EMPREENDEDORISMO FEMININO NO BRASIL E O EMPODERAMENTO DAS MULHERES
Este estudo possui o intuito de investigar o impacto do empreendedorismo para o empoderamento das mulheres no Brasil, utilizando uma abordagem de coleta de informações por meio de grupos focais e entrevistas individuais. Busca-se compreender se o empreendedorismo, de fato, empodera as mulheres, bem como identificar quais as condições necessárias e as políticas públicas requeridas para isso, uma vez que, apesar do aumento no empreendedorismo feminino, a informalidade persiste, afetando negativamente as empreendedoras. Embora não haja evidências claras a respeito do empoderamento através do empreendedorismo, sua promoção é vista como uma estratégia para ampliar o acesso das mulheres à esfera econômica. Cabe mencionar que o empoderamento feminino é entendido como o acesso a recursos e agência para realizar escolhas autônomas, para, assim, alcançar suas realizações, conforme a compreensão de Kabeer (1999). O estudo visa examinar como se dá o empoderamento pelo empreendedorismo, na interpretação dos recursos, agência e realizações. Primeiramente, haverá a elaboração dos perfis das empreendedoras brasileiras, seguida pela complementação dos dados coletados pelo grupo focal e as entrevistas individuais. Espera-se que os resultados contribuam com a compreensão das condições e ações necessárias para empoderar as mulheres no Brasil, e que possam informar futuras pesquisas sobre o tema.