PPGPGT PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO E GESTÃO DO TERRITÓRIO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: (00) 00000-0000 http://propg.ufabc.edu.br/ppgpgt

Banca de QUALIFICAÇÃO: KELSENY MEDEIROS PINHO

DISCENTE : KELSENY MEDEIROS PINHO
DATA : 07/06/2024
LOCAL: Sala 303 do Bloco B do Campus de Santo André da Universidade Federal do ABC

Nas dobras da Rua: espaço, escalas e a luta por moradia da população em situação de rua

O presente projeto de pesquisa de mestrado tem o escopo de compreender a transformação substancial e recente, operada nos últimos 10 anos, na luta por moradia das pessoas em situação de rua (PSR) e de seu Movimento Nacional (MNPR), caracterizada fundamentalmente pelo deslocamento da centralidade antes detida pelo Albergue para a luta por “moradia primeiro”. A pesquisa propõe a investigação desta mudança política central a partir de seus relacionamentos com as dinâmicas urbanas que a atravessam, com as transformações estruturais dos modos de produção e apropriação do espaço urbano, pensando-se nas potencialidades que ela insere na cidade. A delimitação e aproximação teórica do tema é realizada por meio de revisão bibliográfica integrativa da literatura especializada sobre a população em situação de rua nos últimos cinquenta anos, identificando as mudanças nos enfoques e referenciais conceituais mobilizados para sua compreensão, para, então, identificar pontos cegos e lacunas deixados neste percurso. A esta sistematização integra-se a revisão bibliográfica da teoria das escalas de Neil Smith, cujo sistema conceitual será mobilizado para analisar as lacunas identificadas na literatura, com o escopo de integrar a interpretação da população em situação de rua e sua luta política ao estudo das transformações na produção e apropriação do espaço urbano segundo a dinâmica da acumulação capitalista contemporânea. Por fim, recorre-se a métodos qualitativos de pesquisa como participação-observante e etnografia recíproca com os sujeitos que atravessam essa militância, o que é possível pela proximidade dos interlocutores com a trajetória da pesquisadora como extensionista na graduação e, anos depois, como advogada popular e parceira do MNPR. Trata-se de uma pesquisa que se propõe a realizar de forma colaborativa, com as pessoas em situação de rua, visando gerar mobilização em torno do tema e integrando-o aos estudos urbanos.

Presidente - Interno ao Programa - 1545979 - FRANCISCO DE ASSIS COMARU
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2265555 - LUCIANA NICOLAU FERRARA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARIA CAROLINA TIRABOSCHI FERRO
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2563994 - RICARDO DE SOUSA MORETTI