O ENSINO DE FALÁCIAS NÃO FORMAIS NO ENFRENTAMENTO DE FAKE NEWS: uma proposta didática para o ensino de Filosofia
A presente dissertação tem como pano de fundo os novos espaços públicos nos quais estamos inseridos – a Internet e as redes sociais –, considerando que estes ambientes em rede têm sido espaços intensamente frequentados por adolescentes e jovens. Como indivíduos em formação, desenvolver a capacidade de avaliar criticamente os conteúdos aos quais estão expostos nestes ambientes, torna-se um imperativo. Assim sendo, objetiva-se munir os estudantes de um repertório ferramental capaz de auxiliá-los na avaliação de argumentos presentes nas notícias e informações compartilhadas nas redes sociais. Mais especificamente, oferece-se uma sequência didática para o enfrentamento da disseminação de fake news a partir do arcabouço conceitual da argumentação filosófica e, primordialmente, dos estudos de falácias não formais nos discursos públicos que objetivam a persuasão. Pretende-se, desse modo, contribuir com as práticas filosóficas que visam à formação cidadã a partir do trabalho com a argumentação em sala de aula.