EMPREENDEDORISMO FEMININO NO BRASIL E O EMPODERAMENTO DAS MULHERES
O estudo investiga o empreendedorismo feminino como inpacto para o empoderamento das mulheres no Brasil, utilizando uma abordagem mista de dados qualitativos e coleta de informações através de grupos focais e entrevistas individuais. Busca-se compreender se o empreendedorismo empodera as mulheres, identificar as condições necessárias para isso e as políticas públicas requeridas. Apesar do aumento do empreendedorismo feminino, a informalidade persiste, afetando negativamente as empreendedoras. Embora não haja evidências claras sobre o empoderamento pelo empreendedorismo, sua promoção é vista como uma estratégia para ampliar o acesso das mulheres à esfera econômica. O empoderamento feminino é entendido como o acesso a recursos e agência para realizar escolhas autônomas, para assim alcançar suas realizações, conforme a compreensão de Kabeer (1999). O estudo visa examinar como se dá o empoderamento pelo empreendedorismo, na interpretação dos recursos, agência e realizações. Primeiramente, haverá a elaboração dos perfis das empreendedoras brasileiras, seguida da complementação dos dados coletados pelos grupos focais e entrevistas individuais. Espera-se que os resultados contribuam para compreender as condições e ações necessárias para empoderar as mulheres no Brasil, que possam informar futuras pesquisas sobre o tema.