PPGPGT PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO E GESTÃO DO TERRITÓRIO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: (00) 00000-0000 http://propg.ufabc.edu.br/ppgpgt
Disertación/Tesis

Clique aqui para acessar os arquivos diretamente da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações Sucupira/CAPES. Preencha os campos desejados para fazer a busca.

2024
Disertaciones
1
  • DIEGO RAFAEL GALVÃO CESAR BRAGA
  • Governança do Saneamento Ambiental em Regiões Metropolitanas Expandidas da América Latina: Os casos de São Paulo e Buenos Aires


  • Líder : KLAUS FREY
  • Data: 02-feb-2024


  • Resumen Espectáculo
  • Desde a segunda metade do século XX, o mundo tem passado por intensos e variados processos de metropolização que criam novos desenhos territoriais e dinâmicas de interação entre os espaços urbanos. Nesses processos, os problemas sociais, econômicos e ambientais associados à escala municipal também se expandem e adquirem escalas mais amplas. Paralelamente, reformas vem ocorrendo na administração pública de muitos países. A forma de se governar a sociedade passa cada vez mais de um regime centralizado, burocrático e hierarquizado para um sistema de governança em redes policêntricas dotado dos contextos particulares de cada território e que engloba a atuação da sociedade civil e do setor privado. As novas realidades espaciais, sociais, econômicas e principalmente ambientais, com o advento da emergência climática, trazem às redes de governança dos serviços públicos o desafio de garantir a manutenção dos recursos naturais ao mesmo tempo em que amplia a capacidade de provisão dos serviços públicos para uma população que ocupa espaços urbanos cada vez mais amplos e interdependentes. O saneamento ambiental é um desses muitos serviços. Ele se relaciona com o abastecimento de água e o esgotamento sanitário, de forma a melhorar a salubridade do meio natural e beneficiar a saúde humana. Neste projeto de pesquisa, visamos analisar como se organizam os arranjos institucionais ligados à governança do saneamento ambiental de regiões metropolitanas expandidas, a partir da análise das regulações normativas. Buscamos efetuar uma análise comparativa dos arranjos institucionais baseada nas principais normas e regulações existentes, identificando e caracterizando os padrões dominantes das redes de governança, suas potencialidades, principais bloqueios e limitações. Notadamente, maior foco é dado à comparação da Macrometrópole Paulista com a Região Metropolitana de Buenos Aires, dadas suas similaridades. Pretendemos, através dos resultados, contribuir com reflexões sobre possibilidades de aprimoramento da governança ambiental da Macrometrópole Paulista, principal complexo metropolitano expandido do Brasil.

2023
Disertaciones
1
  • JOÃO HENRIQUE JOSÉ VIEIRA
  • Avaliação da Gestão de Riscos de Deslizamento e Inundações nos municípios mais afetados pelo episódio extremo climático de 2016 na Bacia do Rio Juqueri - Região Metropolitana de São Paulo

  • Líder : FERNANDO ROCHA NOGUEIRA
  • Data: 01-jun-2023


  • Resumen Espectáculo
  • A gestão de riscos e desastres é uma questão fundamental para a preservação da vida, do meio ambiente e do patrimônio público e privado. Nesse sentido, é importante avaliar a eficiência das políticas públicas voltadas à identificação e redução de riscos e manejo de desastres. A Bacia do Juqueri, localizada na Região Metropolitana de São Paulo, foi escolhida para o e estudo, visto que registrou, a partir do desastre de 2016, uma série de transformações associadas  `a gestão dos riscos de desastres caracterizados por deslizamentos e inundações. Para avaliar o desempenho dessa gestão de riscos e desastres executada nos municípios da Bacia do Juqueri foi sistematizado um conjunto de indicadores capaz de caracterizar o nível de integração interinstitucional e a participação social. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico acerca dos conceitos e abordagens relacionados à gestão de riscos e desastres, bem como das políticas públicas destinadas à identificação e redução de riscos e manejo de desastres. Além disso, foram analisados planos municipais de gestão de riscos e desastres dos municípios da Bacia do Juqueri, com o objetivo de identificar as medidas adotadas para a redução de riscos e manejo de desastres. Assim, foram considerados critérios como a existência de mapas de risco, planos de contingência e sistemas de alerta, entre outros. Outro aspecto relevante que foi considerado na pesquisa está ligado à participação social na gestão de riscos e desastres. Nesse sentido, foram avaliados os canais de comunicação entre as instituições governamentais e a população, bem como a existência de políticas públicas voltadas para a conscientização e capacitação da população para a prevenção de desastres. Por fim, os resultados obtidos foram analisados à luz dos conceitos e abordagens discutidos no levantamento bibliográfico, a fim de se verificar o desempenho da gestão de riscos e desastres executada nos municípios da Bacia do Juqueri. Espera-se que a pesquisa contribua para o aprimoramento das políticas públicas destinadas à identificação e redução de riscos e manejo de desastres na região, de forma a minimizar os impactos dos desastres naturais e proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio público e privado.

2
  • LEONARDO SANTOS SALLES VARALLO
  • Vulnerabilidade à insegurança hídrica intraurbana: O uso de dimensões e variáveis na sua identificação

  • Líder : VANESSA LUCENA EMPINOTTI
  • Data: 02-jun-2023


  • Resumen Espectáculo
  • Entre os temas relevantes à sociedade do século XXI, a água e questões relacionadas a ela estão presentes nos debates sobre planejamento e gestão territorial. Governos, setores produtivos, organizações da sociedade civil e muitos indivíduos reconhecem a urgência de estabelecer ações estratégicas para melhorar a gestão e o planejamento dos recursos hídricos. As relações hidrossociais produzem a água e sociedade como híbridos, internamente relacionados que resultam em relações inerentemente políticas. Por essa fundamentação, argumentamos que as abordagens teóricas que orientam decisões sobre a segurança hídrica urbana devem considerar os processos socioambientais que produzem uma urbanização desigual e as vulnerabilidades associadas. Assim, as ferramentas analíticas – métricas e escalas– devem articular-se para construírem respostas à altura desse desafio. Porém, deste reconhecimento emergem muitas questões importantes a serem pautadas: Quais conceitos devem ser adotados e articulados para orientar as interpretações e proposições sobre a redução de desigualdade na gestão da água? Quais são as métricas e análises adequadas para subsidiar decisões socialmente justas? Nesta pesquisa buscamos responder a essas perguntas extremamente relevantes para alcançar o objetivo geral de contribuir no desenvolvimento das bases conceituais para formulação de métodos de mensuração da vulnerabilidade à insegurança hídrica intraurbana, correlacionando os conceitos existentes na literatura científica hidrossocial com dados disponibilizados nas plataformas que permitam interpretar a diversidade de condições de vulnerabilidade à insegurança hídrica intraurbana nas cidades brasileiras. 

    Argumentamos que as métricas de análise de fenômenos sociais na escala intraurbana poderão fornecer elementos inovadores nas abordagens de vulnerabilidade a insegurança hídrica. Correlacionamos as dimensões da insegurança hídrica propostas na literatura às categorias analíticas e variáveis capazes de capturar as dimensões da vulnerabilidade a insegurança hídrica. Por fim, propusemos um conjunto de variáveis com base em informações disponíveis na Censo Demográfico 2010, para as análises intraurbanas de vulnerabilidade à insegurança hídrica. 

    Apesar de ser a informação mais completa em termos de escala e variáveis, demonstramos da baixa aderência das dimensões da insegurança hídrica intraurbana aos dados do Censo Demográfico 2010, cujos dados estão principalmente concentrados nas dimensões Social e do Ambiente Físico. Assim, o resultado desta pesquisa aponta para a necessidade de articular diferentes métodos de análise para identificar as vulnerabilidades à insegurança hídrica em suas múltiplas dimensões, sendo os indicadores espaciais uma das formas analíticas capaz de suprir parte das lacunas, desde que formulados com variáveis que incorporem as dimensões teóricas previstas na literatura científica.

3
  • TAMARA PORTIS TOBIAS
  • PERCALÇOS DA EXPERIÊNCIA DO POLO CINEMATOGRÁFICO DE PAULÍNIA COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL LOCAL

  • Líder : GERARDO ALBERTO SILVA
  • Data: 10-jul-2023


  • Resumen Espectáculo
  • Em meados da década de 1980, frente aos desgastes gerados pela crise econômica e pelo drástico processo de reestruturação econômica e produtiva, tornaram-se crescentes as reflexões quanto a novos modelos de desenvolvimento, com características menos rígidas e centralizadas ao passo que priorizasse processos endógenos dos territórios. Neste sentido, o desenvolvimento local, como estratégia de desenvolvimento territorial que compatibiliza heterogeneidades das dinâmicas econômicas e sociais em um recorte territorial de menor escala, inseriu-se como estratégia possível. Com o intuito de aprofundar o debate em torno do desenvolvimento territorial local, esta pesquisa assume a experiência do Polo Cinematográfico de Paulínia (SP) como objeto de estudo e busca investigar o Polo como uma iniciativa de desenvolvimento e diversificação econômica e produtiva alavancada pelo município. A partir de 1993, uma série de empreendimentos turísticos foram implementados pela gestão municipal, dentre os quais o projeto do Parque Cultural Cidade Feliz (1993), posteriormente revertido no projeto do Parque Brasil 500 (1995), e o projeto Paulínia Magia do Cinema (2005) – que deu origem ao conhecido Polo Cinematográfico de Paulínia. Entendemos que a valorização de tais projetos se justifica por se tratarem de uma estratégia da gestão municipal para a diversificação econômica do município.

4
  • LEONARDO RODRIGUES PITAS PIQUI
  • Da porta para dentro, escada a cima: A moradia autoconstruída em favela urbanizada

  • Líder : ROSANA DENALDI
  • Data: 07-ago-2023


  • Resumen Espectáculo
  • A autoconstrução é uma forma de produção do espaço determinante às cidades latino-americanas e realiza-se nas favelas brasileiras enquanto geradora fundamental do espaço social material. Enquanto isso, desde há muito tempo, o espaço da favela é também objeto de intervenções estatais pela política de urbanização de favelas cujo objetivo é garantir a qualidade de vida urbana e habitacional. Nele, portanto, o habitat é produto das dinâmicas concretas e entrelaçadas entre a favela e o Estado. Nesta perspectiva, a presente pesquisa questiona: então, que moradia decorre dos processos de autoconstrução e de urbanização de favelas? Assim, objetiva-se conhecer os processos e os produtos resultantes da autoconstrução enquanto forma de produção habitacional por meio da ação realizada pelos moradores de favela e da urbanização enquanto forma de intervenção estatal para melhoria das condições de moradia deste tipo de assentamento por meio da ação coordenada pelo poder público. Para tanto, com base em pesquisa bibliográfica, retoma-se e, quando possível, atualizam-se os velhos debates teóricos acerca do tema “autoconstrução”, procurando relacioná-los ao contexto das favelas. Busca-se conhecer e retratar o papel da autoconstrução na urbanização de favelas e vice-versa, por meio da leitura dos processos sociais; das políticas e camadas de intervenção; das formas urbanas resultantes; do ambiente construído e das apropriações sociais, a partir da trajetória pioneira e representativa do município de Diadema (SP), prosseguindo com a pesquisa bibliográfica e também documental. E adentra-se propriamente a escala “da porta para dentro, escada a cima” da moradia autoconstruída em uma das favelas diademense por intermédio da análise do levantamento cadastral e documental de 68 edificações – que compreendem 113 domicílios –, onde conhecem e retratam-se as características da moradia favelada fazendo uso de variáveis descritivas, quantitativas e ilustrativas dos seus numerosos elementos. Conclui-se que há uma forte relação de dependência entre as ações de urbanização e de autoconstrução e, embora operem em concomitância, ambas não se correlacionam ao ponto de garantir as mais justas e satisfatórias condições ao meio físico da moradia. Com isso, recomenda-se às políticas habitacionais e de urbanização de favelas que priorizem os componentes de produção e requalificação habitacional, não apenas os relegando perpetuamente à autoconstrução.  

5
  • ROSANA LAURA DA SILVA
  • O Legado das crises hídricas:Aprendizados e desafios para a segurança hídrica na governança da água dos rios Paraíba do Sul, Piracicaba Capivari e Jundiaí

  • Líder : SANDRA IRENE MOMM SCHULT
  • Data: 29-sep-2023


  • Resumen Espectáculo
  • Em contexto de emergência climática, territórios se deparam com a necessidade inadiável de aumentar sua capacidade de adaptação a cenários de crises hídricas mais frequentes e intensas. À medida que a demanda por conhecimento sobre ações para aprimorar a segurança hídrica em bacias hidrográficas frente às mudanças climáticas cresce, esta pesquisa se propõe a analisar eventos de crise hídrica, como experiências com potencial de gerar aprendizados e ações que favoreçam a segurança hídrica, mas que, por outro lado, também podem resultar na transferência de vulnerabilidade hídrica entre bacias, principalmente, em sistemas integrados de abastecimento.  Este estudo investiga as ações da governança da água em resposta às crises hídricas enfrentadas pelas bacias dos rios Paraíba do Sul (PS) e Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), com o objetivo de avaliar como tais medidas impactam o aumento da segurança ou a vulnerabilidade hídrica das bacias. Além disso, a pesquisa analisa se houve aprendizados e mudanças decorrentes das crises hídricas e como esses fatores influenciam a segurança hídrica das bacias em nível local. O texto é composto por quatro seções; O primeiro capítulo apresenta os fundamentos da pesquisa, aspectos metodológicos e sua trajetória de desenvolvimento; O segundo capítulo aborda aspectos conceituais sobre as crises e a segurança hídrica diante das mudanças climáticas, apresentando o contexto das bacias, assim como a estrutura de governança da água local. O terceiro capítulo descreve as crises hídricas que afetaram as bacias, entre os anos 2000 e 2020, com foco na seca que ocorreu entre 2013 e 2015, apresentando uma análise de resultados e discussões sobre os principais aprendizados e mudanças gerados pelos eventos.  E, por fim, a conclusão oferece as principais reflexões da pesquisa, abordando desafios para a segurança hídrica e questões que podem ser exploradas em estudos futuros. 

6
  • AMANDA DE ALMEIDA RIBEIRO
  • A modelagem financeira, jurídica e territorial da Parceria Público-Privada habitacional de São Paulo: os nexos entre austeridade e facilitação dos mercados

  • Líder : BEATRIZ TAMASO MIOTO
  • Data: 03-oct-2023


  • Resumen Espectáculo
  • O entrelaçamento entre a produção habitacional e o setor imobiliário passa por um processo contínuo de ajuste na trajetória da política habitacional brasileira, ao mesmo tempo, são observadas mudanças a partir do alargamento do papel do setor privado na concepção, implementação e gestão das políticas sociais e urbanas. Nesse sentido, esta dissertação busca contribuir para a discussão sobre as transformações na política habitacional, promovidas a partir dos nexos entre a elaboração de estratégias orientadas pela agenda de austeridade, que articulam o papel do Estado de facilitador/regulador dos mecanismos de mercado, e projetos submetidos por interesses do setor privado. O objetivo principal é compreender a modelagem jurídica, financeira e territorial da Parceria Público-Privada (PPP) voltada para a produção habitacional de interesse social lançado pela Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo - Cohab-SP. Os parâmetros desse novo arranjo apontam para modificações do modelo de planejamento e governança da política habitacional no Município de São Paulo, visto que a PPP estabelece uma relação direta com o capital na implementação dos serviços públicos. Portanto, o esforço aqui foi compreender o atual papel do Estado que passa a responder à garantia do investimento privado (risco do capital) baseado na utilização do fundo público em detrimento da promoção de bem-estar social e de serviços públicos voltados para a população mais desfavorecida (risco social). Para isso, inicia-se a exposição acerca da dimensão da regulamentação das concessões e PPP no âmbito federal fundamentada pela agenda de austeridade. Em seguida, explora-se a dimensão do investimento a partir do movimento da perda de centralidade dos modelos correntes de financiamento público da política habitacional em direção ao modelo centrado na lógica dos agentes privados. Por fim, busca-se compreender e problematizar a modelagem jurídica, financeira e territorial da PPP habitacional como um instrumento que estabelece, mobiliza e manipula a formulação de lógicas para a produção do espaço. 


7
  • VERIDIANA EMILIA GODOY
  • AS RELAÇÕES DE GÊNERO EM ASSENTAMENTOS PRECÁRIOS DIANTE DA INSEGURANÇA HÍDRICA: UMA ANÁLISE FEMINISTA NO PLANEJAMENTO TERRITORIAL


  • Líder : VANESSA LUCENA EMPINOTTI
  • Data: 03-oct-2023


  • Resumen Espectáculo
  • O objetivo desta dissertação consiste em analisar como a construção social de gênero distribui as responsabilidades pelas práticas de acesso à água em contexto de moradias precárias no espaço urbano, tendo como estudo de caso a comunidade Mangueirinha, localizada no extremo leste do município de São Paulo, um assentamento precário que apresenta vivências diversas de acesso, uso e gestão da água. Para este fim, partiu-se da perspectiva teórica e prática da Ecologia Política Feminista e sua contribuição para o planejamento territorial, aprofundando questões socioambientais do direito à água em escalas menos visíveis, como da casa e do corpo, entrelaçada com as relações de poder de gênero. Com a aplicação de uma metodologia feminista, o objeto de estudo do trabalho são as experiências corporificadas que moradores e moradoras da comunidade Mangueirinha vivenciam frente a realidade de insegurança hídrica e as diversas estratégias que utilizam diariamente para superá-la. Tais experiências corporificadas são a materialização da violência de gênero, da distribuição desigual de infraestruturas no território urbano e da naturalização da insegurança hídrica no cotidiano. Adota-se, então, uma visão crítica sobre o acesso à água em assentamentos precários e abre-se espaço para o debate de como as relações sociais de gênero são produzidas em contexto de moradias precárias. Assim, a pesquisa traz como contribuição uma possibilidade de formulação de políticas públicas mais coerentes com a realidade da parcela da sociedade que vivencia a insegurança hídrica cotidianamente, bem como amplia os estudos de gênero na área da Ecologia Política Urbana em diálogo com o campo do Planejamento Territorial, possibilitando um fértil terreno de mudança teórica e prática.


8
  • ELLEN EMERICH CARULLI
  • Transformações desiguais da socionatureza urbana: um estudo a partir da Favela do Sapé, São Paulo


  • Líder : LUCIANA NICOLAU FERRARA
  • Data: 10-oct-2023


  • Resumen Espectáculo
  • O presente trabalho tem como objetivo investigar as transformações desiguais da socionatureza urbana decorrentes das intervenções públicas ao longo do Córrego Sapé, na zona oeste de São Paulo, entre 2000 e 2023,  envolvendo a análise crítica sobre os projetos de drenagem urbana e urbanização de favelas. O estudo se concentra em identificar as dinâmicas sociais, espaciais e de políticas públicas que explicam as disparidades na qualidade ambiental, uso e apropriação do rio e suas margens, entre os espaços da Favela do Sapé e áreas externas a ela. A partir da Ecologia Política Urbana buscou-se avançar na análise dessas transformações socioambientais sob a ótica de quem se beneficiou e quem foi prejudicado pelas intervenções públicas, junto a busca do entendimento do contexto e motivo para as desigualdades socioambientais identificadas. A EPU aponta que o processo de metabolização da natureza é influenciado por relações de poder, que se dão sob estruturas políticas e socioeconômicas determinadas, resultando na produção desigual de socionaturezas. O caso do Sapé ilustra a distribuição parcial de impactos positivos, a manutenção e reforço de desigualdades para parte dos moradores, e o complexo arranjo de atores que influenciam e fragmentam os espaços socionaturais. A presente pesquisa visa contribuir para um entendimento que a dimensão ambiental está intrinsecamente relacionada às condições sociais, que a compreensão crítica do contexto social, espacial e das políticas públicas atuais possa gerar pautas de lutas e aprimoramentos de futuras políticas que avancem em direção a socionaturezas urbanas mais justas e sustentáveis.

9
  • ANDRÉ PAES LEME
  • GRANDES PROJETOS URBANOS E A RENOVAÇÃO DE ÁREAS INDUSTRIAIS DEGRADADAS:

    O CASO DO ESPAÇO CERÂMICA, EM SÃO CAETANO DO SUL.

