PPGECO PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/eco

Banca de DEFESA: GIULIO CÉZAR PALOMARES DA SILVA

DISCENTE : GIULIO CÉZAR PALOMARES DA SILVA
DATA : 26/06/2024
LOCAL: Sala 212 do Bloco Zeta do Campus de São Bernardo do Campo da Universidade Federal do ABC

Transmissão de choques idiossincráticos estaduais e redes bancárias

Estudamos os efeitos das redes bancárias na transmissão de choques idiossincráticos estaduais. Utilizamos dados da ESTBAN, de 2000 até 2019, para desenvolver uma medida de conexão financeira entre as unidades federativas brasileiras. Com essa medida, estimamos os impactos dessas conexões na sincronização dos ciclos econômicos dos estados. Nossos resultados revelam que, dado um choque de produtividade, existe uma associação positiva entre a ligação financeira de bancos públicos entre dois estados e a convergência de suas taxas de crescimento. Em contraste, encontramos uma associação negativa entre a ligação financeira de bancos privados e a convergência dessas taxas de crescimento. Demonstramos também que os efeitos heterogêneos das redes de bancos públicos e privados tendem a ser amortecidos em caso de crise econômica nacional ou em períodos de risco elevado. Em seguida, utilizamos um modelo de equilíbrio geral dinâmico e estocástico estilizado para interpretar esses resultados. Esse modelo consegue replicar os achados da análise empírica.

Presidente - Interno ao Programa - 1318146 - MAXIMILIANO BARBOSA DA SILVA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1763482 - GUILHERME DE OLIVEIRA LIMA CAGLIARI MARQUES
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MAURO RODRIGUES JUNIOR - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1963811 - RICARDO BATISTA POLITI