Infraestrutura Escolar e Desempenho Educacional na Educação Integral no Brasil
O presente trabalho, dividido em dois artigos, procura refletir sobre a Educação Integral no Brasil. O primeiro artigo explora as diferentes visões do papel da educação na economia e como o tema tem sido abordado nas diferentes vertentes econômicas. As diversas abordagens influenciam a forma como os economistas entendem o papel da educação na sociedade, sua relação com o desenvolvimento econômico e as implicações políticas e sociais associadas. Enquanto os economistas ortodoxos muitas vezes veem a educação como um investimento econômico, os heterodoxos tendem a abordá-la de maneira mais crítica, considerando fatores sociais, políticos e culturais. O segundo artigo busca apresentar uma análise da relação entre a presença de infraestrutura física nas escolas de ensino em tempo integral (ETI) e as notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no contexto brasileiro. Por meio da proposição de um indicador de dependências físicas baseado nos microdados do Censo Escolar, busca-se compreender como a qualidade e disponibilidade dessas instalações influenciam o desempenho acadêmico dos estudantes. Os resultados obtidos fornecem contribuições para a formulação de políticas educacionais eficazes e o direcionamento de investimentos na infraestrutura escolar, visando a promoção de uma educação de qualidade e inclusiva em todo o país.