ABORDAGEM PROBLEMÁTICA EM FILOSOFIA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO
A presente dissertação tem como principal objetivo apresentar uma proposta de ensino de filosofia para o Ensino Médio, a partir da abordagem problemática. Apresenta de forma suscinta as principais abordagens metodológicas (temática, histórica e baseada em problemas) mais aceitas e utilizadas no Brasil. A partir da pesquisa bibliográfica e da prática em sala de aula, o primeiro capítulo aborda o conceito de problema filosófico, também é apresentado o conceito de conceito. No segundo capítulo, temos uma breve apresentação das principais abordagens do ensino de filosofia: a abordagem histórica, que coloca o enfoque do ensino de filosofia em sua própria história, na prática temos um ensino conteudista; a abordagem temática, que apresenta o ensino de filosofia a partir de temas, ou seja, o professor parte de um determinado tema e prepara sua aula com os recursos didáticos que mais se aproximam da realidade dos estudantes; na sequência é apresentada a abordagem problemática do ensino de filosofia, onde o professor e seus estudantes buscam solucionar um problema filosófico pré-determinado. O terceiro capítulo é dedicado a apresentar um relatório contendo a aplicação da sequência didática elaborada nesta pesquisa com os estudantes do 2° ano do Ensino Médio, de uma escola pública do Estado de São Paulo; por fim, o quarto capítulo apresenta a sequência didática baseada na abordagem problemática passo a passo, para que possa ser compartilhada e posta em prática por todos os professores que se identificam com essa abordagem de ensino em filosofia. Essa sequência didática é o fruto desta pesquisa. Para envolver os discentes do início ao fim no processo de ensino/aprendizagem e seguindo os princípios democráticos, os estudantes elegem, por meio de votação, um problema filosófico para buscarmos uma solução, visando a construção do conceito e movidos pela atitude filosófica.