  • Líder : JEROEN JOHANNES KLINK
  • Data: 11-oct-2023


  • Resumen Espectáculo
  • Este trabalho busca  analisar a implantação de um projeto de renovação urbana, em antiga área industrial degradada, em São Caetano do Sul. Para tanto, será discutido o contexto de emergência dos Grandes Projetos Urbanos e suas condicionantes econômicas, sociais e espaciais.

    Inicialmente, é definido de forma específica o conceito de Grandes Projetos Urbanos, buscando esgotar as principais características de tais intervenções, bem como elucidar seu contexto econômico e social de implementação, com destaque para o esgotamento do regime de acumulação fordista. Serão discutidas, ainda, a reestruturação produtiva dos territórios e a emergência das cadeias globais de valor, além dos efeitos do surgimento dos novos projetos urbanos para o campo do planejamento territorial, destacando-se a introdução de técnicas empresariais de ação em detrimento das formas consolidadas de planejamento compreensivo. Em um segundo momento, serão tratados aspectos sociais, econômicos e territoriais da formação urbano-industrial de São Caetano do Sul . Por fim, será apresentado e discutido o estudo de caso, delineando seus diversos aspectos jurídico-legais, econômicos e sociais, tendo como pano de fundo a dicotomia entre projetos urbanos e empreendimentos imobiliários e o conceito de enclaves fortificados.

10
  • BRUNO RICARDO MIRAGAIA SOUZA
  • PARA ALÉM DA AVALANCHE DE LAMA: ENTRE DISCURSOS E A CONSTRUÇÃO SOCIAL DO RISCO

  • Líder : FERNANDO ROCHA NOGUEIRA
  • Data: 11-oct-2023


  • Resumen Espectáculo
  • Localizado na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte do Estado de São Paulo, o Município de Jacareí se desenvolveu dentro da lógica segregacionista da urbanização brasileira e, como tal, a produção do espaço urbano de forma defeituosa e excludente contribuiu para a criação de assentamentos precários como alternativa à moradia para a população de baixa renda.
    Muitos desses espaços detêm uma menor aptidão à urbanização e, por isso mesmo, de menor interesse ao mercado imobiliário, que associado às vulnerabilidades sociais e precariedades de infraestrutura e serviços que incidem nessas áreas, acabam por construir situações de riscos de desastres.
    A partir da compreensão sobre as causas básicas de vulnerabilidades e as pressões dinâmicas que levam às condições inseguras no processo histórico de urbanização, o presente trabalho tem por objetivo analisar como os discursos do risco têm sido mobilizados no processo de remoção forçada de famílias do Jardim Bela Vista II - um assentamento precário do Município de Jacareí que se encontra em procedimento de regularização urbanística.
    Sobre o mesmo assunto e objeto, o trabalho apresenta a diversidade de discursos sobre a questão das vulnerabilidades, risco e remoção por parte do Município, Instituições do Sistema de Justiça, Técnicos dos mais variados órgãos e moradores e moradoras do assentamento. A preponderância de um outro discurso é o que pode definir o rumo sobre a qualificação de segurança ou o deslocamento forçado de famílias de seus espaços de vida.

11
  • ESTEVÃO SABATIER SIMÕES FERREIRA
  • Modelos financeiros para o planejamento em tempos de austeridade

  • Líder : JEROEN JOHANNES KLINK
  • Data: 18-oct-2023


  • Resumen Espectáculo
  • As experiências de financeirização dos mais diversos setores da vida moderna se mostram como uma tendência nos últimos anos, e, no contexto do planejamento territorial e urbano, essa situação não é diferente. Seja na implantação de grandes projetos urbanos, utilizando-se de fundos e títulos para capitalização de empreendimentos, seja na criação de operações urbanas consorciadas, de novos projetos de intervenção urbana e de empresas públicas de securitização, seja ainda nas concessões de terrenos para habitação social ou nas privatizações de sistemas de infraestrutura, parecem onipresentes as iniciativas de remodelar e reestruturar o espaço do século XXI por meio de instrumentos financeiros. Há uma confluência de projetos apontando a necessidade de soluções colaborativas, mas que, frente a uma busca por “austeridade”, acabam assumindo uma linguagem financeirizada de remodelagem do espaço, colocando em xeque a própria capacidade de atuação do planejador em detrimento da viabilidade do lucro e da especulação. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é coletar, levantar, sistematizar e investigar experiências de financeirização desde as suas origens, a fim de que, no exercício de sua sistematização, seja possível entender melhor suas dinâmicas e tendências.

12
  • FERNANDO BOTTON
  • A LUTA PELO ACESSO À ÁGUA E PELA MORADIA:

    a regularização de água na ocupação Gaivotas – Grajaú - SP

  • Líder : LUCIANA NICOLAU FERRARA
  • Data: 18-oct-2023


  • Resumen Espectáculo
  • A discussão sobre o “direito à cidade” tem sido pautada historicamente como parte das lutas dos movimentos sociais nas mais diversas expressões, tornando-se uma reivindicação por diversos direitos no Brasil. O objetivo desta pesquisa é sistematizar como se deram os processos de mobilização social para a conquista da regularização de água na comunidade Gaivotas, uma ocupação de terra localizada na zona sul da periferia de São Paulo, em área ambientalmente protegida de mananciais. A pesquisa se propõe a identificar uma rede de sujeitos e instituições que se articularam para que a ligação de água fosse realizada em uma área de ocupação precária, com irregularidade fundiária e insegurança habitacional. Como contribuição, o trabalho se propõe a refletir em como se dão os descompassos e as aproximações da reivindicação constante por direitos, destacando o papel exercido pelos movimentos urbanos de moradia nesse processo, além de procurar entender quais são os desafios, os avanços e as mobilizações coletivas destes sujeitos para diminuir a distância entre o que é a luta e as suas reais necessidades, relacionado com a pauta da moradia, mas principalmente da água. Por meio do estudo de caso, é possível discutir em parte, como se dá o processo de urbanização na periferia do capitalismo no período recente, iluminando os problemas de acesso à infraestrutura de abastecimento de água e sua relação com a luta pela permanência e regularização da moradia. A situação de irregularidade é o argumento comumente utilizado pela concessionária de serviços de saneamento para não realizar ligações de água nas comunidades, o que acontece apenas mediante autorização da prefeitura ou do judiciário. Contudo, em 2019 as ligações de água na ocupação Gaivotas foram realizadas por meio do Programa Água Legal da Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo (Sabesp). Isso aconteceu, por um lado, como resultado de um amplo processo de organização e, por outro, como uma mudança de posicionamento da Sabesp que, ao deixar de considerar as situações de ligações irregulares como perdas de água, passou a conectar a população de baixa renda na rede, gerando novas economias e clientes. Apesar da rede pública ter sido instalada, outros problemas e conflitos surgem para que o acesso à água se mantenha em quantidade e qualidade.

13
  • JULIANA VESHAGEM QUARENTA
  • Regularização Fundiária de Interesse Social no Município de Santo André: Possibilidades e Limitações

  • Líder : ROSANA DENALDI
  • Data: 18-oct-2023


  • Resumen Espectáculo
  • O Município de Santo André, em 1991, instituiu as Áreas Especiais de Interesse Social - AEIS e iniciou o desenvolvimento de ações voltadas a promover a regularização fundiária de favelas.  Esse trabalho objetiva discutir os procedimentos e resultados alcançados no período de 1991 a 2016. Para tanto foi produzida uma análise da legislação nacional e municipal, e recuperado, por meio de pesquisa documental e entrevistas, os resultados, procedimentos e limitações dos processos de regularização. Constatou-se que a maioria das favelas urbanizadas não teve sua regularização concluída.  Vários fatores dificultaram concluir os processos de regularização jurídica da posse no período estudado, desde aqueles internos à dinâmica municipal, relacionados à capacidade administrativa e aos impasses burocráticos-normativos, até aqueles externos, que envolvem as exigências da legislação estadual e as rígidas regras registrais.  Entretanto, a avaliação é de que o reconhecimento de áreas de interesse social no território e o estabelecimento de parâmetros urbanísticos diferenciados, embora não necessariamente tenha trazido resultado expressivos de regularização fundiárias concluídas, foi essencial para dar segurança da posse aos ocupantes e para permitir que o município trabalhasse na urbanização e na regularização dos assentamentos precários de sua cidade.

14
  • GIOVANNA PEREIRA ROSSETO
  • Transição para sustentabilidade em rios urbanos: uma análise do regime de drenagem na Bacia do Tamanduateí

  • Líder : LUCIANA RODRIGUES FAGNONI COSTA TRAVASSOS
  • Data: 20-oct-2023


  • Resumen Espectáculo
  • A pesquisa pretende analisar o caráter das intervenções urbanísticas no âmbito dos planos, programas e projetos de drenagem e mitigação de inundações, na bacia do rio Tamanduateí, com o recorte dos municípios de Santo André e Mauá, escolhidos por suas diferenças territoriais e institucionais. A história de obras em rios e córregos da região com a aplicação predominante de infraestruturas cinzas – canalizações, sistemas viários em fundos de vale e grandes reservatórios - permite dizer que há um paradigma de intervenção, com resultados insuficientes mesmo no âmbito da drenagem urbana, que se sustenta pelo regime sociotécnico vigente. A construção dessa relação envolve fatores sociais, técnicos, urbanísticos e ecológicos no planejamento, por isto a metodologia do trabalho abrange uma identificação detalhada de ações e análise das intervenções em cursos d’água. O estudo faz uma reflexão acerca da estabilidade do regime sociotécnico por regras, práticas e valores dos atores e instituições e da capacidade transformativa institucional para alterar a reprodução do status quo de intervenção nos rios e córregos da bacia do Tamanduateí, em direção a uma desejável transição para a sustentabilidade.

15
  • FELIPE CARVALHO ARAUJO
  • Discursos da financeirização no Planejamento Territorial: as Big4 e o caso de Maringá-PR

  • Líder : MARCOS BARCELLOS DE SOUZA
  • Data: 14-nov-2023


  • Resumen Espectáculo
  • O tema da pesquisa é a Planejamento estratégico das cidades. O objeto de pesquisa é o Planejamento estratégico da cidade de Maringá-PR, o qual será analisado para verificar se há discursos de financeirização no planejamento estratégico feito pelas empresas de consultoria de Auditoria e Contabilidade. O intuito é compreender se essas consultorias contribuem para o processo de financeirização do empresariamento urbano.

16
  • ANA LUIZA VIEIRA GONÇALVES
  • Quem corre pra viver, quem corre perigo: violência e produção do espaço periférico em São Paulo

  • Líder : FRANCISCO DE ASSIS COMARU
  • Data: 11-dic-2023


  • Resumen Espectáculo
  • A presente pesquisa teve como inquietação inicial a análise dos cruzamentos entre violência e as novas modulações do neoliberalismo nos territórios periféricos brasileiros. Ao longo da pesquisa e especialmente com a entrada em campo, que forçou mudanças no estatuto teórico da pesquisa e nas próprias hipóteses das quais partimos, foi feito um importante deslocamento analítico. Considerando as condições trazidas pelas incursões etnográficas, a pesquisa tem por objetivo identificar e debater as relações e cruzamentos entre formas variadas de violência ligadas direta ou indiretamente ao processo de produção e reprodução do espaço periférico. Partindo de incursões etnográficas realizadas em uma favela localizada no distrito do Grajaú, Zona Sul da cidade de São Paulo, buscamos analisar as constelação de atores que disputam a hegemonia sobre o território periférico, na qual se inserem Estado, movimentos sociais tradicionais de luta por moradia, igrejas, crime organizado, proprietários, organizações da sociedade civil - especialmente ligadas às dimensões de (re)produção do espaço urbano - e os próprios moradores da favela, envolvidos em maior ou menor grau com todas essas dimensões.

    A partir desse fragmento da cidade de São Paulo, é possível identificar transformações e permanências importantes nas dinâmicas e na condição resultante da produção do espaço periférico, implicadas nas relações entre novos e antigos atores, especialmente considerando a condição singular da favela Luiz Gonzaga, cuja ocupação se insere no bojo de mobilizações e movimentos que se desenrolaram a partir de 2013. Nesse contexto, os próprios sentidos da violência e os regimes de justiça operados nos territórios se atualizam, embebidas nas transformações políticas, sociais, legislativas, morais e normativas que marcam as novas modulações do neoliberalismo contemporâneo no Brasil.

17
  • JONAS VITOR TOLOCKA
  • DIGITALIZAÇÃO E DESIGUALDADES TERRITORIAIS: as condições de participação da agricultura familiar brasileira na economia digital


  • Líder : ARILSON DA SILVA FAVARETO
  • Data: 14-dic-2023


  • Resumen Espectáculo
  • Esta dissertação busca compreender as condições para que o processo de digitalização possa ser aproveitado pela agricultura familiar, a fim de ampliar suas oportunidades de inserção em mercados, geração de renda e melhoria das condições de bem-estar das pessoas que vivem dessa forma de produção. O estudo parte da hipótese de que os principais requisitos para que isso ocorra estão relacionados a fatores de natureza territorial. O aspecto restritivo se encontra nas desigualdades territoriais: a distribuição desigual de recursos, bens e serviços nos diferentes territórios cria dificuldades estruturais que vão além de fatores individuais. O método de análise utilizado foi a revisão integrativa, que permite combinar dados da literatura teórica e empírica, proporcionando uma compreensão mais completa do tema. O texto está organizado em três partes: na primeira, apresenta-se o fenômeno da digitalização em seu contexto, quais são seus requisitos e suas desigualdades; a segunda parte trata da digitalização no meio rural brasileiro; e a terceira explora o componente territorial das desigualdades e como isso interfere para que prevaleça o potencial de aproveitamento das oportunidades do processo de digitalização pela agricultura familiar.


18
  • MARINA RAGO MOREIRA
  • Práticas e debates (eco)feministas sobre os territórios na América Latina: aportes ao Planejamento Territorial

     

  • Líder : VANESSA LUCENA EMPINOTTI
  • Data: 14-dic-2023


  • Resumen Espectáculo
  • No século XXI, temos observado o florescimento de movimentos (eco)feministas nos espaços rurais em defesa dos territórios, das águas, das florestas e vinculados a propostas alternativas ao modelo de desenvolvimento hegemônico, como a agroecologia, a economia solidária e o bem viver. Este trabalho analisa os debates feministas sobre os territórios, tecidos entre a teoria e a prática, e estabelece um diálogo com o planejamento territorial, uma perspectiva emergente que nos parece ter intersecções relevantes com os feminismos. A partir desse recorte, fizemos uma revisão da literatura relacionada às Ecologias Políticas Feministas e ao Ecofeminismo na América Latina, assim como de documentos dos movimentos e coletivos (eco)feministas da última década, majoritariamente disponíveis pela Internet. Buscando contribuir com o debate sobre a emergência da abordagem territorial do planejamento e do desenvolvimento, apresentamos as principais vertentes e conceitos que surgem nessa confluência entre feminismos, território e ambiente. E identificar conceitos, metodologias e práticas propostas desde os territórios que contribuem para colocar a vida no centro do planejamento.

Tesis
1
  • TALITA ANZEI GONSALES
  • QUEREM ME TIRAR DA MINHA CASA! O papel de grupos acadêmicos nos processos de resistências às remoções forçadas na cidade contemporânea

  • Líder : FRANCISCO DE ASSIS COMARU
  • Data: 04-abr-2023


  • Resumen Espectáculo
  • Nos últimos anos temos observado o aumento do número de grupos acadêmicos que têm atuado junto a grupos ameaçados de remoção por meio de projetos de extensão ou de pesquisa-ação. Esses grupos têm trabalhado no sentido de compor redes de resistência e solidariedade às famílias atingidas e operam a partir da mobilização de instrumentos do planejamento urbano convencional e contra-hegemônico, com o propósito de construir contra-narrativas de luta por uma permanência qualificada dessas famílias. Nesse sentido, a pesquisa tem como objetivo analisar criticamente o papel dos grupos acadêmicos nos processos de luta pela resistência de famílias ameaçadas de remoção, questionando como esses grupos operam e qual sua contribuição nesses processos. Para isso, a tese utilizou a abordagem metodológica da pesquisa-ação e dos princípios da educação popular, por meio da análise de três casos selecionados, nos quais a autora acompanhou nos últimos anos. A análise sobre as três experiências mostra que mobilizar instrumentos do planejamento não impede, necessariamente, que remoções aconteçam, mas contribui para alcançar vitórias parciais fundamentais. Além disso, possibilita que a construção de instrumentos de luta não se resuma a discussão sobre a produção do espaço urbano, mas também sobre a construção de autonomia e de empoderamento, propondo outras formas de pensar e intervir na cidade. Por fim, nota-se que esses processos transformam também os próprios grupos acadêmicos que, ao acompanhar e intervir com postura engajada, terminam, não apenas afetando, mas também sendo afetados e tensionando o papel da própria universidade.

2
  • PATRICIA MAÍSSA FERRAGONI DA CRUZ
  • O rural metropolitano de São Paulo e suas transformações morfológicas

  • Líder : RICARDO DE SOUSA MORETTI
  • Data: 05-may-2023


  • Resumen Espectáculo
  • O objetivo deste projeto é contribuir para o aperfeiçoamento do rural metropolitano, a partir do melhor entendimento destes espaços e de suas transformações. Adota-se a metrópole de São Paulo como estudo de caso e é feito o reconhecimento e análise dos espaços rurais desta metrópole. Tem-se como ponto de partida aqui a linha teórica das novas ruralidades, com o pressuposto da existência do rural na metrópole, trazendo a ideia de que “nem tudo é urbano” e que este rural contemporâneo e próximo dos grandes centros urbanos, apesar de manter uma das suas características principais que é a produção de alimentos, é também bem misto, multifuncional, formado por pluriatividades, com sua comunidade conectada de muitas maneiras com as cidades. Assim, quando se fala do rural das metrópoles, neste contexto, considera-se a existência de um espaço com características bem múltiplas e que, provavelmente, sofreu bastante transformação ao longo dos últimos anos, principalmente se for levada em consideração as pressões urbanas. A produção de alimentos, que é uma das primeiras e principais atividades do rural tradicional, ainda teria seu forte papel mesmo neste rural mais contemporâneo e com grandes influências na vida urbana. Esta pesquisa baseia-se em duas hipóteses centrais: primeiro, que ainda são expressivos e diversos os espaços com características rurais na Metrópole de São Paulo e que é possível estabelecer políticas públicas que protejam a existência dos espaços rurais e da produção de alimentos próximos aos grandes centros, apesar de toda pressão do avanço da urbanização, garantindo assim, a soberania alimentar, o acesso e uma ciclagem mais sustentável e saudável dos alimentos e todo patrimônio histórico, cultural e ambiental que o rural pode oferecer.    

3
  • ALLAN RAZERA
  • Coalizões de forças sociais, política local e desmatamento na Amazônia

  • Líder : ARILSON DA SILVA FAVARETO
  • Data: 29-may-2023


  • Resumen Espectáculo
  • Esta pesquisa tem como objetivo principal contribuir para a compreensão das dinâmicas territoriais que ocorreram nas últimas duas décadas nas áreas de expansão da fronteira agropecuária da Amazônia brasileira, identificando na diversidade das configurações territoriais as principais instâncias e elementos de estímulo ou bloqueio a um desenvolvimento sustentável e inclusivo desta região, um dos principais desafios brasileiros da atualidade. Mais especificamente, se pretende analisar quais fatores locaisi influenciam a performance diferenciada dos territórios amazônicos quanto à redução do desmatamento, com especial destaque para o papel das coalizões de forças sociais e dos atores políticos locais nessas dinâmicas. 

4
  • GRAZIANA DONATA PUNZI DE SIQUEIRA
  • A GOVERNANÇA METROPOLITANA DE TRANSPORTES E AS PARTICULARIDADES DA REGIÃO METROPOLITANA DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE

  • Líder : SILVANA MARIA ZIONI
  • Data: 01-jun-2023


  • Resumen Espectáculo
  • Esse trabalho tem como tema a governança metropolitana de transportes, tendo como objeto a Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVPLN), no Estado de São Paulo. O projeto de pesquisa tem como objetivo compreender as particularidades da RMVPLN em relação à suas institucionalidades e governança metropolitana de transportes. Portanto, para o desenvolvimento da pesquisa e elaboração da tese, faz-se necessária a compreensão de conceitos relacionados ao tema, especialmente quanto ao planejamento e governança metropolitana, políticas de transportes e a contextualização da RMVPLN, identificando as características regionais, a consolidação ou não do fato metropolitano e as institucionalidades envolvidas na governança metropolitana de transportes.

