O ENSINO DE FILOSOFIA E O CINEMA DE HITCHCOCK: UMA DESNATURALIZAÇÃO DO OLHAR ATRAVÉS DA ESTÉTICA E DA LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA
RESUMO
Esta pesquisa tem como intuito proporcionar a ampliação do modo de ver e entender a estética e a linguagem cinematográfica, através do Ensino de Filosofia, a partir de um mergulho na obra cinematográfica de Alfred Hitchcock. O objetivo que se quer alcançar ao trazer para as aulas de Filosofia no ensino médio elementos artísticos e estéticos que perpassam a linguagem cinematográfica da obra de Hitchcock é a desnaturalização e a ampliação da percepção dos estudantes, bem como a ampliação do seu capital cultural. Pretende-se também, a partir da reflexão sobre os recursos cinematográficos e seus modos de realização, fazer com que os estudantes possam criar uma cena com base em um roteiro adaptado de um texto pré-estabelecido, valendo-se dos recursos de linguagem apreendidos pela imersão em estudos de estética e de linguagem cinematográfica hitchcockiana. Dentre os autores usados para subsidiar as discussões da pesquisa, destacam-se: Inácio Araujo, François Truffaut, Roland Barthes, Noël Carroll, Jacques Aumont, Michel Marie, Cristhian Metz, Alexandre Astruc, David Bordwell, Kristin Thompson, André Bazin, entre outros.