A ARTE RETÓRICA NO ENSINO DE FILOSOFIA: o debate como proposta metodológica
Esta dissertação tem como premissa a experiência com a prática de debates em aulas de filosofia no ensino médio, atividade que revelou habilidades e competências de muitos estudantes na oralidade, além de despertar o interesse deles em discutir e encontrar soluções para os problemas do cotidiano. A partir de uma experiência preliminar com debates, notou-se a necessidade de explorar possíveis ferramentas da Arte Retórica para aprimorar a preparação dos alunos para as discussões. Ao aprofundar o conhecimento sobre a oralidade, investigamos o Sistema Retórico, terceira etapa do Trivium, e sua presença no currículo educacional ao longo da história, especialmente na Antiguidade e na Idade Média. Essa amplitude teórica nos levou a revisitar – ainda que brevemente – as técnicas retóricas utilizadas desde a Grécia clássica e suas aplicações diretas e indiretas na prática dos debates, buscando, nestas, subsídio para pensar a retórica no ensino filosófico. Por fim, fizemos uma breve análise do currículo de oratória aplicado na rede estadual de São Paulo, oferecendo uma proposta alternativa de trabalho com oratória nas aulas de Filosofia.