5
  • MARCELO AVERSA
  • Governamentalidade liberal conservadora das águas na metropolização de São Paulo: o risco de morte pelos fluxos das águas como método de análise histórica dos ciclos hidrossociais

  • Líder : VANESSA LUCENA EMPINOTTI
  • Data: 05-jun-2023


  • Resumen Espectáculo
  • O objetivo desta pesquisa é problematizar a racionalidade liberal conservadora envolvida na história da prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na formação da Metrópole de São Paulo, dentro do período de 1875 a 1973. A racionalidade dos governos das águas de São Paulo pode ser pensada, por meio da positividade das práticas discursivas que os constituem, segundo as regularidades discursivas do risco de morte pelas águas e da estratégia de busca por mananciais cada vez mais distantes, dentro da singularidade histórica em que são constituídos os ciclos hidrossociais da urbanização (1881 a 1949) e da metropolização (1949 a 1974). Esta abordagem teórica está baseada na analítica do poder foucaultiana, razão pela qual não se trata de realizar uma representação dos conflitos e apontar melhores ou piores soluções de políticas públicas, conforme determinados princípios normativos ou teóricos, mas se trata de questionar as relações de poder inscritas na forma de governar liberal conservadora de acesso água na região em questão. A partir do pressuposto metodológico de que as relações de poder, envolvidas no acesso à água, são relações hidrossociais cuja representação não são derivadas meramente de um sistema de possibilidade do conhecimento, seja por relações de ordem causal, normativa ou histórica, mas são representações que podem ser ditas, por meio da problematização à respeito de como são constituídas em relação ao regime de verdade que as sustentam no processo de formação do espaço metropolitano de São Paulo pelas infraestruturas hídricas.  Propõe-se uma analítica das relações hidrossociais que consiste em problematizar a formação do conceito  de risco de morte pelos fluxos das águas, poder e infraestrutura, como condição de existência deste discurso sobre os governos das águas que, a um só tempo, emerge da positividade da prestação deficitária e precária dos SAAES nos ciclos hidrossociais da urbanização e da metropolização de São Paulo e regula a racionalidade (a lógica) das associações entre múltiplos objetos, enunciados, conceitos e estratégias que estão inscritas nas práticas discursivas e não-discursivas dos governos das águas. A metodologia parti do corpus do arquivo formado pelos relatórios, planos e projetos de engenharia, para situar os indicadores deficitários de acesso aos SAAES no centro da análise, uma vez que, por exemplo, entre as décadas de 1930 e 1960, houve um forte crescimento de 20% para 50% da população sob o risco de morrer na Grande São Paulo pela ausência de acesso aos SAAES. Num trágico descompasso entre demanda e oferta dos SAAES, os governos das águas foram constituídos segundo a estratégia de busca de mananciais cada vez mais distantes, como uma forma de definir a condução de condutas, orientadas pelo regime de verdade de que “São Paulo não pode parar”, para viabilizar as economias políticas de agroexportação do café e de industrialização de substituição de importações. Principais resultados alcançados: a narrativa desta tese se constitui em si mesma como o principal resultado, porque visa problematizar a maneira pela qual as práticas discursivas são constituídas e constituintes dos mecanismos de poder, de saber e de subjetivação, de acordo com os regimes de verdade de uma sociedade liberal conservadora. Com efeito, é possível relativizar que as grandes transformações pelas quais passaram o acesso à água como não sendo tão grandes assim, porque a formação do espaço da Grande São Paulo, como centro fornecedor para as demais regiões do país, resultou em uma governamentalidade cuja biopolítica esteve mais baseada em deixar morrer do que em fazer viver.

6
  • ROBSON DA SILVA MORENO
  • CONCEITOS EMERGENTES NA RELAÇÃO CIDADE E NATUREZA: Analisando a Infraestrutura Verde do Conjunto Residencial Zorilda Maria dos Santos, em Suzano-SP.

  • Líder : SANDRA IRENE MOMM SCHULT
  • Data: 03-ago-2023


  • Resumen Espectáculo
  • Os conceitos emergentes em planejamento e design urbano ambiental ganharam notoriedade no início do século XXI. Essa evidência se deve, em parte, à pesquisa de instituições acadêmicas, assim como à crescente presença, em agendas de governos locais, como parte da resposta à crise socioambiental urbana, potencializada por um marcante cenário de mudanças climáticas. Como conceitos emergentes entendem-se os métodos que buscam, em suma, uma relação racional com os limites impostos pelos ecossistemas, numa tentativa de mediar ações antrópicas e naturais. Assim, para o fornecimento de serviços essenciais para a manutenção do bem-estar humano, são adotadas soluções que mimetizam os processos naturais em ambientes construídos, constituindo assim, vários microecossistemas. Essa postura, embora não seja inédita, no século XX, ancorou-se em trabalhos e obras referenciais como o livro seminal de Ian McHarg “Proyectar con la naturaleza” (Design with nature), do final dos anos 1960. Dessa incessante busca de outros paradigmas que colocavam a vegetação como elemento central, derivaram vários conceitos emergentes, como a “Floresta urbana”, o “Desenvolvimento de baixo impacto”, “Soluções baseadas na natureza” e “Infraestrutura verde”, entre outros. Tais conceitos têm mais semelhanças que diferenças e induzem a práticas onde prevalecem a colaboração, a experimentação, modelando esses projetos para prazos maiores para a sua devida consolidação. Apesar da infraestrutura verde, do desenvolvimento de baixo impacto, entre outros, serem conhecidos e aplicados a mais de três décadas em cidades e países do Norte Global, no Sul, esse processo ainda é tímido e, além disso, parte das experiências aqui implantadas, não são devidamente relatadas. No intuito de apoiar a documentação de experiências nessa região do mundo, especialmente na América Latina, analisa-se uma intervenção realizada na cidade de Suzano-SP, Região Metropolitana de São Paulo. Entre 2009 e 2013, o movimento de moradia daquela cidade, a Central Pró-moradia Suzanense (CEMOS), construiu suas oitenta moradias, em regime de mutirão, ao mesmo tempo, em que realizou a recuperação ambiental do local da futura moradia de seus associados. Essa recuperação e a própria concepção do projeto urbanístico e arquitetônico, levaram a uma aparente reversão de um quadro de degradação dessa área. Constituíram, assim, elementos estruturais que compõem a infraestrutura verde, analisada nesta tese. Fazem parte, o pequeno fragmento florestal existente na divisa dos lotes, a faixa marginal ao curso d’água reflorestada - local protegido pela legislação brasileira - além da estação de tratamento de efluentes, feita com um sistema híbrido, onde se utilizava também um alagado construído, implantação de horta comunitária etc. Para estudar esse caso, esta tese partiu de uma revisão da literatura para, construindo um arcabouço teórico metodológico, analisar essa experiência como conceito emergente, no caso a infraestrutura verde. Os componentes da infraestrutura verde foram analisados por métodos quantitativos. Primeiro, o monitoramento dos fragmentos florestais - das áreas de divisa de lote e do reflorestamento - com técnicas de análise de sua regeneração e diversidade de espécies, e o processo de regeneração, a temperatura das superfícies bióticas e abióticas que recobrem o conjunto residencial. Como resultado, as análises mostram a recuperação e a regeneração dos fragmentos florestais, permitindo a possibilidade de formação de corredores, pelo reflorestamento das margens do córrego, e por meio da arborização do sistema viário. Porém, apesar de a ETE ser uma opção de baixo custo, baixo consumo de energia, é necessária sua manutenção periódica, o que não tem sido feito. A horta pode ser expandida para se transformar em um sistema agroflorestal, ampliando os benefícios para a biodiversidade observado no interior do Conjunto Residencial Zorilda Maria dos Santos. 

7
  • CESAR BUNO FAVARÃO
  • TRANSIÇÕES SUSTENTÁVEIS NOS SISTEMAS ALIMENTARES - narrativas, campos de ação estratégica e comunidades epistêmicas

  • Líder : ARILSON DA SILVA FAVARETO
  • Data: 07-dic-2023


  • Resumen Espectáculo
  • Ao longo das últimas décadas cresceram as evidências produzidas no campo científico que atestam uma série de problemas causado pelos sistemas alimentares: eles são um vetor impulsionador das mudanças climáticas globais, de processos de exclusão social nos territórios rurais e de disseminação de doenças que impactam na saúde humana e animal. Em resposta a esses problemas algumas transformações têm emergido no âmbito do consumo, com a ascensão de dietas mais conscientes; no âmbito das inovações tecnológicas, com a criação de tecnologias de intensificação produtiva e produção de proteínas alternativas; e no âmbito da organização dos mercados, com o encurtamento das cadeias produtivas e a proliferação dos chamados nichos de produção sustentável. Nesse cenário, ainda se discute como fazer com que esse conjunto de transformações possam ser combinadas e aceleradas de forma a viabilizar um horizonte mais sustentável e inclusivo. Diversos atores, organizações e comunidades epistêmicas – rede de especialistas e atores sociais que formulam narrativas para o enfrentamento os desafios climáticos e influenciam na construção das políticas – têm chamado a atenção para o fato de que, para atingir esse objetivo, seria necessário estabelecer abordagens sistêmicas do problema, capazes de operar com a multidimensionalidade que caracteriza o tema agroalimentar, e que possam resultar em quadros institucionais e instrumentos de políticas públicas mais integrados e menos fragmentados. Os meios pelos quais esse processo deve ocorrer, no entanto, ainda é objeto de controvérsias. A hipótese apresentada nesta tese para explicar isso é que, apesar da propagação da retórica sistêmica, ainda prevalece nos atores, práticas, estratégias políticas e conteúdos informados por enfoques particularizados. As narrativas elaboradas pelas comunidades epistêmicas para influenciar os campos normativo e político não conseguem mobilizar as forças sociais e nem os ativos necessários para operar com o conjunto de interdependências contidas no enfoque sistêmico do problema das transições.

8
  • THIAGO CORRÊA JACOVINE
  • Estimativa multidimensional do déficit habitacional em pequenas áreas: Uma abordagem baseada na microssimulação espacial de dados

  • Líder : FLAVIA DA FONSECA FEITOSA
  • Data: 15-dic-2023


  • Resumen Espectáculo
  • Considerando os graves e históricos problemas relacionados ao acesso à moradia digna no Brasil e a necessidade de informações (socio)espaciais mais refinadas sobre o tema, o objetivo do presente trabalho é apresentar uma nova abordagem para a geração de estimativas (microdados espaciais) sobre o deficit habitacional em pequenas áreas. Baseada em um dos métodos de microssimulação espacial, o Interativo Proportional Fitting, a proposta metodológica baseia-se na compatibilização de dois tipos de dados – os microdados da amostra e os dados do universo agregados por setores censitários, ambos disponibilizados pelo censo demográfico de 2010 –, combinando as potencialidades de cada um deles. Tendo como área de estudo a Região Metropolitana da Baixada Santista, foram geradas estimativas para a quase totalidade de domicílios da região (94%). E essas, após análise e avaliação, indicam que a abordagem proposta para a identificação, caracterização e mensuração do deficit habitacional em nível intraurbano é promissora, já que permite avanços na caracterização espacial do fenômeno (escala dos setores censitários) e de suas formas de territorialização (por exemplo, definindo-se se o deficit habitacional está dentro ou fora de assentamentos precários). 

2022
Disertaciones
1
  • GUILHERME FILOCOMO
  • ENTRE A ESTRATÉGIA, A SELETIVIDADE E A VIABILIDADE NO URBANO: O CASO DO NOVO ENTREPOSTO DE PERUS

  • Líder : JEROEN JOHANNES KLINK
  • Data: 22-feb-2022


  • Resumen Espectáculo
  • Esta pesquisa de mestrado tem como objetivo investigar a concepção do projeto urbano, considerando para isso o histórico dos grandes projetos urbanos no município de São Paulo e aspectos do plano urbano municipal e da viabilidade do empreendimento imobiliário. Analisamos como estudo de caso o Novo Entreposto de São Paulo–NESP, um projeto de iniciativa privada que propõe a construção de um complexo multifuncional em Perus (São Paulo-SP) com o objetivo de recepcionar atividades de comércio e serviços, inclusive aquelas exercidas no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), atualmente gerido pela Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP).

2
  • DANIEL ORTIZ LOPES
  • Os megaeventos esportivos e o conflito entre o “velho” e o “novo” na preservação de estádios listados como patrimônio urbano: o caso do Maracanã

  • Líder : GERARDO ALBERTO SILVA
  • Data: 04-mar-2022


  • Resumen Espectáculo
  • Os estádios olímpicos e os estádios onde foram disputadas as partidas finais da Copa do Mundo da FIFA são instalações esportivas singulares, que superam o desempenho de suas funções primárias e a natureza efêmera dos megaeventos em que foram empregados, se convertendo em símbolos das cidades onde estão inseridos. Consequentemente, alguns desses equipamentos foram reconhecidos e listados como patrimônio urbano. Contudo, ao mesmo tempo em que legitimou valores culturais, o arrolamento desses bens também trouxe um grande desafio: a preservação deles. Nesse contexto, o estádio do Maracanã, um dos mais reconhecidos do mundo no âmbito do futebol, constitui um objeto para farta análise crítica. Se, por um lado, ele representa um símbolo nacional e, sobretudo, do Rio de Janeiro, pelo outro, ele foi considerado obsoleto para sediar os megaeventos ambicionados pela cidade, sendo submetido à uma série de intervenções para receber o Campeonato Mundial de Clubes de 2000, os Jogos Pan-Americanos de 2007, a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. Levando em conta que o Maracanã é um bem tombado, tanto na esfera federal como na municipal, o caráter dessas intervenções é questionado pois, ao mesmo tempo em que promoveram sua modernização, descaracterizaram o estádio, o que ainda é matéria de um intenso debate no Brasil. Desse modo, o objetivo deste estudo consiste em identificar e compreender o processo de renovação do Maracanã, a partir da análise do conflito entre a padronização dos estádios empregado nos megaeventos esportivos e sua preservação enquanto patrimônio urbano na cidade do Rio de Janeiro.

3
  • RAFAEL COSTA E SILVA
  • A construção social do risco associado a deslizamentos: espacialização multiescalar das vulnerabilidades no município de Franco da Rocha

  • Líder : FERNANDO ROCHA NOGUEIRA
  • Data: 22-jul-2022


  • Resumen Espectáculo
  • A metodologia de identificação e análise de riscos socionaturais possui como uma de suas limitações a falta da análise da vulnerabilidade frente ao risco de deslizamentos. Para a construção de indicadores de vulnerabilidade que possam ser empregados para o mapeamento de riscos de deslizamento, propõe-se entender os riscos como um fenômeno socialmente construído e, para sua identificação e mensuração efetiva, é imprescindível a análise multiescalar e multitemporal da construção social da vulnerabilidade e dos perigos. Esse trabalho busca, a partir do
    conhecimento produzido no campo de riscos de desastres, espacializar a vulnerabilidade socioambiental frente ao risco de deslizamento em Franco da Rocha-SP.

4
  • LUANA BRAZ VILLANOVA
  • ÁREAS VERDES COMO INFRAESTRUTURA VERDE EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS- SP.

  • Líder : LUCIANA RODRIGUES FAGNONI COSTA TRAVASSOS
  • Data: 05-ago-2022


  • Resumen Espectáculo
  • A concepção da infraestrutura verde surge como oportunidade valiosa à integração verde-cinza na malha urbana, assim como alternativa à adaptação e mitigação às mudanças climáticas. Contudo, a escassez de estudos sobre áreas verdes, assim
    como sobre a relação entre áreas verdes e infraestrutura verde em São José dos Campos ressaltou a necessidade do aprofundamento em pesquisas que visem compreender a relação entre o planejamento, implementação de áreas verdes
    urbanas e a constituição de uma infraestrutura verde no município na última década. Desta forma, o presente trabalho realizou uma revisão literária sobre áreas verdes e infraestrutura verde objetivando elaborar uma matriz de planejamento de infraestrutura verde, a fim de avaliar planos/programas/projetos de áreas verdes. Também analisou morfologicamente as áreas verdes no município, levantando em alguns estudos de caso a existência de uma relação entre infraestrutura verde e serviços ecossistêmicos. Constatou-se que o município não parece idealizar a concepção de uma infraestrutura verde a partir de seus planos, programas e projetos de áreas verdes, assim como pela necessidade de uma definição própria sobre o termo ‘infraestrutura verde’ a ser contemplada. Ainda falta investimento na concepção de novas áreas verdes, principalmente no que tange a ligação entre aquelas que já existem, fator este essencial à uma infraestrutura verde. Por fim, a pesquisa realizada possibilitou confirmar a hipótese de que o planejamento da implementação de áreas verdes por meio de planos, programas e projetos não considera a constituição de uma infraestrutura verde. E isso pode ser observado pela pouca presença do conceito nestes instrumentos bem como pela análise
    morfológica das áreas verdes no município, que mostra uma distribuição desigual e desconectada

5
  • GABRIEL MARQUES DA SILVA
  • Indices Multidimensionais para Análise da Precariedade Habitacional: Abordagens de Formulação e Aplicação

  • Líder : FLAVIA DA FONSECA FEITOSA
  • Data: 11-ago-2022


  • Resumen Espectáculo
  • A questão habitacional é um problema a ser enfrentado no mundo inteiro. No Brasil, o último

    levantamento do IBGE (2020) aponta que são mais de 5 milhões de domicílios em aglomerados

    subnormais. O aprimoramento de técnicas capazes de identificar e caracterizar áreas precárias

    torna-se, assim, cada vez mais relevante para o aprimoramento de políticas públicas. Visando

    investigar alternativas para estes levantamentos, o presente trabalho explora metodologias para a

    formulação de índices multidimensionais de precariedade habitacional, uma vez que as decisões

    metodológicas adotadas podem ser responsáveis por apontar resultados completamente diferentes.

    Para a comparação e análise das diferentes abordagens, os índices desenvolvidos serão aplicados na

    Região do Grande ABC (RGABC), localizada na Região Metropolitana de São Paulo. Para avaliar as

    diferentes abordagens metodológicas, os resultados produzidos foram comparados a dados

    qualitativos dos assentamentos precários da região, que foram levantados pelo Diagnóstico

    Habitacional do Grande ABC (CIGABC/UFABC, 2016; CIGABC/UFABC, 2017). O índice calculado a partir

    de uma abordagem hierárquica e com dados transformados pela técnica de ranqueamento foi o que

    apresentou melhores resultados para a identificação de regiões com concentração de precariedade e

    maior capacidade de diferenciar as células da área de estudo.

6
  • VITOR MARTINS GONÇALVES
  • ESCALAS DE PLANEJAMENTO E SEUS RESPECTIVOS DISCURSOS: SUSTENTABILIDADE NOS DOCUMENTOS DA MACROMETRÓPOLE PAULISTA


  • Líder : LUCIANA RODRIGUES FAGNONI COSTA TRAVASSOS
  • Data: 16-ago-2022


  • Resumen Espectáculo
  • Analisando a trajetória do planejamento no Brasil, Villaça identificou a tendência de
    transição do planejamento que era executado para o planejamento do tipo discurso. Este último
    manifestaria objetivos alinhados aos interesses da população, mas sem ser efetivamente
    realizado, serviria para ocultar os objetivos concretos dos setores hegemônicos para os
    territórios. Porém, o Plano de Ação da Macrometrópole Paulista rompe parcialmente com essa
    tendência ao explicitar visões mais próximas às dos setores hegemônicos. O objetivo desta
    dissertação é comparar os discursos da sustentabilidade presentes em três instrumentos de
    planejamento territorial: o Plano de Ação da Macrometrópole Paulista, os Planos
    Desenvolvimento Urbano Integrado e os Planos Diretores dos municípios sede das regiões
    metropolitanas e aglomerações urbanas da Macrometrópole Paulista. A sustentabilidade foi
    escolhida como questão-chave para essa comparação devido ao crescente ganho de relevância
    da questão ambiental para a agenda política e as disputas de diferentes setores da sociedade em
    torno dos sentidos da sustentabilidade. É proposto um arranjo de três instrumentos teóricometodológicos: (i) o Modelo tridimensional de Fairclough para Análise Crítica do Discurso;
    (ii) os métodos quantitativos, qualiquantitativos e qualitativos da Linguística de Corpus e, por
    fim; (iii) a matriz de Dryzek para classificação discursos da sustentabilidade. A partir dos
    resultados, identificou-se predomínio de discursos da sustentabilidade de perfil conservador no
    planejamento da escala macrometropolitana, em comparação com discursos mais progressistas
    presentes nas escalas metropolitana e, principalmente, local. Também é possível observar que
    o sentido conferido à sustentabilidade varia em função da forma de participação
    institucionalizada em cada escala de planejamento, sendo mais progressista quanto mais ampla
    a participação e mais conservador quanto mais restrita à agentes econômicos e setores do
    Estado. Os resultados obtidos reforçam a tese de Villaça, segundo a qual os espaços de
    participação popular tendem a reforçar a contradição do papel do planejamento ao tornar seus
    processos de elaboração mais conflituosos e, portanto, mais hostis para que os setores
    hegemônicos expressem seus objetivos para a organização do território.


