Entre a participação e a exclusão: Geledés na formulação do Plano Nacional de Educação (2014-2025)
Este estudo investiga como propostas antirracistas, elaboradas e aprovadas de forma democrática pelo Geledés – Instituto da Mulher Negra na CONAE 2010, foram filtradas durante as etapas de tramitação do Plano Nacional de Educação 2014-2024 (PL 8.035/2010 → Lei 13.005/2014). A pesquisa combina análise documental, entrevistas semiestruturadas e métodos mistos para rastrear cada proposição ao longo dos chamados “momentos de tradução institucional”. Argumenta-se que mecanismos de institucionalização estatal seletiva — articulados ao racismo estrutural — produzem formas de exclusão epistêmica que esvaziam o potencial redistributivo das políticas antirracistas, mesmo em cenários participativos. O trabalho contribui teórica e metodologicamente ao propor instrumentos para mensurar taxas de incorporação, modificação e supressão de propostas, revelando as tensões entre participação social qualificada e manutenção de privilégios institucionais.