PPGPPU PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgppu

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIANNA PERCINIO MOREIRA BOMFIM

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIANNA PERCINIO MOREIRA BOMFIM
DATA : 11/10/2024
LOCAL: Sala 207 do Bloco Zeta do Campus de São Bernardo do Campo da Universidade Federal do ABC

Política pública para bibliotecas: investigação sobre a Biblioteca de São Paulo, no Brasil, e a Biblioteca Virgílio Barco, na Colômbia.

A pesquisa pretende investigar a política pública para bibliotecas públicas, a partir de dois equipamentos culturais desta natureza, a Biblioteca de São Paulo, na capital paulista, e a Biblioteca Virgílio Barco, em Bogotá. Ambas as bibliotecas têm abrigado uma miríade de atividades que vão bem além da consulta e empréstimos de livros, possibilitando acesso público e gratuito à internet, cursos, espetáculos e formações, ampliando as possibilidades de relações sociais e de exercício da cidadania. No entanto, as definições de política pública que dão vida a estes espaços, envolvendo suas articulações em rede, precisam dialogar e estar alinhadas às necessidades do território em que se inserem. A problematização desta relação está no foco da pesquisa. Para tanto, a pesquisa apresenta inicialmente um histórico do conceito de biblioteca e políticas públicas para bibliotecas no Brasil e na Colômbia, a forma de funcionamento atual destes equipamentos e sua vinculação com as redes em que se inserem. O olhar in loco permite, a partir de observação e do relato de pessoas vinculadas aos objetos da pesquisa, trabalhar o objetivo da investigação, qual seja, compreender avanços e limites dos papéis que essas megabibliotecas desempenham. O referencial teórico metodológico são os estudos críticos em políticas públicas.

Presidente - Interno ao Programa - 2187201 - LUCIO NAGIB BITTENCOURT
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2226636 - MARIA LUIZA LEVI PAHIM
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - LUCIA MACIEL BARBOSA DE OLIVEIRA - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1947257 - ADALBERTO MANTOVANI MARTINIANO DE AZEVEDO