7
  • EDUARDO ABRAMOWICZ SANTOS
  • OCUPAÇÕES SOB AMEAÇAS: PRÁTICAS E INSTITUIÇÕES JUDICIAIS NA (IN)DEFINIÇÃO DO (IN)FORMAL NA MORADIA MIGRANTE

  • Líder : VANESSA ELIAS DE OLIVEIRA
  • Data: 23-ago-2022


  • Resumen Espectáculo
  • O objetivo da pesquisa é compreender em que medida o direito afeta as dinâmicas de ocupações ameaçadas de remoção constituídas por migrantes e não migrantes, analisando a forma que o direito opera socialmente, constituindo circuitos tidos como informais nestas moradias, como funciona e se organiza tais dinâmicas a partir da perspectiva constante da remoção e se possuem a capacidade de afetar os desdobramentos da ação judicial. As análises são feitas a partir de duas ocupações da cidade de São Paulo, Vila das Belezas, no bairro Vila Andrade, e 21 de abril, no bairro Brás. Foram acompanhadas as trajetórias dos moradores, as dinâmicas que se formam nas ocupações a partir da ameaça de remoção em meio à pandemia de Covid-19, os agentes e instituições que passam a orbitar a localidade, questionando o papel do direito e da ação judicial na constituição dessas dinâmicas e circuitos. O material da pesquisa é composto pelas ações judiciais, trajetórias da moradia de moradores das ocupações no Brasil, entrevistas semiestruturadas e pesquisa de campo realizada a partir da pesquisa-ação.

8
  • FERNANDA BERNARDINO
  • A contribuição das cohousing para o desenvolvimento urbano: contradições, desafios e pontencialidades

  • Líder : LUCIANA NICOLAU FERRARA
  • Data: 23-ago-2022


  • Resumen Espectáculo
  • A presente pesquisa tem como objetivo analisar as cohousings, comunidades intencionais colaborativas, e busca responder às seguintes questões de investigação: a cohousing enquanto proposta de produção coletiva de habitação é um caminho para a “desmercantilização” da moradia? Em que medida esse modelo de moradia materializa-se em experiências concretas? Pretende-se ampliar e aprofundar o debate acadêmico sobre o tema, fornecer contribuição relevante aos grupos em formação para constituição de projetos de cohousing, especialmente no Brasil, bem como a diferentes segmentos profissionais. Visa-se também estimular ações propositivas e novos arranjos diante da problemática da habitação. A partir de uma revisão da literatura, associada a uma análise documental, é contextualizado o surgimento das cohousings no panorama habitacional da década 60, na Europa e na América Latina. Em um segundo momento, problematiza-se como as comunidades inserem-se no mercado contemporâneo da habitação, dialogam com a questão dos bens comuns e abordam a temática da sustentabilidade socioambiental no cenário neoliberal. Por fim, é apresentado um panorama de como o conceito e o modelo vêm se desenvolvendo na última década na América Latina e, em maior destaque, no Brasil. Para os casos brasileiros foi realizada pesquisa empírica por meio de entrevistas semiestruturadas. São ainda apresentadas experiências que sinalizam alternativas no campo da habitação, em especial a comunidade de La Borda, na Espanha, e a Vila ConViver, no Brasil. Isto posto, infere-se que a desmercantilização da habitação por meio das cohousings não é possível de forma integral. No caso brasileiro, visto que o ordenamento jurídico está voltado à defesa da propriedade individual o desafio é ainda maior, sendo este um dos principais entraves para a transformação da cultura habitacional. Entretanto, mesmo com as contradições e desafios apresentados, a arquitetura social de uma cohousing é sua maior valia e, portanto, seu potencial está nas práticas do fazer-comum enquanto obra coletiva e no resgate de princípios e valores constantemente destruídos pela mercantilização praticada pelo neoliberalismo.

9
  • RAFAEL GUSTAVO SILVA SIQUEIRA
  • APLICATIVOS DE TRANSPORTE INDIVIDUAL E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE MOBILIDADE E TRANSPORTES DO BRASIL E DAS CIDADES DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO

  • Líder : SILVANA MARIA ZIONI
  • Data: 25-ago-2022


  • Resumen Espectáculo
  • O uso de TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) na mobilidade urbana começou a se expandir no Brasil com a chegada da 99App (2012) e da Uber (2014), através dos aplicativos de transporte individual. Após mais de 10 anos, estes aplicativos ainda são pouco compreendidos e as políticas regulatórias ainda estão em debate em diversos locais no mundo e no Brasil. Nesta pesquisa, busco compreender o processo de regulamentação dos aplicativos no Brasil e cidades da Região Metropolitana de São Paulo e para isto recorro aos estudos sociotécnicos, que exploram as inovações tecnológicas na sociedade e a as interações necessárias para que estas inovações promovam benefícios sociais e ambientais no território. No processo de regulamentação no Brasil, observou-se que diversos temas pertinentes como, por exemplo, combater as condições precárias de remuneração de motoristas de aplicativos, promover o compartilhamento de dados e informações das viagens realizadas para fins de controle e planejamento urbano, ou promover medidas para recuperar a atratividade e a demanda por táxis, foram amplamente debatidos mas não foram incorporados como políticas públicas. Tanto para a regulamentação central quanto local, os interesses das plataformas digitais (em especial os interesses da Uber) foram preservados até então, através de lobbies políticos na elaboração de políticas centrais ou através da judicialização de políticas públicas locais, que se tornaram inócuas ou pouco efetivas. 

10
  • MARCELO FONSECA IGNATIOS
  • O projeto como processo: o caso do PIU Vila Leopoldina-Villa Lobos

  • Líder : JEROEN JOHANNES KLINK
  • Data: 29-ago-2022


  • Resumen Espectáculo
  • O enfrentamento os problemas urbanos situados em territórios marcados pela contraditória urbanização industrial metropolitana têm demandado dos gestores públicos a condução de projetos de redesenvolvimento capazes de reverter processos de desvalorização e degradação ambiental em oportunidades de reconversão com a participação da iniciativa privada e da sociedade como um todo. Os métodos de planejamento que vão nesta direção devem considerar aspectos relativos à regulação urbanística, ao desenho das intervenções físico-territoriais e à viabilização de seu financiamento. Este trabalho aborda de forma analítica e empírica a construção de uma lei urbanística, em especial aquela referente ao Projeto de Intervenção Urbana Vila Leopoldina-Villa Lobos, contextualizando-o historicamente na evolução do pensamento jurídico-urbanístico, e apresentando como vem ocorrendo a concepção dos planos e projetos urbanos contemporâneos na cidade de São Paulo.

     

11
  • CAROLINA DERIVI VIEIRA DA SILVA
  • Para que serve o licenciamento ambiental federal? Impactos sociais de grandes obras na Amazônia e impactos para o planejamento territorial.

  • Líder : ARILSON DA SILVA FAVARETO
  • Data: 01-sep-2022


  • Resumen Espectáculo
  • O licenciamento ambiental federal de grandes projetos é alvo de intensos debates e ímpetos de reforma no âmbito regulatório. Uma das principais controvérsias gira em torno do componente socioeconômico desse instrumento, cujos encaminhamentos, para efeito de gestão de impacto, passam a incorporar a necessidade de fortalecimento de serviços públicos estruturantes, extrapolando a capacidade de ação unilateral dos proponentes de projetos. A hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, representa um salto em termos de ambição e abrangência das medidas socioeconômicas engendradas pelo IBAMA. Decorre desse quadro uma complexa e peculiar teia de coordenação, que emana da agência ambiental brasileira sobre atores público e privados em diferentes níveis de governo e múltiplos campos setoriais, como saúde, educação, segurança, saneamento básico. No entanto, ao passo que o licenciamento ambiental se propõe a agir sobre fragilidades institucionais – e, por conseguinte, sobre as precárias condições de desenvolvimento social – em territórios amazônicos, verifica-se que a literatura dedicada às implicações dos grandes empreendimentos de infraestrutura para a região ainda não atenta, de forma robusta, ao papel desempenhado por esse instrumento. De outra parte, as pesquisas sobre licenciamento ambiental no Brasil, no campo da Avaliação de Impacto Ambiental (AIA), mostram-se essencialmente focadas em mecanismos internos e na qualidade de procedimentos e técnicas, sem vinculação com as transformações que possam estar tencionando o próprio mandato formal do órgão licenciador. A pesquisa parte da premissa de que é possível e necessário aproximar esses dois olhares. Pretende-se demonstrar que, no caso de Belo Monte, o licenciamento ambiental atingiu a expressão mais aguda de um processo de Instrumentação da Ação Pública. A partir da ação transformadora dos principais atores implicados no processo, o instrumento reage a fatores exógenos e conjunturais moldando-se para além da mera ingerência sobre projetos, aproximando-se, assim, da problemática do desenvolvimento regional e territorial na Amazônia.

12
  • GIULIA FARRAN MATTEO
  • “NASCEM OS NOVOS PROJETOS URBANOS”: UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA DOS PIUs

  • Líder : JEROEN JOHANNES KLINK
  • Data: 18-oct-2022


  • Resumen Espectáculo
  • Considerando a atual configuração do planejamento urbano na cidade de São Paulo e principalmente a disputa em busca do controle e direcionamento da política urbana, a presente pesquisa explora os diversos interesses que giram em torno dos Projetos de Intervenção Urbana (PIUs), bem como os seus possíveis efeitos no processo de redesenvolvimento urbano. Analisamos a emergência dos PIUs como uma nova etapa na trajetória do planejamento urbano no município de São Paulo, que aprofunda e proporciona maior discricionariedade e flexibilidade no financiamento, na intervenção física e na regulação do ambiente construído por meio do projeto urbano. Desta forma, exploramos a epistemologia dos PIUs – seus significados, limites e as novas oportunidades – à luz de seus objetivos formais, no sentido de proporcionar maior racionalidade instrumental-comunicativa ao projeto urbano, de um lado, e da trajetória contraditória, marcada pela seletividade socioespacial de experiências anteriores, de outro. Investigamos a trajetória do novo instrumento, principalmente para contribuir para a reflexão crítica sobre as novas agendas da política urbana, bem como a transformação da própria prática nas cidades brasileiras.

    Com a finalidade de compreender as complexas dinâmicas socioespaciais envolvendo a atual configuração dos PIUs na cidade de São Paulo, realizamos uma pesquisa documental  e levantamento de fontes em meios de comunicação especializados, entrevistas e sistematização dos processos de projetos em andamento.

    A partir deste estudo exploratório conclui-se que há uma continuidade na política urbana do município baseada na seletividade espacial, onde o planejamento se dá a partir de territórios de exceção, e que por mais que tenham ocorrido mudanças contextuais e de agentes, ainda é um processo comandado e impulsionado por interesses privados. Em síntese, é possível afirmar que o PIU emerge de uma sequência de instrumentos baseados em lógicas permissivas, com a normalização da exceção, atrelado à generalização da urbanização urbanística como novo dispositivo no campo do planejamento, com um conflito incessante entre o interesse público e os interesses privados: um formato novo, baseado em uma lógica antiga.

     

13
  • PRISCILLA ANDRÉ RIBEIRO
  • A BICICLETA COMO MEIO ALTERNATIVO DE TRANSPORTE: Uma análise sobre os municípios de São Paulo e Vitória

  • Líder : SILVANA MARIA ZIONI
  • Data: 19-dic-2022


  • Resumen Espectáculo
  • O desenvolvimento urbano brasileiro veio acompanhado pelo processo de industrialização que, incentivados pelo desejo de modernização, elegeram o automóvel o símbolo do progresso econômico. Rapidamente a cultura do automóvel se consolidou influenciando a expansão urbana do território e a sua priorização como meio de transporte, expulsando pedestres e ciclistas do uso coletivo das ruas, tornando as cidades ambientes desiguais, individuais e poluídos. O agravamento das questões climáticas faz alguns setores da sociedade civil questionarem sobre o atual modelo de vida. Com isso, na área de transportes, surgem estudos sobre a mudança de paradigma da mobilidade e transição do sistema sociotécnico de transportes favorecendo o uso de modais sustentáveis de mobilidade. A bicicleta, que se encaixa na demanda por transportes sustentáveis, passa a ser contemplada em várias políticas públicas e privadas. Porém, tais políticas não conseguem consolidar a bicicleta como um meio de transporte mais usual e é a partir dessa constatação que esta dissertação busca compreender quais dificuldades a bicicleta enfrenta para sua consolidação como meio de transporte. Para responder tal questão, analisaremos de forma histórica e documental os antecedentes à mobilidade urbana e os aspectos que influem no uso da bicicleta, como mercado, ativismo, cultura e políticas públicas. Para substanciar essas análises, desenvolvemos um estudo de caso sobre o uso da bicicleta na cidade de São Paulo/SP e Vitória/ES destacando os avanços e dificuldades ao uso da bicicleta nessas duas cidades. 

14
  • VÍCTOR MENDES DEL PRETE
  • O mercado imobiliário na Região Metropolitana de São Paulo e a dinâmica do segmento econômico (2015-2019)

  • Líder : BEATRIZ TAMASO MIOTO
  • Data: 19-dic-2022


  • Resumen Espectáculo
  • Após um período de explosão no volume de lançamentos imobiliários dos anos 2000, o mercado na região metropolitana de São Paulo passa por uma grande queda nos lançamentos a partir de 2015, inaugurando um período de crise no setor. Existe vasta literatura sobre os anos que antecedem a crise, mas identificou-se uma carência de estudos que analisam o mercado a partir de 2015. O objetivo da dissertação é contribuir para a compreensão das dinâmicas imobiliárias na região metropolitana de São Paulo nos períodos de crise (2015-2017) e retomada (2018-2019). Através da análise de dados de lançamentos imobiliários, buscou-se identificar transformações relevantes nas características tipológicas e territoriais da produção na região. Buscou-se também analisar a trajetória da incorporadora Plano & Plano, empresa que lançou mais unidades na região metropolitana de São Paulo entre 2015 e 2019, pois entende-se que estudar suas estratégias auxilia na compreensão das dinâmicas gerais do mercado no período. Os dados apontam algumas mudanças nos períodos analisados, como o surgimento dos studios, unidades compactas que se concentram no município de São Paulo, e a reconcentração da produção na capital após um processo de desconcentração observado nos períodos anteriores. Mas o maior destaque nas dinâmicas imobiliárias na crise e na retomada é o crescimento na produção das unidades voltadas ao segmento econômico, sendo enquadradas nas categorias do programa Minha Casa, Minha Vida. Em ascensão desde o começo do século, esse tipo de unidade ganha força a partir da criação do programa, em 2009, e na crise e na retomada se consolida como principal produto imobiliário na região metropolitana de São Paulo. A análise da trajetória e da produção da Plano & Plano mostra que, além da parceria com a Cyrela, a empresa se beneficiou do reposicionamento para o segmento econômico e foco na região metropolitana de São Paulo, apresentando grande crescimento nos últimos anos. O levantamento das estratégias da Plano & Plano e de outras empresas do setor que abriram capital nos últimos anos indica que, ao contrário do que ocorreu na primeira onda de IPOs entre 2007 e 2009, procura-se expandir a produção, mas permanecendo nos segmentos e territórios de atuação em que já tinham experiência consolidada.

Tesis
1
  • CAMILA NASTARI FERNANDES
  • O planejamento urbano na cidade de São Paulo: persistências e mudanças institucionais ao longo de quatro décadas (1983-2020)

  • Líder : VANESSA ELIAS DE OLIVEIRA
  • Data: 03-may-2022


  • Resumen Espectáculo
  • Esta tese examina a configuração institucional dos órgãos de planejamento urbano na cidade de São Paulo entre 1983 e 2020. O objetivo é verificar como processos institucionais de longa duração se desenvolveram durante esse período, que incluiu a aprovação da Constituição de 1988 e do Estatuto da Cidade em 2001. Argumenta-se que a trajetória do setor foi marcada pela coexistência entre processos de persistências (path dependence) e de mudanças (gradual change) institucionais. O primeiro (processos de persistências) se refere à manutenção contínua de um modelo de planejamento baseado na regulamentação, expresso pelo lugar institucional de destaque que os instrumentos como o Plano Diretor e o Zoneamento receberam na secretaria competente ao longo do tempo. O segundo (processos de mudanças) se refere às mudanças graduais endógenas, classificadas em diferentes tipos conforme sua interação com as regras formais vigentes, destacadas em quatro casos: (i) no Departamento de Informações (DEINFO), (ii) no tratamento do princípio da Função Social da Propriedade (FSP) e sua respectiva área técnica, (iii) no Conselho Municipal de Política Urbana (CMPU) e (iv) na empresa pública de urbanização (EMURB/SP-Urbanismo). Demonstramos que as inovações – nos processos participativos, na transparência, na coibição da ociosidade imobiliária, nas formas de intervenção urbana – ampliaram as funções da burocracia sem, no entanto, substituírem o padrão regulatório persistente do setor, indicando, assim, a força do legado no planejamento urbano da capital paulista, já retratada pela literatura sobre décadas anteriores. Partindo da abordagem teórico-metodológica do neoinstitucionalismo histórico, foi desenvolvida uma pesquisa documental com base na análise histórico-comparativa dos dez governos municipais nas últimas quatro décadas. Esta investigação, marcada pela interdisciplinaridade, contribui para aproximar as agendas de pesquisa sobre os aspectos político-institucionais e o campo do planejamento.

2
  • EWERTON HENRIQUE DE MORAES
  • Análise Multicritérios para Novos Trens Turísticos: construção de um modelo de análise para projetos  no Brasil

  • Líder : SILVIA HELENA FACCIOLA PASSARELLI
  • Data: 12-ago-2022


  • Resumen Espectáculo
  • Os trens turísticos estão inseridos nas atuais estratégias do poder público para preservação do patrimônio ferroviário brasileiro. No Governo Federal, as ações aparecem em diferentes órgãos e estão relacionadas à gestão dos bens da extinta Rede Ferroviária Federal (RFFSA), sendo a Cartilha para Proposição de Trens Turísticos (2010) o principal exemplo desta relação. Além das recomendações e apoio formal a este tipo de projeto, o incentivo é visto também no direcionamento de verbas do Ministério do Turismo. Neste contexto, cresce a oferta do Turismo Ferroviário e, em paralelo, o número de novos projetos. Por outro lado, não faltam exemplos de dificuldades de implantação, tal como morosidade nas obras, depreciação das infraestruturas e até dúvidas sobre a sobrevivência da atração turística. Esta contradição nos levou ao interesse pelos limites do trem turístico como um modelo de uso do patrimônio. Nossa hipótese é que as necessidades legais e operacionais do setor ferroviário são os elementos determinantes para a implantação de um novo projeto, maiores que o potencial turístico ou interesse de preservação. Nesta lógica, elaboramos um modelo para análise e suporte a tomada de decisões baseado no método AHP (analytic hierarchy process). Com base na legislação específica, selecionamos nove itens obrigatórios para a autorização de circulação de um trem turístico no Brasil. A análise dos fatores contou com a opinião de 20 especialistas e o auxílio do software Super Decisions. Definidos os parâmetros, no último capítulo apresentamos uma aplicação prática, analisamos três projetos com pedidos de autorização em andamento na ANTT. Entre os resultados destacamos a maior relevância dos itens operacionais e uma fragilidade na legislação que amplia o peso das decisões dos concessionários ferroviários. A aplicação do modelo antecede os estudos de viabilidade e poderá auxiliar o poder público no direcionamento de recursos.

