorre a implementação do PBL em cursos de engenharia de produção, identificando se os objetivos pedagógicos dos professores adotantes buscam o desenvolvimento de Soft Skills pelo discentes. Além disso, esta pesquisa buscou identificar se diferentes perfis de docentes adotam o PBL de maneiras distintas. Para atender a estes objetivos, uma pesquisa do tipo descritiva de caráter quantitativo foi conduzida e aplicada em Universidades Brasileiras junto a professores de cursos de graduação em Engenharia de Produção. Os resultados mostraram que o método do Aprendizado Baseado em Problemas é implementado majoritariamente de forma individual pelos docentes, com desafios de implementação relacionados à carência de apoio institucional e recursos de facilitação. Além disso, foi possível concluir que apesar deste cenário, há interesse por parte dos docentes em desenvolver Soft Skills em seus estudantes. Em relação ao perfil docente, os dados mostraram que o tipo de universidade (particularmente, a Universidade privada) e a experiência prévia com o PBL fazem com que o docente adote o PBL de forma mais adequada, isto é, seguindo os preceitos preconizados pela literatura, desenvolvendo mais parcerias com outros docentes e com empresas.
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THIAGO ESPINOSSI FONTANELLO
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COMPETÊNCIAS DO ENGENHEIRO FRENTE AOS PARADIGMAS DA INDÚSTRIA 4.0 E DA SUSTENTABILIDADE
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Leader : VANDERLI CORREIA
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Data: 30 août 2022
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A indústria 4.0 trouxe às indústrias tecnologias inovadoras que alteraram a forma com que profissionais de engenharia atuam em suas áreas. Em uma sociedade onde as mudanças ocorrem de forma rápida e constante, tais tecnologias apoiam o trabalho no processo produtivo e trazem novos insights, que mudam a forma com que os profissionais atuam. Além disso, conceitos de sustentabilidade ambiental, social e econômica também influenciam a sociedade e demandam que empresas tenham uma postura responsável frente a esse tripé. Tais fenômenos fazem com que sejam exigidos dos profissionais de engenharia inseridos nesse contexto competências específicas que auxiliam na execução de um trabalho de excelência. A ideia do Engenheiro que reúna competências para atuar atendendo ao mesmo tempo os dois paradigmas, da Indústria 4.0 e da Sustentabilidade, se tornou ainda mais crítica para superar a crise ocasionada pela COVID-19. As competências-chave para se atuar neste contexto ainda estão sendo definidas no âmbito acadêmico e profissional. Considerando-se as lacunas apresentadas, esse trabalho teve o objetivo de identificar quais competências são importantes para atender as demandas da I 4.0 e da sustentabilidade, e o seu grau de importância e de desenvolvimento, além de identificar como elas têm sido adquiridas. Foi empregada a estratégia metodológica de levantamento, com coleta de dados por meio de questionário disponibilizado via web. Foram coletadas 116 respostas com engenheiros ou estudantes de engenharia em fase final de conclusão do curso e que atuam no mercado de trabalho. Com base na revisão de literatura, o questionário proposto incluiu quatro grupos de competências: Competência Técnica, Competência Metodológica, Competência Social e Competência Pessoal, e foi validado nesse trabalho por meio da técnica de análise fatorial de modo confirmatório. A competência social foi apontada como a mais importante e mais desenvolvida, e a competência técnica como a menos importante e menos desenvolvida. O questionário validado é uma contribuição deste trabalho e pode ser utilizado em outros contextos de pesquisa. Os resultados também podem auxiliar na análise do projeto de ensino das engenharias. Este trabalho também contribui com a identificação das competências que são exigidas para cada engenharia.
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FELIPE CASSIANO LUZ
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BIG DATA ANALYTICS COMO FERRAMENTA DE SUPORTE AOS PROCESSOS DA CADEIA DE SUPRIMENTOS DAS ORGANIZAÇÕES
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Leader : PATRICIA BELFIORE FAVERO
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Data: 21 oct. 2022
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A Indústria 4.0 caracteriza-se por sua elevada velocidade na modificação de processos e produtos, sendo fundamental para esse processo o uso de tecnologias digitais, em especial o Big Data Analytics. Entretanto, existem ainda muitas barreiras e desafios a serem enfrentados pelas organizações para que seja possível sua implementação nas diversas atividades e processos de suas cadeias de valor, bem como uma melhor identificação e mapeamento dos principais benefícios da adoção dessa estratégia. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo identificar os principais benefícios e de que forma a implementação de tecnologias relacionadas ao Big Data Analytics, isto é, com foco na coleta, manipulação, análise e síntese de dados, são capazes de suportar no processo de tomada de decisões ao longo da cadeia de suprimentos. Para isso, este trabalho propõe inicialmente um modelo de pesquisa conceitual a fim de contextualizar os principais conceitos e definições a respeito do tema. Em seguida, o modelo e as hipóteses de pesquisa serão testados utilizando dados a serem coletados através de um questionário com um grupo de profissionais da cadeia de suprimentos de diferentes organizações e indústrias (de diferentes tamanhos e setores/região de atuação). Por fim, são aplicadas técnicas multivariadas de análises de dados (análise fatorial, regressão linear e regressão logística) onde espera-se agrupar as empresas a partir de suas características e, em seguida, identificar de que maneira a geração de inteligência e insights por meio da implementação de métodos analíticos favorecem no processo de melhoria contínua nos diferentes processos e operações que envolvem a cadeia de suprimentos.
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OZIAS GONÇALVES DOS SANTOS
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Protocolos de Comunicação para indústria 4.0: Monitoramento do tempo de ciclo de informação em um ambiente IoT.
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Leader : UGO IBUSUKI
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Data: 19 déc. 2022
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Nesta última década o mundo vem passando por uma transformação digital contínua impulsionada pela indústria 4.0 tendo como meta o desenvolvimento de tecnologias capazes de apresentar novas possibilidades para aumentar a produtividade e eficiência na fabricação (KAKNJO et al, 2018). Estas novas tecnologias movidas pelas transformações digitais têm promovido o surgimento de negócios digitais disruptivos alavancados pelo surgimento destas novas tecnologias e invocando novos conceitos e habilidades necessários aos gestores (SOUSA & ROCHA,2019). Ainda em seu artigo, Sousa e Rocha destacam o papel importante da IoT(Internet of Things). Salhaoui et al.(2019), destaca que um dos grandes desafios da IoT é garantir a interoperabilidade entre dispositivos de forma a obter e permitir cooperação entre dispositivos e humanos e, também, entre os próprios dispositivos, porém, um dos elementos que podem interferir neste processo é o tempo de comunicação entre eles. Considernando a importância da comunicação em um ambiente IoT, este estudo apresenta um modelo de monitoramento que permite acompanhar em tempo real a comunicação entre dispositivos IoT.
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