3
  • LUIZ HENRIQUE WERNECK DE OLIVEIRA
  • O CONFLITO ENTRE AEROPORTOS E CIDADES: O PAPEL DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL EM GRANDES METRÓPOLES MUNDIAIS – SÃO PAULO E LOS ANGELES

  • Líder : SILVANA MARIA ZIONI
  • Data: 01-sep-2022


  • Resumen Espectáculo
  • O conflito aeroportos versus cidades é inevitável, opõe usuários a não usuários, e demanda
    equacionar objetivos distintos na busca da justiça social através do planejamento e do
    zoneamento urbano. Aeroportos envolvem grandes investimentos de capital e produzem
    impactos ambientais, sociais e econômicos que transcendem seus limites. Conectam as escalas
    local e global, esta última alavancada pela hegemonia de políticas neoliberais na economia
    mundial. A aviação cresce exponencialmente, aumentando a demanda por capacidade
    aeroportuária e intensificando suas externalidades negativas. A pandemia de SARS-Cov-2
    apenas postergou tal tendência, pois já se registram recuperações de movimentações aos
    níveis pré-pandemia. As cidades hoje abrigam a maioria da população mundial e devem
    continuar crescendo, especialmente no Sul Global. A simultaneidade dessas tendências indica
    que o conflito tende a se agravar, impondo novos desafios aos planejadores. O planejamento
    urbano e o zoneamento são menos eficazes nos países do Sul Global do que nos países do
    Norte Global, onde se observam práticas e governança mais eficazes para lidar com o
    conflito, mesmo sem resolvê-lo. Comparou-se tal conflito e as respectivas governanças em
    São Paulo e em Los Angeles, pois ambas recusaram, em algum momento, um novo aeroporto,
    e ambas possuem um grande aeroporto obrigado a fechar à noite. Avaliaram-se as tipologias
    de usos do solo no entorno de dez aeroportos comerciais (4 em São Paulo e 6 em Los
    Angeles) quanto à compatibilidade com as atividades aeroportuárias. Constatou-se que os
    aeroportos de Los Angeles têm vizinhanças mais compatíveis com as atividades
    aeroportuárias, com uma população afetada por ruído aeronáutico muito menor do que em 3
    dos 4 aeroportos da Macrometrópole Paulista, onde, no entorno de alguns aeroportos há
    maiores densidades populacionais, seja pelo mercado formal de lançamentos imobiliários nas
    porções mais centrais, seja por autoconstrução nas porções mais periféricas. Ambos os países
    têm regulamentações federais muito parecidas, que não eliminam o conflito, mas permitem
    mitiga-lo através de ações como monitoramento contínuo de ruído com ampla transparência
    dos resultados, manutenção de canais de participação popular e registros de reclamações,
    obras de proteção acústica e até mesmo relocações involuntárias, comuns em
    Los Angeles, mas nunca iniciadas ou aplicadas em São Paulo.

4
  • SOLANGE ALVES DUARTE DOS SANTOS
  • PLANEJAMENTO E GOVERNANÇA DE ÁREAS PROTEGIDAS EM CENÁRIO DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS:
    ESTUDO DE CASO DA REGIÃO DO ALTO TIETÊ-CABECEIRAS, SP.

  • Líder : SANDRA IRENE MOMM SCHULT
  • Data: 19-oct-2022


  • Resumen Espectáculo
  • A pesquisa trata das áreas protegidas (unidades de conservação) enquanto instrumento de
    planejamento territorial e gestão ambiental em cenários de mudanças climáticas e como estas
    vêm afetando e são afetadas pelos processos de governança na região Alto Tietê-Cabeceiras,
    Região Metropolitana de São Paulo. As unidades de conservação estão previstas na Política
    Nacional de Meio Ambiente-Lei Federal nº 6.938/81 são consideradas instrumentos de
    planejamento e ordenamento territorial que se consolidaram com a implementação do
    Sistema Nacional de Unidades de Conservação. Nos territórios essas áreas fornecem serviços
    ecossistêmicos, protegem a biodiversidade e seus processos ecológicos e são consideradas
    estratégias mais eficientes para mitigação e adaptação dos efeitos das mudanças climáticas. O
    recorte territorial da pesquisa é a região do Alto Tietê-Cabeceiras, parte da Bacia do Alto Tietê,
    integrante da Macrometrópole Paulista. A região de estudo localiza-se em um importante eixo
    do desenvolvimento econômico do estado de SP, abriga importantes mananciais de
    abastecimento, é rica em biodiversidade e outros recursos naturais que cumprem a função de
    fornecimento de serviços ambientais e que contribuem para a melhora da qualidade de vida
    da população. A pesquisa tem seu foco na discussão sobre sistemas e práticas de
    planejamento territorial para as áreas protegidas (unidades de conservação), considerando a
    abordagem dos sistemas e práticas (cultura) de planejamento - Culturised Planning Model,
    compreendendo como alguns elementos deste modelo se relacionam ao tema áreas
    protegidas. Neste sentido, o objetivo da pesquisa é compreender o papel das áreas protegidas
    na adaptação e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, bem como os impactos destas
    nessas áreas, respondendo à questão, sobre como o instrumento áreas protegidas vem
    afetando e é afetado pelos processos de planejamento e governança na região do Alto Tietê-
    Cabeceiras. O percurso metodológico foi direcionado pela análise qualitativa incluindo,
    pesquisa bibliográfica e documental, observação-participante, aplicação de entrevistas,
    sistematização de dados e análise. A partir do diálogo realizado entre as teorias do
    planejamento e da governança e as experiências práticas sobre o tema de pesquisa, ratifica-se
    que as unidades de conservação são espaços multiníveis e multiescalares, onde ocorrem as
    práticas do planejamento, favorecendo a compreensão dos sistemas, porém ainda são pouco
    estudadas no campo do planejamento. Para além de sua função de conservação da
    biodiversidade, são também elemento estruturante no planejamento, não só como estratégias
    de controle do uso e ocupação do solo, mas inclusive, numa perspectiva de adaptação e
    aumento de resiliência para enfrentamento da emergência climática. Assim, precisam ser
    ressignificadas e fortalecidas enquanto espaços de governança.

5
  • LANA CAROLINA CORREA DANNA
  • Segundas residências e desigualdades na produção do espaço urbano litorâneo: análise e simulação de dinâmicas residenciais no município de Praia Grande (SP), Brasil. 




  • Líder : FLAVIA DA FONSECA FEITOSA
  • Data: 20-oct-2022


  • Resumen Espectáculo
  • As ocupações de segundas residências são altamente disseminadas ao longo das grandes aglomerações da costa brasileira. Mesmo com as controvérsias existentes, tal fenômeno é respaldado por características positivas no território, entre elas, benefícios para as economias regionais, estímulo ao valor patrimonial e cultural do território. Por outro lado, o fenômeno é questionado em virtude de acentuar o ritmo dos processos de especulação imobiliária e segregação espacial. A pesquisa objetiva compreender as dinâmicas do uso do solo, com ênfase nos espaços formais e informais de moradias e no impacto das segundas residências, na busca de aperfeiçoar estratégias de suporte ao planejamento territorial para tomada de decisão, por meio da modelagem e simulação computacional. A modelagem tem demonstrado grande potencialidade na análise das mudanças do uso do solo no espaço e tempo, sob a ótica de estruturar discussões, construir cenários, gerar hipóteses com fins a contribuir para os atuais desafios da agenda dos planejadores urbanos. A investigação dos padrões espaciais das transformações ocorridas no município de Praia Grande (SP) entre 2000 e 2010 e a construção dos cenários “tendencial” e “pessimista” resultaram em um prognóstico de continuidade no crescimento urbano baseado na segregação e exclusão social. Os resultados subsidiaram a construção, também, do cenário “otimista” como apoio à reflexão sobre as práticas de planejamento urbano por meio do seu zoneamento como visão propriamente dita. A pesquisa evidenciou que Praia Grande (SP), mesmo diante de processo de diminuição da representatividade das segundas residências, vem perdendo a oportunidade de fortalecer e incorporar à cidade a população mais vulnerável de baixa renda de forma mais justa e democrática. 

6
  • FLÁVIA SEIXAS LISBÔA
  • A segregação urbana na Região Metropolitana de São Paulo: Uma abordagem para mensuração com base no indivíduo incorporando contextos geográficos e temporais

  • Líder : FLAVIA DA FONSECA FEITOSA
  • Data: 15-dic-2022


  • Resumen Espectáculo
  • Estudos que buscam mensurar a segregação urbana são tradicionalmente desenvolvidos a partir de uma abordagem baseada no lugar, que adotam o espaço residencial como referência. No entanto, a literatura tem chamado atenção para o fato que o local e o tempo em que as pessoas permanecem em distintos espaços realizando suas atividades cotidianas variam de indivíduo para indivíduo, o que implica em experiências diferenciadas de segregação pelo território. Essa mudança na forma de analisar a segregação permite a compreensão do fenômeno como uma experiência individual e não apenas como uma característica do lugar. Para que essas questões possam ser incorporadas nos estudos sobre o fenômeno, sua mensuração deve ser operacionalizada por meio de medidas individualizadas, isto é, baseadas no indivíduo. Dessa forma, frente aos desafios de incorporar o indivíduo como unidade de análise e somado às limitações impostas pelos tipos de dados necessários para essa investigação, este trabalho desenvolveu estratégias metodológicas para a analisar e medir a segregação individual em vários contextos geográficos e temporais, considerando dados disponíveis para a realidade brasileira. A efetividade da métrica individual de segregação desenvolvida foi analisada através de um estudo de caso sobre a Região Metropolitana de São Paulo, a partir do qual foram observadas alterações nos níveis de segregação entre e intra grupos sociais em diferentes períodos do dia, bem como identificados perfis de indivíduos que experienciam a segregação de forma mais acentuada em um mesmo grupo social e entre os grupos sociais. A adoção de uma métrica individual de segregação se mostrou eficaz em capturar a natureza individual e temporal da segregação enquanto experiência, bem como em revelar aspectos interseccionais do fenômeno. A análise combinada do isolamento e os atributos de identidade dos indivíduos permitiu a visualização de perfis da população cujas condições socioeconômicas e de onde realizam suas atividades, tanto diurnas quanto noturnas, reduzem ainda mais as chances de acessar oportunidades, melhorar seus níveis de sociabilidade e diminuir suas desigualdades. Resultados alcança-dos a partir da análise empírica da segregação urbana possibilitada pela perspectiva individual, abrem caminhos importantes para pesquisas mais aprofundadas sobre o fenômeno e para a compreensão e redução de desigualdades sociais no território. 

2021
Disertaciones
1
  • RAFAEL DE SORDI ZANOLA
  • plano de regularização fundiária de interesse social: concepções e práticas 

  • Líder : LUCIANA NICOLAU FERRARA
  • Data: 14-ene-2021


  • Resumen Espectáculo
  • A urbanização brasileira não foi acompanhada pela elaboração e implementação de políticas públicas governamentais capazes de suprir a demanda de habitação para a classe operária à medida que os centros urbanos cresciam. Nesse contexto a população pobre acaba sendo expulsa das áreas de interesse do capital e relegada a espaços de pouca ou nenhuma relevância comercial, constituindo assentamentos em áreas ambientalmente protegidas, periferias distantes e imóveis abandonados nos centros das cidades. A organização social demandante de garantia jurídica à posse e da implantação de infraestrutura básica nas áreas ocupadas resultou no engendro de formas de flexibilização dos parâmetros urbanísticos rigidamente estipulados na Lei federal de parcelamentos urbanos, Lei nº 6.766/79, para a fixação da população nos locais de ocupação respeitando a tipicidade da ocupação, bem como permitiu a gestão popular das ações do poder público com obras de melhoria urbanística: as ZEIS. Atualmente, a necessidade de elaboração do instrumento do Plano de Regularização Fundiária para as ações de urbanização e regularização fundiária de ZEIS é uma realidade na legislação de muitos municípios que avançaram na implantação da política pública de habitação de interesse social e na política de regularização fundiária. Ocorre que muito pouco foi escrito especificamente sobre o instrumento e sua elaboração e aplicação permanecem sendo realizadas sem um aprofundamento teórico capaz de embasar a escolha por um conteúdo mínimo, as etapas necessárias de participação popular em sua elaboração e o alcance de suas determinações. Essa lacuna teórica acaba por refletir na possibilidade de procedimentos de elaboração de planos permeados de incertezas em relação à sua conformação. O presente estudo tem a finalidade, portanto, de contribuir ao conhecimento do instrumento e reforçar sua utilização na busca pela efetivação dos direitos à moradia e à cidade.

2
  • SIMONE RITA MONTEIRO
  • CARTAS GEOTÉCNICAS DE APTIDÃO À URBANIZAÇÃO: ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE RIBEIRÃO PIRES/SP

  • Líder : FERNANDO ROCHA NOGUEIRA
  • Data: 04-may-2021


  • Resumen Espectáculo
  • Esta dissertação tem como intuito investigar se novos mecanismos e práticas de uso e ocupação do solo urbano foram desencadeados após a elaboração e conclusão das cartas geotécnicas de aptidão à urbanização, identificar os desafios encontrados para sua implementação e indicar possíveis medidas que poderão sanar as dificuldades encontradas. Para o presente trabalho, o objeto de pesquisa foi o município de Ribeirão Pires/SP. Trata-se de um estudo de caso, com análise mista de dados quantitativos e qualitativos. A metodologia a ser aplicada será de caráter documental, com revisão crítica de bibliografia temática, pesquisa de documentos elaborados e visitas a campo.

3
  • MATHEUS GRACIOSI PINTO
  • A trajetória de construção da política de urbanização de favelas no Município de Santo André e as intervenções na favela Tamarutaca

  • Líder : ROSANA DENALDI
  • Data: 04-ago-2021


  • Resumen Espectáculo
  • O ABC Paulista é uma das regiões pioneiras no país na implementação de políticas voltadas à urbanização de favelas, e o Município de Santo André se destaca pelos avanços e inovação nesse campo. A presente pesquisa teve como objetivo conhecer e analisar as estratégias e metodologias de urbanização de favelas adotadas em Santo André, desde 1990, e verificar de que forma o município enfrentou a complexidade e as limitações inerentes a esse tipo de intervenção. A pesquisa contou com dois níveis de abordagem territorial. No nível municipal, buscou-se recuperar a trajetória da política de urbanização de favelas, e, no nível da favela Tamarutaca, identificou-se o conjunto de intervenções ocorridas no período de estudo. Para tanto, foram realizadas pesquisa bibliográfica e documental, além de entrevistas com dirigentes e técnicos municipais e lideranças e moradores da Tamarutaca. Ao longo de três décadas de intervenção, marcadas por mudanças na configuração da favela, no modelo de gestão da política local e nas possibilidades de financiamento, a urbanização da favela Tamarutaca resultou na melhoria da qualidade de vida e da moradia da maioria de seus habitantes. Contudo, permanecem problemas associados à violência, reocupação de áreas de risco, manutenção e controle urbano. Conclui-se que as urbanizações de favelas são processos longos e complexos, e o sucesso das intervenções envolve diversos fatores, destacando-se: qualidade da participação da população, ação integrada e intersetorial, presença contínua do Estado no território e coordenação interfederativa.

4
  • CARLOS ALBERTO PINHEIRO DE SOUZA
  • Guarapiranga, Bacia Desgovernada?

  • Líder : RICARDO DE SOUSA MORETTI
  • Data: 17-dic-2021


  • Resumen Espectáculo
  • A pesquisa visa analisar o processo e conflitos dentre eles, a questão da moradia e ambiental, do uso e ocupação do solo da bacia da Guarapiranga na Região Metropolitana de São Paulo e contribuir para avaliação da dimensão de integração da gestão da bacia por meio da avaliação de seus instrumentos: fiscalização municipal e fiscalização integrada, previstas na Lei Estadual nº 12.233/2006, e seu Decreto n° 51.686/2007, após 15 anos de vigência (2006/2021). Será analisado em maior profundidade o município de Embu-Guaçu, adotado como estudo de caso. Destas questões surge o título: “Guarapiranga, Bacia Desgovernada? ”.

     

Tesis
1
  • SARA REBELLO TAVARES
  • A Macrometrópole paulista: emergência de uma nova categoria sócioterritorial

  • Líder : GERARDO ALBERTO SILVA
  • Data: 29-ene-2021


  • Resumen Espectáculo
  • O presente trabalho insere-se no debate sobre dinâmicas territoriais. Parte da constatação que os processos de desconcentração industrial e metropolização, a partir de 1970, resultaram na formação da Macrometrópole Paulista. Apesar de formada por um recorte institucional composto por cinco regiões metropolitanas e duas aglomerações urbanas, totalizando cento e setenta quatro municípios, o arranjo urbano-regional da MMP não se constitui apenas uma aglomeração de metrópoles, mas também uma coleção de subúrbios, representados por um conjunto de municípios que orbitam e dependente das cidades que sustentam e dinamizam os fluxos e relações promovendo integração com a metrópole principal. A MMP está intimamente ligada aos temas da industrialização, urbanização, globalização, desenvolvimento econômico, social e cultural, que permeiam os processos urbano-regionais fundamentalmente ligados a natureza processual das cidades-regiões, como territórios de lócus produtivo, logístico, de fluxos e mobilidades e integrado a dinâmicas globais do capitalismo. Diante a re-emergência desta categoria territorial no debate nacional brasileiro, assinalamos à necessidade de pensar os territórios macrometropolitanos em transição, uma expressão e materialização urbana-regional produto das relações de urbanização contemporânea característica das relações capitalistas.

2
  • ALUIZIO MARINO
  • CARTOGRAFIAS EM DISPUTA: ALTERNATIVAS AO PLANEJAMENTO URBANO

  • Líder : GERARDO ALBERTO SILVA
  • Data: 10-jun-2021


  • Resumen Espectáculo
  • As cartografias sempre estiveram em disputa, entretanto, essas disputas se tornaram ainda mais evidentes a partir do alargamento do campo cartográfico, promovido inicialmente pelas cartografias sociais e ampliado posteriormente com a entrada das tecnologias digitais de mapeamento. Dentre as inúmeras disputas em torno cartografia, nas últimas duas décadas verificamos a emergência de ativismos cartográficos onde ativistas e pesquisadores produzem mapeamentos para denunciar violações de direitos, viabilizar redes de solidariedade e construir planos populares. Serão apresentadas ao longo dessa tese duas experiências de ativismos cartográficos, que são também registros de uma pesquisa-ação, onde o autor é sujeito ativo das experiências descritas. A hipótese central dessa pesquisa é de que: no interior de experiências de ativismos cartográficos se desenvolvem alternativas ao planejamento urbano. Para tanto, parte do pressuposto que não basta incorporar essas experiências cartográficas no modelo de planejamento urbano estatal vigente, mas que a elaboração e execução do planejamento nas cidades constituam-se como processo político pedagógico, no qual as técnicas de mapeamento estejam à disposição dos grupos que vivem ou atuam nos territórios, sempre respeitando a autonomia individual e coletiva, ou seja, a condição das pessoas decidirem sobre o destino do seu território. As experiências descritas proporcionam leituras territoriais que se contrapõem aos diagnósticos urbanísticos tradicionais, na maioria das vezes genéricos e descolados do território. Para tanto mobilizam escalas, conhecimentos e narrativas, que embora ignoradas pelos planos urbanísticos, são fundamentais para a configuração de planos populares e alternativas ao planejamento urbano.

3
  • PAULA CIMINELLI RAMALHO
  • AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL EM DIÁLOGO COM O CAMPO DO PLANEJAMENTO: o caso das obras de aproveitamento de recursos hídricos para a Macrometrópole paulista

  • Líder : SANDRA IRENE MOMM SCHULT
  • Data: 26-nov-2021


  • Resumen Espectáculo
  • O objetivo da pesquisa é discutir a aplicação da Avaliação de Impacto Ambiental (AIA), em diálogo com reflexões oriundas do campo do planejamento. São estudados os processos de licenciamento ambiental (LA) das obras de aproveitamento de recursos hídricos para a Macrometrópole paulista (MMP) que tramitaram durante a crise hídrica de 2013-2015. Nesse período, uma seca atípica impactou a região e comprometeu o sistema de abastecimento de água, o que demandou a realização de obras emergenciais, submetidas ao LA com a premência de conclusão das aprovações. Na análise da aplicação da AIA, contribuições do campo do planejamento indicam a necessidade de considerar variáveis contextuais e de compreender os paradigmas que determinam o modo de funcionamento dos sistemas de planejamento, no caso, dos sistemas de avaliação ambiental. A perspectiva analítica proposta buscou incorporar essas contribuições. A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa e a metodologia contempla, além da revisão de literatura, pesquisa documental e entrevistas com atores que participaram dos processos de LA em diferentes papéis. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo, com apoio do software MAXQDA®. Observa-se que o contexto de urgência evidenciou fragilidades já apontadas pela literatura sobre os processos de AIA no Brasil, entre elas: a insuficiência na capacidade técnica e institucional, a baixa efetividade da participação pública e problemas na interlocução com órgãos intervenientes. Além disso, verifica-se que a aplicação da AIA e do LA revela demandas que extrapolam suas funções originais. Com isto, os resultados obtidos sugerem que reflexões sobre teorias, modelos e abordagens de planejamento podem contribuir para aprofundar a compreensão sobre a natureza e a trajetória da AIA. Os casos estudados refletem a racionalidade técnico científica característica dos sistemas de avaliação ambiental e demonstram o potencial de insurgências como formas de enfrentamento aos modelos de planejamento hegemônicos. Conclui-se, assim, pela necessidade de extrapolar a visão instrumental e de considerar os desafios intrínsecos à complexidade do tema, especialmente num cenário de incertezas climáticas. Por fim, considera-se a importância de que, no contexto nacional atual, em que a política ambiental está ameaçada, sejam mantidos o caráter preventivo dos instrumentos e a estrutura mínima de funcionamento dos sistemas de avaliação ambiental, para que, futuramente, possa haver avanços.

2020
Disertaciones
1
  • RAFAEL ALVES CORRADI
  • O legado olímpico do Rio de Janeiro: entre o marketing urbano, as obras realizadas e a percepção dos atores locais em Deodoro

  • Líder : GERARDO ALBERTO SILVA
  • Data: 24-ene-2020


  • Resumen Espectáculo
  • Nos últimos anos diversas publicações têm demonstrando como os discursos do governo carioca, relacionados aos Jogos Olímpicos de 2016, têm se mostrado altamente contraditórios e omissos. Porém, a maior parte destes estudos exploram os resultados em áreas onde há intenção de lucro sobre a valorização da terra. Cenário este que não ocorre em Deodoro, uma área de contraste com o perfil das regiões que recebem megaeventos esportivos, resultando em uma carência de informações a respeito do objeto. Diante disso, esta proposta de pesquisa busca investigar e analisar o discurso de legado olímpico em Deodoro, apresentado pelo governo municipal, e comparar com as obras realizadas e a percepção de diversos atores desta região.

2
  • PAULA BURGARELLI CORRENTE
  •  A produção do espaço urbano e os Stakeholders envolvidos na infraestrutura da cidade de São Paulo: uma análise da atuação do Fundo de Desenvolvimento Urbano

  • Líder : MARCOS BARCELLOS DE SOUZA
  • Data: 11-feb-2020


  • Resumen Espectáculo
  • O Estatuto da Cidade de 2001 trouxe uma série de avanços urbanos passíveis de aplicação pelos municípios brasileiros através de seus instrumentos instituídos, entre eles, a Outorga Onerosa do Direito de Construir - OODC. Seus objetivos e impactos já podem ser levantados uma vez que, no caso do município de São Paulo, o instrumento citado acima completa em 2020 18 anos de aplicação. Não previsto no EC, por sua vez, o Fundo de Desenvolvimento Urbano – FUNDURB carrega a mesma importância, indo além: estabelece uma arena democrática e transparente de distribuição dos recursos originários quase que exclusivamente da OODC e de demais fontes vinculadas ao fundo para, ancorado na função social da propriedade, promover os investimentos necessários em detrimento a mais valia urbanística: é a gestão social da valorização da terra.  O ordenamento e aplicação de ambos os instrumentos, no entanto, implica na presença e influência, direta e indireta, de diversos atores sociais e políticos vinculados a temática. Isto posto, coube a esta presente dissertação o levantamento e identificação dos stakeholders, categorizados dentro dos Capitais do Urbano (Marques, 2015) que atuam em três períodos da mesma política, a saber: 1. etapa arrecadatória da OODC, passando pela 2. arena distributiva dos recursos pleiteados pelo executivo municipal, terminando com os 3. prestadores de serviço que produzem os diretrizes do planejamento urbano vinculados aos objetivos do Plano Diretor Estratégico então vigente.

3
  • LIVIA STEFÂNIA ROSSETO
  • A CULTURA COMO ABORDAGEM PARA A ANÁLISE DAS PRÁTICAS NO CAMPO DO PLANEJAMENTO TERRITORIAL

  • Líder : SANDRA IRENE MOMM SCHULT
  • Data: 12-feb-2020


  • Resumen Espectáculo
  • O processo de planejamento é um conjunto de práticas que reflete estilos, prioridades de grupos sociais e de atores, bem como valores e crenças em um determinado território.  Essa dimensão cultural resulta em diferentes visões sobre as práticas e influencia na permanência e na transformação dos sistemas de planejamento. Para abranger essa dimensão, estudos vêm sendo produzidos naquilo que se tem denominado como cultura de planejamento.  Assim, o objetivo da dissertação é compreender, a partir da revisão de produções científicas, o uso da abordagem da cultura do planejamento (planning culture approach - PCA) como enquadramento teórico metodológico para análise das práticas no campo de planejamento territorial. A partir da revisão bibliográfica da PCA e de estudos do campo no Brasil realizou-se o exercício metodológico de análise da cultura do planejamento no contexto brasileiro. 

4
  • NILCIO REGUEIRA DIAS
  • RUMO À FINANCEIRIZAÇÃO DO SOLO CRIADO? Crítica às adaptações da Operação Urbana Consorciada

  • Líder : JEROEN JOHANNES KLINK
  • Data: 13-feb-2020


  • Resumen Espectáculo
  • Motivado pela identificação de semelhanças na modelagem adotada nas mais recentes propostas de grandes projetos urbanos que se utilizam do instrumento urbanístico Operação Urbana Consorciada, este trabalho apresenta os resultados da pesquisa que se inicia pela contextualização deste modelo no processo de evolução deste instrumento e, por meio dessa análise e de uma breve revisão da literatura nacional e internacional, explora a crescente penetração das métricas financeiras na atuação do Estado em geral (via a regulação e financiamento), e no planejamento territorial em particular. A recente proposição da Operação Urbana Consorciada Bairros do Tamanduateí, no município de São Paulo, apresenta características que revelam a revisão do modelo até então adotado naquela cidade e sua análise enquanto estudo de caso contribui para a compreensão deste processo de adaptação que dialoga com o processo mais amplo denominado financeirização. Dessa forma a dissertação procura explorar o papel dos diversos agentes na concepção e modelagem destes grandes projetos urbanos, a implementação e adaptação deste instrumento urbanístico e sua imbricação com instrumentos financeiros e de gestão e contribuir para compreensão do processo constituinte de Financeirização em escala urbano-metropolitana no país.

5
  • JOSÉ DONATO DA SILVA
  • Intervenções nos córregos da Ponte Baixa e Jardim Letícia – soluções de drenagem, direito à moradia e integração territorial

  • Líder : ROSANA DENALDI
  • Data: 14-feb-2020


  • Resumen Espectáculo
  • Esta dissertação estudou os efeitos da intervenção nos córregos da Ponte Baixa e Jardim Letícia, localizado na zona sudoeste da cidade de São Paulo, com o entorno dos córregos ocupados por moradias precárias e em situações de risco de inundações que os moradores estavam expostos. As soluções habitacionais e reassentamento de famílias removidas, nos levam a investigar quais critérios foram adotados para a prática de remoção, quais medidas foram executadas para garantir reassentamento próximo ao local que residiam e o tratamento da precariedade nas favelas remanescentes.

    Também serão estudados os fatores históricos e socioambientais que levaram a canalização dos córregos da Ponte Baixa e Jardim Letícia, a construção da avenida Luiz Gushiken tratamento dos riscos de inundações. Pretende-se contribuir com a investigação proposta, ampliar conhecimentos de casos que as remoções foram inevitáveis, os riscos de não integrar políticas públicas de urbanização de favelas nas intervenções em cursos d’água e quais soluções podem garantir consequentemente a integração territorial em programas de drenagens e urbanização de favelas.

6
  • LUCAS DANIEL FERREIRA
  •  

    A Liquidez da água: Um Estudo De Caso Sobre O Fundo Municipal De Saneamento Ambiental e Infraestrutura De São Paulo

  • Líder : MARCOS BARCELLOS DE SOUZA
  • Data: 14-feb-2020


  • Resumen Espectáculo
  • Esta dissertação propõe-se a fazer uma análise crítica sobre a política de saneamento no Município de São Paulo, com enfoque para a articulação entre a atuação da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo e o Fundo Municipal de Saneamento Ambiental e Infraestrutura – FMSAI. Partindo da contextualização da evolução histórica da política de saneamento no Brasil, considerando seu caráter interfederativo, evidencia-se um processo de neoliberalização do Estado e, por consequência, uma alteração do papel fundo público na garantia dos direitos sociais. No caso de São Paulo, os dispositivos regulatórios da governança corporativa adotados pela SABESP, a partir de sua abertura de capital e reforçados pelo contrato de prestação de serviços entre o Município e o Estado de São Paulo, representam um ponto de inflexão para uma nova forma de penetração de lógicas e métricas financeiras na política pública. A partir de entrevistas e dados orçamentários, a relevância do Fundo Municipal de Saneamento Ambiental e Infraestrutura do Município de São Paulo na busca pela universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário foi testada considerando duas dimensões essenciais: os investimentos ao longo do tempo e sua distribuição no território.     

7
  • OLIVER CAUÃ CAUÊ FRANÇA SCARCELLI
  • LIBERDADE INTERDITADA: o processo decisório do traçado da Linha 1 - Azul do Metrô de São Paulo

  • Líder : SILVANA MARIA ZIONI
  • Data: 15-feb-2020


  • Resumen Espectáculo
  • A pesquisa analisa o processo de definição do traçado da Linha 1 Azul do Metrô de São Paulo, interpretando as influências dos agentes públicos e privados e de manifestações da sociedade civil (atos de rua, abaixo-assinados, notas na imprensa, etc.). Através de entrevistas com técnicos e dirigentes da Companhia do Metropolitano e da leitura de jornais, revistas especializadas e relatórios do Metrô, verificamos  o grau de atendimento a demandas econômicas, urbanas e de mobilidade da população.

8
  • RODRIGO JOSE PAIXÃO
  • Desafios para a consolidação de um comum: o caso da Fazenda Cachoeira, Vinhedo - SP Brasil

  • Líder : VANESSA LUCENA EMPINOTTI
  • Data: 17-feb-2020


  • Resumen Espectáculo
  • Os notórios efeitos das políticas neoliberais têm contribuído com a
    emergência de importantes reflexões teóricas e práticas sobre o “comum”,
    nos ambientes políticos e acadêmicos. A privatização e a degradação
    sistemática de recursos naturais, junto com a retirada de direitos
    sociais e de ativos públicos são as principais expressões desta
    política. A grande relevância de bens, serviços, direitos e ecossistemas
    de interesse coletivo que foram alvos de espoliações e cercamentos, ao
    longo das últimas décadas, e a ampliação das desigualdades sociais e
    territoriais que têm sido presenciadas, justificam a notoriedade do
    debate sobre os “comuns”. Esta dissertação tem como horizonte os
    desafios para a formação e consolidação dos comuns nas cidades, frente
    às dinâmicas sócio-políticas que se expressam nos regimes de
    propriedades socialmente reconhecidos. A pesquisa se dá a partir da
    análise do caso específico de uma fração do território do município de
    Vinhedo-SP, com o objetivo de entender, a partir de um estudo de caso,
    como o comum é constitui e quais fatores e variáveis atuam no sentido
    contrário. Com base no acúmulo teórico acerca deste tema, será
    problematizada sua definição contemporânea e os respectivos parâmetros
    que constituem o fenômeno. O objeto empírico proposto, a Fazenda
    Cachoeira, é um território que possui características de um comum não
    consolidado, constituído historicamente em um espaço híbrido, com uma
    propriedade privada combinada com áreas públicas e bens tombados. Por
    razões e fatores históricos e contemporâneos, parcela importante do
    antigo latifúndio, de onde se originou o município, resistiu às diversas
    ofensivas de interesses imobiliários e se converteu em uma fração do
    território resistente à mercantilização e principal área de convivência
    da cidade. De outro lado, mesmo tendo garantias legais, presença de
    áreas públicas circunscritas na propriedade, represas e nascentes que
    garantem parte do fornecimento de água, e sendo relevante para a
    integração do espaço urbano, para a cultura, para a preservação
    ambiental, para o turismo e para o lazer, ainda pode se tornar um
    loteamento fechado. Ao estudar como esta área pode se consolidar
    enquanto um comum, se buscará compreender a sua relação com os regimes
    de propriedade  e os desafios para que este objetivo se concretize. Para
    tanto, além da revisão bibliográfica, metodologicamente foram realizadas
    buscas arquivísticas, incursões exploratórias, análise de dados,
    sistematização de informações e da teoria. O estudo indicou que a
    consolidação ou não de um comum se constitui a partir da atribuição de
    usos a uma área específica, por diferentes atores sociais, que interagem
    com os regimes de propriedade.

9
  • FERNANDA MENEGARI QUERIDO
  • O “NOVO” AJUSTE URBANO E A VISÃO DO BID PARA DESENVOLVIMENTO URBANO SUSTENTÁVEL NAS CIDADES BRASILEIRAS: Análise do programa Iniciativa Cidades Emergentes Sustentáveis (ICES)

  • Líder : MARCOS BARCELLOS DE SOUZA
  • Data: 15-may-2020


  • Resumen Espectáculo
  • Desde os anos 80, os “Bancos Multilaterais de Desenvolvimento”, através da agenda de ajuste estrutural, financiam políticas públicas urbanas na América Latina (AL), impondo modelos de intervenção e uma nova agenda urbana, além de promover padrões urbanísticos baseados em reformas neoliberais, ajustes fiscais e modelos de gestão empresarial de cidades. A partir de 2010, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) implementa o programa Iniciativa Cidades Emergentes Sustentáveis (ICES). O objetivo é investigar o papel dos Bancos Multilaterais de Desenvolvimento nas políticas de desenvolvimento urbano no Brasil para explorar as mudanças nas políticas de ajuste estrutural e analisar como a questão da sustentabilidade urbana é incorporada por essas agências, utilizando enquanto estudo de caso o ICES.

10
  • JEAN PAULO BENTO
  • Deslocamentos pendulares no Grande ABC: um estudo sobre a evolução da pendularidade entre os Censos Demográficos de 2000 e 2010

  • Líder : LEONARDO FREIRE DE MELLO
  • Data: 20-may-2020


  • Resumen Espectáculo
  • A mobilidade pendular constitui um fenômeno relevante entre os fluxos populacionais das regiões metropolitanas e é resultado de processos de produção e apropriação do espaço urbano. A proposta dessa pesquisa é analisar os deslocamentos pendulares de uma sub-região da Região Metropolitana de São Paulo: o Grande ABC. Além do destaque dessa sub-região no processo de desenvolvimento industrial, nacional e regionalmente, estudos baseados nos Censos Demográficos de 2000 e 2010 indicam que o Grande ABC possui um padrão de mobilidade pendular específico se comparado às outras sub-regiões da RMSP. O objetivo desta pesquisa é identificar fatores que determinaram o padrão de mobilidade pendular ou que alteraram esse padrão no Grande ABC, no período de 2000 a 2010. Para investigar esses fatores serão analisados dados socioeconômicos e demográficos dos sete municípios que compõem o Grande ABC, entre 2000 e 2010, e os fluxos pendulares internos e externos em relação a essa sub-região.

11
  • FÁBIO DE SANTIS CAMPOS
  • AGRICULTURA URBANA E A NATUREZA SOCIAL NA MANUTENÇÃO DE INFRAESTRUTURAS VERDES. Estudo de caso da Associação de Agricultores da Zona Leste, no distrito São Mateus, zona leste de SP.

  • Líder : LUCIANA RODRIGUES FAGNONI COSTA TRAVASSOS
  • Data: 15-sep-2020


  • Resumen Espectáculo
  • Esta dissertação trata de uma investigação da agricultura urbana na manutenção de infraestruturas verdes, com um enfoque fundamentado na abordagem da ecologia política. Dessa forma pretende compreender quais as dimensões sociais, políticas e ecológicas das infraestruturas verdes, os serviços ecossistêmicos associados, e as relações de socionatureza da agricultura urbana. Como estudo de caso, será apresentada a agricultura urbana do ponto de vista da Associação de Agricultores da Zona Leste - AAZL, localizada em São Mateus, distrito periférico no extremo leste da cidade de São Paulo. Formada em sua maioria por agricultoras urbanas, mas também com participação de agricultores e outros associados. A Associação tem como princípio a transição agroecológica e estabelece importantes parcerias com a sociedade além de instituições públicas e privadas. Na dissertação foi articulada a abordagem da agroecologia, pela afinidade do pesquisador com a temática, mas também para contextualizar a importância da transição agroecológica no contexto da agricultura urbana, colocando luz nos processos de uma agricultura que ao mesmo tempo é social e ecológica.

12
  • CAIO CESAR MARINHO RODRIGUES DE SOUZA
  • TERRITÓRIOS CRIATIVOS PAULISTANOS: perspectivas e conflitos da economia criativa na área central de São Paulo

  • Líder : GERARDO ALBERTO SILVA
  • Data: 17-sep-2020


  • Resumen Espectáculo
  • Esta pesquisa busca compreender como a economia criativa, fenômeno
    econômico do final do século XX, que utiliza as forças da cultura atrelada a tecnologia
    e inovação, está reconfigurando os espaços das cidades. Para analisar tais
    desdobramentos nos territórios urbanos, este estudo utilizará como recorte territorial,
    o centro da cidade de São Paulo, especificamente a Avenida Paulista, Rua Augusta
    e Praça Roosevelt, buscando analisar se estes locais se configuram dentro da
    dinâmica global dos “territórios criativos”.
    Justifica-se esse recorte nos territórios mencionados, pois apresentam grande
    existência de atividades e equipamentos culturais e criativos, presença de coletivos
    culturais, artistas de rua, turistas e membros da “classe criativos” e também por
    serem espaços democráticos e tolerantes de consumo de diferentes “tribos urbanas”,
    gerando alguma forma de inclusão social.
    Por fim, espera-se compreender e refletir qual é a importância da economia
    criativa nos territórios estudados e entender as perspectivas e conflitos dessa
    estratégia na região central de São Paulo, através das percepções e vivencias dos
    usuários destes territórios.

13
  • RENATA ELOAH AGUIAR MOREIRA
  • NEOEXTRATIVISMO E O DESLOCAMENTO FORÇADO EM TERRITÓRIOS DE MINERAÇÃO: OS CASOS DOS MEGAEMPREENDIMENTOS DA SAMARCO (VALE/BHP BILLITON) E DA ANGLO AMERICAN EM MINAS GERAIS

  • Líder : GERARDO ALBERTO SILVA
  • Data: 02-oct-2020


  • Resumen Espectáculo
  • Essa dissertação tem como objetivo contribuir com a discussão sobre a relação
    entre o neoextrativismo e o deslocamento forçado em territórios explorados pela
    megamineração, por meio de estudos de caso das operações dos
    empreendimentos minerários das empresas Samarco (Vale/BHP Billiton) e Anglo
    American. No caso da Samarco (Vale/BHP Billiton), foram analisados os
    deslocamentos causados pelo rompimento de uma barragem de rejeitos de
    minério. Onde pode ser percebido dois padrões de deslocamentos: pessoas que
    perderam sua moradia com a passagem da lama e pessoas que estão perdendo
    suas moradias com o processo de reparação dos danos causados pelo
    rompimento. No caso da Anglo American, foram analisados os deslocamentos
    causados pela implantação do empreendimento, bem como, os deslocamentos
    causados processo crônico de espoliação dos ativos territoriais com os impactos
    gerados da operação da mineradora. Com isso, pode-se perceber que a escolha
    do desenvolvimento que se apoia na extração mineral, multiplicando os
    megaempreendimentos mineradores, está gerando uma crise de deslocamento
    forçado de populações rurais e urbanas dos territórios onde existe essa
    exploração.

Tesis
1
  • RAQUEL PAIVA GOMES
  • Mais que construir casas: interdependência entre provisão pública de moradias e trabalho social

  • Líder : ROSANA DENALDI
  • Data: 29-ene-2020


  • Resumen Espectáculo
  • Essa tese dedicou-se em analisar e compreender as origens e a trajetória histórica da interdependência entre provisão pública de moradias e o trabalho social no Brasil. Para enfrentar esse desafio e apreender como essa articulação se disseminou na formulação e implementação das intervenções habitacionais, essa pesquisa de doutorado partiu para uma investigação mais ampla, a partir das experiências originárias dos reformadores sociais britânicos Octavia Hill, Samuel Barnett e Charles Booth cujas metodologias foram amplamente difundidas e aplicadas em diversas cidades da Europa (Berlin, Dundee, Amsterdã, Seine), Estados Unidos (Chicago, Nova York, Filadélfia) e África do Sul (Cidade do Cabo). As evidências históricas indicam que essas iniciativas filantrópicas e todo o arsenal teórico e seus respectivos fundamentos inspiraram e também serviram de modelo para as intervenções estatais brasileiras. Para compreender melhor esse processo, foram identificadas, selecionadas e inventariadas experiências nacionais consideradas precursoras e as emblemáticas que marcaram a política nacional de habitação ao longo de 1930 a 2014. 

2
  • LEONEL DE MIRANDA SAMPAIO
  • ECONOMIA POLÍTICA E DESENVOLVIMENTISMO NOS GOVERNOS DO PARTIDO DOS TRABALHADORES (2003-2014): um estudo de caso das políticas de incentivo ao setor naval e seus reflexos na região de Suape-PE

  • Líder : JEROEN JOHANNES KLINK
  • Data: 30-ene-2020


  • Resumen Espectáculo
  • O objeto da tese é a estratégia adotada pelos presidentes Lula e Dilma Roussef visando à promoção do desenvolvimento socioeconômico do Brasil ao longo do período 2003-2014. O trabalho parte de um panorama histórico das políticas desenvolvimentistas e do debate teórico sobre a promoção do desenvolvimento no Brasil, desde o início do século XX. Este mesmo debate é trazido para o século XXI, tanto sob o ponto de vista teórico quanto pela discussão sobre a linha geral das políticas social-desenvolvimentistas aplicadas no Brasil pelo Partido dos Trabalhadores – com estudo de caso aprofundado da política de promoção à exploração e produção de petróleo e gás (EPPG) e cadeia produtiva associada. A Petrobrás e suas subsidiárias se tornaram uma importante força motriz da indústria brasileira, devido ao lançamento de programas de renovação da frota de navios de apoio e petroleiros, maior demanda por plataformas devido ao crescimento progressivo da produção, e aumento das exigências de conteúdo local nos leilões da ANP a partir de 2004. Tais fatores, somados à oferta de fundos por BNDES e FMM, culminaram num renascimento temporário do setor naval, com importantes reflexos na cadeia produtiva associada. A tese ilustra os resultados de tais políticas especialmente na região Nordeste do país (no entorno de Ipojuca-PE, onde está o Estaleiro Atlântico Sul). São enfatizadas as mais importantes contradições da política econômica petista: de um lado criava uma gama de incentivos à indústria brasileira – como as regras de conteúdo local mínimo, geração de demanda e a farta oferta de recursos por parte do BNDES. De outro, eram mantidos os juros em patamares altos, e a moeda brasileira permanecia sobrevalorizada, havendo muitas facilidades para as importações, com impactos importantes na balança comercial e criando dificuldades para a indústria brasileira.

3
  • LEANDRO DA SILVA ALONSO
  • O LUGAR DA IDENTIDADE E DA MEMÓRIA NAS PRÁTICAS DE PLANEJAMENTO URBANO: O caso do projeto Alegra Centro em Santos

  • Líder : SILVIA HELENA FACCIOLA PASSARELLI
  • Data: 28-jul-2020


  • Resumen Espectáculo
  • O presente trabalho tem como objetivo analisar o papel da memória e da identidade nas práticas de preservação do patrimônio cultural. O estudo de caso utilizado será o Programa Alegra Centro, iniciativa da prefeitura municipal de Santos (estado de São Paulo). Pensando sobre a centralidade da memória e da identidade quando se empreendem as práticas preservacionistas, tratamos de compreender de que modo esses elementos são apresentados na legislação federal e municipal e como servem de justificativa para ações práticas de intervenção no planejamento urbano. A partir disso, localizamos territorialmente a cidade de Santos, em relação à escala nacional e regional, além de apresentar o Centro Histórico: perímetro das atividades que visam estabelecer a salvaguarda do patrimônio cultural. Acompanhando essa caracterização, trouxemos à luz a história da cidade de Santos para que possamos entender os motivos que levaram a escolha da região que compreende o Centro histórico, bem como os fundamentos que se pretendem resgatar com a proposta do Alegra Centro. Essa iniciativa, discutida e analisada na sequência, traz os fundamentos legais para a ação empregada na região no que diz respeito às práticas intervencionistas. Entretanto, com o intuito de relacionar a efetividade da prática e se há espaço para a memória e identidade nas práticas do Alegra Centro, realizamos um estudo de campo através do qual nos direcionamos aos representantes institucionais que têm interesse na área central de Santos e que atuam, ou exercem influência, sobre as práticas de planejamento urbano. Neste estudo direcionamos nossa investigação para as percepções que trazem a respeito o lugar que ocupam os aspectos mnemônicos e identitários nas atividades práticas do processo intervencionista. Consideramos que, ao final da investigação, não há qualquer ação intervencionista que tenha como eixo central esses aspectos. Muito se propaga da importância desses elementos na constituição das bases preservacionistas, mas, em sua relação com a prática, sua relevância aparece como nula diante das ações desenvolvidas. 

4
  • DÂNIA BRAJATO
  • Parcelamento, Edificação ou Utilização Compulsórios (PEUC) e a Função Social da Propriedade Urbana: uma análise crítica a partir de três experiências de aplicação  

  • Líder : ROSANA DENALDI
  • Data: 04-ago-2020


  • Resumen Espectáculo
  • O debate em torno dos limites e possibilidades do Projeto de Reforma Urbana tem sido alimentado pelos resultados de estudos recentes que tratam da implementação da agenda urbana instituída pelo Estatuto da Cidade. Partindo-se do pressuposto de que tais estudos têm potencial para revelar outras condicionantes que podem lançar luz sobre o impasse e a complexidade em torno de sua efetivação, além daquelas abordadas por diversos autores, especialmente no campo teórico, a presente pesquisa tem como objeto de estudo a aplicação do Parcelamento, Edificação ou Utilização Compulsórios (PEUC) e de seu sucedâneo, o IPTU progressivo no tempo do ‘PEUC’ em três municípios: São Paulo e São Bernardo do Campo, no Estado de São Paulo, e Maringá, no Estado do Paraná.

    Para compreender as experiências de aplicação foram identificados, por meio de pesquisa documental e entrevistas, o contexto (ou ambiente) local que possibilitou o início e o avanço da implementação do PEUC, o universo notificado, e a reação dos proprietários em resposta às obrigações impostas pelo instrumento. A partir dos Estudos de Caso foi possível aprofundar a análise sobre as finalidades associadas à aplicação do PEUC e identificar em que medida os objetivos pretendidos foram alcançados, priorizando-se conhecer e registrar o rebatimento dos efeitos iniciais no território e sua relação com o ideário reformista.

    A investigação contou também com análise e leitura transversal dos três casos, com o objetivo de identificar semelhanças e diferenças nas experiências estudadas, mas principalmente conhecer as condicionantes que favoreceram a aplicação do PEUC e comprometeram sua continuidade. O olhar transversal sobre experiências em contextos urbanos diversos confirmou a hipótese da pesquisa de que a aderência do PEUC ao conjunto da legislação urbanística vigente e a sua articulação e sobreposição com os outros instrumentos urbanísticos constituem-se em uma das principais condicionantes para o (potencial) alcance dos objetivos pretendidos. Por outro lado, observou-se a existência de outras condicionantes que favorecem ou restringem o alcance dos possíveis resultados esperados, em maior ou menor grau: os aspectos físico-territoriais e as especificidades histórico-geográficas que moldaram a formação e o desenvolvimento urbanos, e que implicam nas características e dimensão do estoque ocioso disponível em cada caso; a condição política e a prioridade do PEUC na agenda local, com destaque para o perfil dos prefeitos na decisão pela aplicação, além do arranjo institucional em torno da implementação dos instrumentos.

    O olhar através das ‘janelas de oportunidade’ abertas pelos poucos casos de aplicação do PEUC no país ilumina (ou lança luz sobre) o processo não linear que envolve agentes públicos e privados no desenho e implementação da política urbana e reforça a importância da escala local como arena de disputa em tempos de neoliberalização.

5
  • RAPHAEL BISCHOF DOS SANTOS
  • Governança urbana e infraestrutura: parcerias público-privadas para o metrô e o sistema de planejamento da metrópole paulistana

  • Líder : VANESSA ELIAS DE OLIVEIRA
  • Data: 12-ago-2020


  • Resumen Espectáculo
  • A pesquisa tem o objetivo de compreender a forma pela qual projetos de infraestrutura implementados por parcerias público-privadas (PPPs) alteram o funcionamento de políticas setoriais e o próprio sistema planejamento da metrópole paulistana. A análise é direcionada ao conteúdo da governança urbana, cujo distanciamento do público e falta de transparência do planejamento na política metropolitana de transportes é apenas reforçado pelas PPPs, o que contrasta com a gestão participativa apregoada e consolidada com a política urbana após a redemocratização. A análise é realizada a partir da chamada modelagem, que é a concepção e estruturação jurídico-financeira de projetos de infraestrutura capazes de combinar a atratividade ao setor privado com a satisfação de uma finalidade pública. Foram analisadas na pesquisa as novas linhas 6 e 18 do metrô paulistano. A análise demandou a revisão de alguns conceitos pressupostos na atividade de planejar. São eles as dimensões da regulação urbana, o regime espacial da cidade e o próprio sistema de planejamento, que são ajustados à finalidade de caracterizar situações anteriores e posteriores à introdução das PPPs. Como resultado, demonstramos a relação reciprocamente contingente entre a modelagem da PPP e os instrumentos de planejamento.  A pesquisa conclui que o conteúdo da governança urbana da política setorial de transportes metropolitanos se mantém em função da uma hierarquia burocrática, mas aprofunda seu déficit de transparência e comunicação democrática. Isso ocorre mesmo se reconhecendo intenso ativismo e organização social na sociedade. 

6
  • GISELLE DE LOURDES BANGOIM SAKATAUSKAS
  • ESPECIFICIDADES DA PRECARIEDADE HABITACIONAL NA AMAZÔNIA RIBEIRINHA: um olhar sobre a região do Baixo Tocantins

  • Líder : FLAVIA DA FONSECA FEITOSA
  • Data: 02-sep-2020


  • Resumen Espectáculo
  • Esta tese tem como objetivo caracterizar as especificidades da precariedade habitacional em cidades ribeirinhas na Amazônia. Parte-se da hipótese de que há especificidades da precariedade habitacional nas cidades ribeirinhas na Amazônia que não são facilmente captadas pelos conceitos, metodologias e dados disponíveis em âmbito nacional. Para estudo de caso adotou-se três cidades: Cametá, Oeiras do Pará e Limoeiro do Ajuru localizadas na região do Baixo Tocantins. A necessidade de incorporar as diversidades regionais, municipais e urbanas como dados para a formulação de políticas públicas voltadas para a habitação na Amazônia justifica a escolha desta produção. O estudo baseia-se em referenciais teóricos sobre a habitação como mercadoria no sistema capitalista de produção, aspectos relativos a precariedade da habitação e ainda sobre a complexidade da estruturação do espaço amazônico. A partir de análise bibliográfica, documental e pesquisa de campo construiu-se um debate teórico-metodológico e a sistematização de elementos empíricos sobre e a partir da área de estudo para a identificação de suas especificidades da precariedade habitacional. Os resultados dessa pesquisa indicam que as especificidades locais estão relacionadas ao modo como as habitações são construídas (palafitas), o material predominante (madeira), o local de ocupação (área de várzea), a infraestrutura precária ou ausente (principalmente esgotamento sanitário). Mas também, está relacionada ao modo como a população se relaciona com o local, a qual se expressa nas formas de ocupação do espaço (alagados, alagáveis e terra firme); no modelo arquitetônico que carrega o conhecimento empírico herdado dos povos tradicionais, nas simbologias da cultura local. A presente pesquisa visa contribuir para revelar diversidades que deem subsídios à proposição de políticas urbanas e habitacionais com enfoques menos generalizantes.

7
  • ELIZABETH NUNES ALVES
  • GESTÃO DE RISCO DE ACIDENTES INDUSTRIAIS COM PRODUTOS QUÍMICOS PERIGOSOS INTEGRADA AO PLANEJAMENTO TERRITORIAL: UM OLHAR PARA O POLO PETROQUÍMICO DO ABC PAULISTA

  • Líder : KATIA CANIL
  • Data: 08-oct-2020


  • Resumen Espectáculo
  • Esta pesquisa aborda a Gestão do Risco de Acidente Industrial (GRAI) integrada ao Planejamento e Gestão do Território (PGT), frente aos acidentes com produtos químicos perigosos que possam resultar em incêndios, explosões e nuvens tóxicas, causando fatalidades, danos ao meio ambiente e perda material. Partindo do pressuposto que não há uma gestão integrada entre o setor industrial e o setor público que efetivamente diminua a vulnerabilidade da população e do meio ambiente exposto, propõe-se um modelo para a inserção da GRAI no PGT baseado na hipótese de que é possível utilizar informações existentes nos Estudos de Análise de Risco (EAR); atualmente apresentados nos processos de licenciamento ambiental no Brasil; para  definir mapas com Zonas de Risco de fácil compreensão, além de camadas de proteção contra os efeitos de um acidente industrial de grandes proporções. A metodologia da pesquisa consistiu em análise documental, pesquisa em banco de dados de acidentes, levantamento de informações em bases de dados georreferenciadas, coleta de dados por meio de questionários e entrevistas nos Países Baixos e no Brasil, compondo assim uma pesquisa qualitativa, exploratória, analítica e comparativa. A compreensão e análise das ações que estão sendo privilegiadas em outros países, principalmente na União Europeia, que dispõe de regulamentação para a GRAI no âmbito do PGT, permitiu compreender as variáveis e os desafios para a implementação do modelo pretendido no Brasil. O modelo foi aplicado à realidade do estudo de caso do Polo Petroquímico do ABC (PPABC), localizado nos municípios de Mauá e de Santo André, SP. O PPABC foi escolhido por apresentar importância histórica no desenvolvimento industrial na região do Grande ABC, alta concentração de indústrias, alto grau de urbanização em seu entorno e a presença de Zona Especial de Interesse Ambiental (ZEIA) e de Zona Especial de Interesse Social (ZEIS). Espera-se inovar com um canal de comunicação entre o setor industrial e o setor público, além de contribuir com o PGT, possibilitando a tomada de decisão quanto ao parcelamento, uso e ocupação do solo; zoneamento e implementação de sistemas e equipamentos de proteção externos à indústria.

2019
Disertaciones
1
  • IGOR ALVES BORGES
  • Habitação inclusiva: limites e potenciais através da aplicação da Cota de Solidariedade em São Paulo

  • Líder : RICARDO DE SOUSA MORETTI
  • Data: 10-ene-2019


  • Resumen Espectáculo
  • Não informado.

2
  • GABRIELA FERNANDA GRISA
  • Planejamento e governança territorial em cenário de mudanças climáticas: um estudo de caso em Blumenau (SC)

  • Líder : SANDRA IRENE MOMM SCHULT
  • Data: 28-ene-2019


  • Resumen Espectáculo
  • Não informado.

3
  • EDUARDO MARTINS VALLIM
  • Dinâmicas territoriais no Sistema Produtor Alto Tietê

  • Líder : LUCIANA RODRIGUES FAGNONI COSTA TRAVASSOS
  • Data: 29-ene-2019


  • Resumen Espectáculo
  • não informado

4
  • ADRIANO PARRA CARDOSO
  • Dialética da experiência: fruição e cotidianidade em luta na Ocupação Cambridge

  • Líder : SILVIA HELENA FACCIOLA PASSARELLI
  • Data: 30-ene-2019


  • Resumen Espectáculo
  • não informado

5
  • RAYSSA SAIDEL CORTEZ
  • Água no centro: Segurança Hídrica em uma ocupação popular por moradia na área central de São Paulo

  • Líder : VANESSA LUCENA EMPINOTTI
  • Data: 04-feb-2019


  • Resumen Espectáculo
  • N&atilde o informado.

6
  • MARLON BIANCHINI
  • Viver em Itapevi: identidades, percepções e vivências na periferia da Grande São Paulo

  • Líder : GERARDO ALBERTO SILVA
  • Data: 05-feb-2019


  • Resumen Espectáculo
  • Não informado.

7
  • JULIO ANTUNES RANIERI
  • Incorporação imobiliária residencial no ABC: Reflexos e influências a partir da entrada das incorporadoras de capital aberto

  • Líder : MARCOS BARCELLOS DE SOUZA
  • Data: 12-mar-2019


  • Resumen Espectáculo
  • Não informado.

8
  • BRUNO CÉSAR NASCIMENTO PORTES
  • O Rural em Municípios Altamente Urbanizados: uma abordagem teórico-metodológica para a identificação das áreas de interface urbano-rural na metrópole paulistana

  • Líder : LUCIANA RODRIGUES FAGNONI COSTA TRAVASSOS
  • Data: 16-abr-2019


  • Resumen Espectáculo
  • Não informado

9
  • ROSANA YAMAGUTI
  • A eficácia das ZEIS de imóveis vazios ou subutilizados no município de São Paulo

  • Líder : ROSANA DENALDI
  • Data: 02-may-2019


  • Resumen Espectáculo
  • Não informado.

10
  • KAIO MATHEUS SANTOS NOGUEIRA
  • A APLICAÇÃO DA OUTORGA ONEROSA DO DIREITO DE CONSTRUIR NA CIDADE DE SÃO PAULO: UMA EXPLORAÇÃO A PARTIR DOS AGENTES PRIVADOS

  • Líder : JEROEN JOHANNES KLINK
  • Data: 15-may-2019


  • Resumen Espectáculo
  • Não informado.

11
  • PAULA CAMPOS DELL'OMO
  • CONSÓRCIOS PÚBLICOS E GOVERNANÇA METROPOLITANA - TRAJETÓRIA, CONCEITOS E PERSPECTIVAS, A PARTIR DO ESTUDO DE CASO DO CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL GRANDE ABC (CIGABC)

  • Líder : JEROEN JOHANNES KLINK
  • Data: 04-jun-2019


  • Resumen Espectáculo
  • Não informado.

12
  • FÁBIO PEREIRA DOS SANTOS
  • A DIMENSÃO FÍSICA E A PRECARIEDADE HABITACIONAL EM URBANIZAÇÃO DE FAVELAS: Análise do tratamento da precariedade da moradia autoconstruída em intervenções do PAC-UAP no Município de São Paulo

  • Líder : ROSANA DENALDI
  • Data: 05-jun-2019


  • Resumen Espectáculo
  • Não informado.

13
  • LUCIA ANTONELA MITIDIERI
  • Tecnologia de Inclusão Social como estratégia de gestão na urbanização popular do Bairro Nuevo Golf, Mar del Plata, Argentina

  • Líder : MARIA DE LOURDES PEREIRA FONSECA
  • Data: 18-jun-2019


  • Resumen Espectáculo
  • Não informado.

14
  • PIERO BOEIRA LOCATELLI
  • As disputas, o desenho e a aplicação dos recursos do FGTS entre 1998 e 2017

  • Líder : ROSANA DENALDI
  • Data: 03-jul-2019


  • Resumen Espectáculo
  • Não informado.

15
  • HUGO KAMIYA TSUTSUI
  • O Ciclo Hidrossocial como Ferramenta de Análise: Uma Proposta Metodológica e Aplicação às Dinâmicas Territoriais da Tríplice Fronteira (Mato Grosso do Sul - Paraná - São Paulo)

  • Líder : VANESSA LUCENA EMPINOTTI
  • Data: 31-jul-2019


  • Resumen Espectáculo
  • A relação entre água e o planejamento regional no Brasil estreitou-se a partir da década de 1940, sob a atuação do Estado nos planos de desenvolvimento regional. Neste contexto, a área da tríplice fronteira estadual do Mato Grosso do Sul – Paraná – São Paulo, conformado pelos rios Paraná e Paranapanema, passou a ser incluído nos planos de desenvolvimento regional a partir da década de 1950, acarretando, nas décadas seguintes, a implantação de duas usinas hidrelétricas na região: a UHE Porto Primavera e UHE Rosana. Sob a perspectiva da Ecologia Política, este trabalho tem por objetivo analisar as reconfigurações das dinâmicas territoriais na tríplice fronteira a partir da construção da UHE Porto Primavera (1979-1998), estabelecendo a água como o elemento central e estrutural da análise, a partir do conceito do ciclo hidrossocial. O ciclo hidrossocial enquanto alternativa ao conceito do ciclo hidrológico, parte do princípio de que o ser humano intervém no ciclo da água, em uma relação de coprodução com outros agentes – humano e não-humano – do ciclo, em um processo contínuo de metabolização da água. Desta forma, é proposto um sistema de análise com objetivo de captura do ciclo hidrossocial no tempo/espaço nos estudos de caso. A sua aplicação no caso da tríplice fronteira (MS-PR-SP) demonstra que estabelecer a água como o elemento central e condutor da análise, possibilitou sintetizar uma narrativa dos principais processos de reconfigurações das dinâmicas que estão intimamente relacionados, imbricados, associados na produção da água e do território.

16
  • CASSANDRA MARONI NUNES
  • A relevância socioambiental dos terrenos e acrescidos de marinha no Brasil 

  • Líder : FRANCISCO DE ASSIS COMARU
  • Data: 01-ago-2019


  • Resumen Espectáculo
  • Os terrenos de marinha e seus acrescidos são faixa de terra fronteiras ao mar, estuários e lagunas que representam um inestimável patrimônio da União. Esta região do país concentra cerca de um quarto da população brasileira, é palco de diversas atividades econômicas, e abriga ecossistemas de alta relevância ambiental. Sua existência jurídica tem cerca de quatro séculos. O estudo percorre este período histórico e analisa a evolução jurídica do instituto terrenos de marinha. Apresenta ainda, insumos para debate sobre a importância dessas terras para o Brasil, destacando a experiência de gestão voltada para o cumprimento da função socioambiental deste patrimônio no período de 2003-2015. Adicionalmente analisa-se, as alterações legislativas substantivas empreendidas no período de 2015-2018 que caminham em sentido oposto ao anterior, e faz uma análise crítica dos argumentos que se apresentam nos debates sobre a extinção dos terrenos e acrescidos de marinha.


17
  • GUILHERME FRIZZI GALDINO DA SILVA
  • ÍNDICE DE MORADIA ADEQUADA COMO INSTRUMENTO PARA O PLANEJAMENTO TERRITORIAL: ELABORAÇÃO METODOLÓGICA E ANÁLISE

  • Líder : CAROLINA MOUTINHO DUQUE DE PINHO
  • Data: 05-ago-2019


  • Resumen Espectáculo
  •  As políticas habitacionais nas metrópoles brasileiras se basearam na produção de habitação social privada em massa e onde o preço da terra é mais barato. Esse modelo vem apresentando consequências diretas na supervalorização da terra urbana e dos imóveis, especulação imobiliária, expansão urbana e periferização das cidades, aumentando os custos com infraestrutura, com mobilidade, impactando o meio ambiente e a saúde da população residente. Só na região do ABC, segundo o Diagnóstico Habitacional do ABC (2016), o déficit habitacional total (qualitativo mais quantitativo) chega a 230.076 domicílios, isso representa 28,6% do total de domicílios na região. Segundo a Confederação Nacional dos Municípios, quase metade dos municípios brasileiros possuíam pendências na elaboração do PLHIS (Plano Local de habitação de interesse Social). As causas mais comuns apontadas são: a falta de profissionais capacitados para atuar no planejamento urbano e dificuldades técnicas em monitorar a situação habitacional em nível municipal (CNM, 2010). Sob este contexto, o presente trabalho utilizará o conceito de moradia adequada e vulnerabilidade para desenvolver o Índice de Moradia Adequada (IMA). Para tanto, é proposta uma metodologia de caracterização da vulnerabilidade habitacional que considere componentes complexos da inserção das famílias e domicílios no território à luz do conceito de moradia adequada. O IMA será construído, aplicado e avaliado à realidade da região do ABC. Espera-se que esse trabalho contribua para o planejamento e gestão territorial, direcionamento e avaliação de políticas habitacionais e empoderamento dos movimentos de moradia, assim como pretende fornecer uma contribuição para a seleção de variáveis mais significativas para representar espacialmente na escala municipal o conceito de moradia adequada.

18
  • LAURY AMARAL LIERS JEHA
  • Da Política Nacional de Mobilidade Urbana aos Planos de Mobilidade Urbana: desdobramentos nos transportes e mobilidade de cidades brasileiras

  • Líder : SILVANA MARIA ZIONI
  • Data: 30-ago-2019


  • Resumen Espectáculo
  • A Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), instituída pela Lei nº 12.587/2012 é um instrumento da política de desenvolvimento urbano fundamentada na Constituição Federal de 1988 no artigo 21, inciso XX, e no artigo 182 objetivando, assim, a integração de modos de transporte e melhoria da mobilidade e acessibilidade das pessoas e cargas de cada município brasileiro. Entre os instrumentos da PNMU, o Plano de Mobilidade Urbana destaca-se como sendo de importância estratégica, pois através dele é possível propor um conjunto de ações para enfrentar problemas e disfunções do transporte e mobilidade nas cidades. Em seu artigo 24, a Lei nº 12.587/2012 determina que os municípios acima de 20 mil habitantes devem elaborar seus Planos de Mobilidade Urbana, como requisito para o acesso a recursos federais, tendo sido definido limite temporal para elaboração pelos municípios. Entretanto, diversas vezes, adiado, este prazo foi finalmente estabelecido em 19 de abril de 2019. Diante desse cenário, essa pesquisa buscou investigar como o instrumento da PNMU vem sendo aplicado, a fim de compreender qual a adesão dos municípios à PNMU. Para tanto o estudo apresenta o panorama nacional de elaboração desses planos, buscando assim estabelecer perfis de municípios que mais aderiram à Política Nacional. Desse modo foi possível compreender o papel da PNMU no planejamento de transportes em cidades brasileiras.

19
  • EDILENE VIEIRA FAZZA
  • A abordagem dos Serviços Ecossistêmicos na Bacia Hidrográfica do Reservatório Billings (SP): aplicação do instrumento Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) na Macrozona de Proteção Ambiental do Município de Santo André (SP) 

  • Líder : SANDRA IRENE MOMM SCHULT
  • Data: 30-sep-2019


  • Resumen Espectáculo
  • O Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) vem sendo utilizado como ferramenta de gestão ambiental no Brasil e em outros países como uma possibilidade além dos tradicionais instrumentos de comando e controle, considerando, em alguns casos, os princípios do “usuário-pagador” e “provedor-recebedor”. No Brasil, os programas de PSA remuneram quatro categorias específicas de Serviços Ambientais (SA): o sequestro ou armazenamento de carbono, a proteção da biodiversidade, a proteção dos recursos hídricos e a conservação da paisagem cênica. A pesquisa está pautada na relação dos Serviços Ecossistêmicos (SE) gerados pela Macrozona de Proteção Ambiental de Santo André (município situado no estado de São Paulo), cuja região também contempla uma parte da Bacia Hidrográfica do Reservatório Billings. O intuito deste estudo foi avaliar a aplicação do PSA como instrumento de gestão ambiental andreense. Para tanto, foi necessário analisar legislações, fontes de recursos existentes, bem como o cálculo de áreas prioritárias para aplicação do instrumento. Por meio do emprego de metodologia mista, com dados quantitativos e qualitativos, foram levantados o estado da arte de PSA, SE e SA; Estudos de Caso em PSA nas áreas produtoras de água e as principais potencialidades e fatores limitantes para a aplicação do instrumento PSA, além de recomendações para políticas públicas para o município andreense, que implica a criação de uma Lei específica para PSA e alteração no zoneamento municipal. Além disso, a pesquisa conduzida nesta dissertação identificou outras possibilidades de aplicação do instrumento na área de estudo.

20
  • CRISCIA ELOIZE GALAN SACARDO
  • O marco regulatório de São Paulo e a mudança de paradigma na construção e qualificação do espaço urbano

  • Líder : LUCIANA NICOLAU FERRARA
  • Data: 11-oct-2019


  • Resumen Espectáculo
  • Alinhado à crescente discussão sobre a qualidade do espaço público produzido na cidade, à intensificação de seu uso e ao entendimento de que o espaço público será tão mais qualificado quanto mais fluida e complementar for a sua relação com o espaço privado construído ou não, o Marco Regulatório Urbano de São Paulo se coloca comprometido com a melhoria da qualidade de vida urbana e, consequentemente, com a viabilidade e qualificação do uso dos espaços públicos. O presente trabalho propõe-se a analisar as propostas, contidas no Plano Diretor Estratégico de São Paulo – PDE-SP (Lei 16.050/14) e na Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo – LPUOS (Lei 16.402/16), que revelam uma elaboração crítica acerca de alguns padrões que o mercado imobiliário vem  reproduzindo, especialmente. Considera-se também o debate sobre a qualificação dos espaços públicos da cidade elaborados por Jane Jacobs, Jan Gehl e Teresa Caldeira.

21
  • IGOR MATHEUS SANTANA CHAVES
  • O LEGADO PATRIMONIAL DA ESTRADA DE FERRO SOROCABANA NA CIDADE DE ITAPETININGA-SP

  • Líder : SILVIA HELENA FACCIOLA PASSARELLI
  • Data: 18-oct-2019


  • Resumen Espectáculo
  • Esta dissertação tem como objetivo compreender o Legado da Ferrovia na cidade de Itapetininga, localizada no sudoeste do Estado de São Paulo. Para tanto, se aborda brevemente o contexto da ferrovia no Brasil, destacando seu importante papel na configuração do Estado de São Paulo. Para logo, compreender o papel da Estrada de Ferro Sorocabana e a sua influência sobre o território da região de Sorocaba e Itapetininga. Em seguida, se debruça sobre o ramal de Itararé, devido à sua importância na expansão territorial da cidade de Itapetininga, objeto da pesquisa. Como metodologia a partir da pesquisa qualitativa, utilizou-se da análise bibliográfica, análise documental e fotográfica, além de investigação de campo para o mapeamento desses vestígios existentes na cidade – patrimônios ferroviários – a fim de analisar suas características e estado de conservação, bem como suas funções atuais. Por fim, pode se compreender as diversas extensões que se entende este legado na cidade, a importância de reconhecê-lo como suporte na memória urbana da cidade, nos vínculos identitários e de pertencimento pelos citadinos e demais sujeitos sociais.

22
  • AMAURI POLLACHI
  • APLICAÇÃO DO FUNDO ESTADUAL DE RECURSOS HÍDRICOS EM ÁREAS DE MANANCIAIS DA BACIA DO ALTO TIETÊ

  • Líder : SANDRA IRENE MOMM SCHULT
  • Data: 31-oct-2019


  • Resumen Espectáculo
  • Apesar de haver instâncias participativas de governança de recursos hídricos, prevalece a degradação das áreas de mananciais da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, espaço produtor das águas essenciais para abastecer e sustentar a atividade socioeconômica e a subsistência da vida para mais de 21 milhões de habitantes dessa bacia inserida na Macrometrópole Paulista. As políticas de recursos hídricos brasileira e do Estado de São Paulo, concebidas conforme as referências da Gestão Integrada de Recursos Hídricos – GIRH (Integrated Water Resources Management – IWRM), estabeleceram o instrumento de valoração econômica da água mediante a cobrança pelo seu uso, fonte primária dos fundos públicos para aplicação em recursos hídricos como o Fundo Estadual de Recursos Hídricos – FEHIDRO, responsável pelo suporte financeiro do sistema paulista de recursos hídricos e o investimento em gestão, recuperação e proteção de bacias hidrográficas. A pesquisa tem por objetivo avaliar a aplicação do FEHIDRO nas áreas de mananciais da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê quanto à eficácia de seus resultados para a proteção ambiental dessas áreas, que obrigatoriamente receberão investimentos de, no mínimo, R$ 180 milhões no período de 2015 a 2024. Adotou-se como recorte temporal o período de 2007 a 2018, considerado como aquele em que o Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê – colegiado responsável por selecionar e indicar propostas para financiamento pelo FEHIDRO – já havia se consolidado como instância deliberativa do sistema paulista. A investigação foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica, documental, legal e institucional que influencia ou orienta o planejamento e a gestão da Bacia do Alto Tietê, e de análise detalhada de 235 empreendimentos registrados no período, cujos dados foram obtidos da fonte primária do Sistema de Informações do FEHIDRO. Avalia-se a eficiência do processo do Fundo e de sua eficácia para a proteção ambiental mediante análise de resultados daqueles empreendimentos em áreas de mananciais registrados como concluídos. Conclui-se a investigação com a constatação empírica para um baixo grau de eficiência para o processo do FEHIDRO em que as aplicações em áreas de mananciais promovem eficácia aquém do esperado para a proteção ambiental. A pesquisa indica ainda causas para o insucesso e possibilidades de aprimoramento de processos e aplicações.

23
  • LUÍS EDUARDO TREVISAN DE LEON
  • A trajetória do Carnaval de Rua na cidade de São Paulo: Da proibição do entrudo ao dilema dos blocos do século XXI

  • Líder : SILVIA HELENA FACCIOLA PASSARELLI
  • Data: 02-dic-2019


  • Resumen Espectáculo
  • O intenso processo de urbanização das metrópoles no século XX resultou em uma série de externalidades negativas, dentre elas o esfacelamento das relações de convívio social coletivo e a degradação dos espaços públicos das cidades. Porém desde o início deste século os blocos carnavalescos, despontaram como fenômeno social contemporâneo e vem ocupando e ressignificando a vida urbana nos espaços públicos contando com a participação de milhões de pessoas. Portanto o presente trabalho tem como intenção compreender como e por quais atores políticos e sociais que disputam os espaços públicos, com foco nos territórios da região centro-oeste da cidade de São Paulo e como as esferas do poder público tem reagido a este processo. Ou seja, como as iniciativas da população, as políticas públicas e a legislação tiveram impacto ao longo desses anos para estabelecer o cenário de ocupação do território que encontramos hoje, o qual considero uma nova fase das festividades carnavalescas que pode podendo ser intitulado como Carnaval Democrático.    

Tesis
1
  • EDUARDO MAGALHÃES RODRIGUES
  • Arquitetura do poder relacional no ABC Paulista: o papel social do Sindicato dos Metalúrgicos na política regional

  • Líder : GERARDO ALBERTO SILVA
  • Data: 31-ene-2019


  • Resumen Espectáculo
  • Não informado

2
  • SUZANA CECILIA KLEEB
  • Metamorfoses da sociabilidade brasileira. Estudos nas configurações territoriais da Bocaina (Vale do Paraíba, São Paulo) e do Lago de Sobradinho (Sertão do São Francisco, Bahia)

  • Líder : ARILSON DA SILVA FAVARETO
  • Data: 27-feb-2019


  • Resumen Espectáculo
  • Não informado.

3
  • ULISSES DEMARCHI SILVA TERRA
  • Propriedades em transformação na disputa pelo território: alternativas a um modelo único como potência para efetivação do acesso à moradia e o direito à cidade

  • Líder : RICARDO DE SOUSA MORETTI
  • Data: 03-may-2019


  • Resumen Espectáculo
  • Não informado

4
  • MARIA LUCIA CAVENDISH CAVALCANTI LIMA
  • A erosão dos padrões urbanísticos das favelas: um colapso anunciado

  • Líder : FRANCISCO DE ASSIS COMARU
  • Data: 01-jun-2019


  • Resumen Espectáculo
  • Não informado.

5
  • MARIANA CICUTO BARROS
  • Experiências de assessorias técnicas em programas habitacionais. O programa Minha Casa Minha Vida Entidades

  • Líder : MARIA DE LOURDES PEREIRA FONSECA
  • Data: 23-jul-2019


  • Resumen Espectáculo
  • Este trabalho analisa o papel de assessorias técnicas em programas habitacionais no país, sobretudo no âmbito do programa Minha Casa Minha Vida Entidades. Parte-se da hipótese de que ao longo do tempo as assessorias técnicas foram viabilizadas pelos desenhos operacionais de alguns programas e também influenciaram o desenho de políticas e programas habitacionais. A análise das principais experiências das assessorias técnicas, desde a década de 1960 até o programa Minha Casa Minha Vida Entidades e as interlocuções desses trabalhos com os debates e práticas internacionais, permite verificar as alterações e permanências nas possibilidades de atuação em virtude do desenho dos programas habitacionais.  A pesquisa aponta que a falta de caracterização e a indefinição de um formato de equipe multidisciplinar no programa Minha Casa Minha Vida Entidades admitem, em alguns casos, a contratação de técnicos que guardam referências nas experiências de São Paulo (1980/1990), sendo a maioria remanescente das assessorias criadas naquele momento, com vínculos concretos com os movimentos de moradia. Em outros casos, há o desenvolvimento de um trabalho mais distanciado e caracterizado como mera prestação de serviços. Da perspectiva de que não há hegemonia nos sentidos do mutirão e da autogestão, e considerando os contextos locais e as limitações presentes para o processo autogestionário no programa, essa pesquisa revela as características de práticas participativas de alguns grupos técnicos nos estados de São Paulo, Goiás e Rio Grande do Sul que nos permitem sugerir o deslocamento e dissociação do termo “assessoria técnica” para outros contextos.

     

6
  • RODRIGO CARDOSO BONICENHA
  • Envelhecimento na cidade: O caso da Vila dos Idosos

  • Líder : FRANCISCO DE ASSIS COMARU
  • Data: 26-jul-2019


  • Resumen Espectáculo
  • O envelhecimento populacional é um fenômeno incontestável na cidade de São Paulo, porém, pouco aprofundado por perspectivas que considerem o acesso à habitação e à cidade. O habitar é, então, o ponto de entrada para assimilar a multidimensionalidade do envelhecimento na cidade de São Paulo. O objetivo geral desta pesquisa foi realizar uma Avaliação de Impacto à Saúde (AIS) no Conjunto Habitacional Vila dos Idosos, no bairro do Pari, procurando nexos consistentes entre o acesso à habitação digna e possíveis impactos e efeitos à saúde das populações atendidas. Para a AIS realizamos entrevistas semiestruturadas com informantes-chave de diferentes áreas que tratam do envelhecimento, assim como, com pessoas idosas residentes da Vila dos Idosos. A Vila dos Idosos é entendida aqui como uma experiência exitosa de atendimento habitacional à um custo justo que poderia ser replicada, daí a relevância de avaliá-la. Inicia-se com uma introdução na qual situamos a pesquisa e os procedimentos metodológicos. O trabalho segue, no segundo capítulo, territorializando as velhices pela cidade de São Paulo; além de serviços para esta população, são apontadas as dimensões demográficas, da longevidade e do habitar deste fenômeno. O terceiro capítulo, revisita a luta social do movimento de moradia de pessoas idosas GARMIC para a construção da Vila dos Idosos e sua inserção no Programa Municipal de Locação Social. O quarto capítulo, além de apresentar a AIS aponta quatro dimensões avaliadas na Vila dos Idosos. O quinto capítulo expõe os aportes das informantes-chave entrevistadas em relação ao envelhecimento como um processo coletivo. Já o sexto capítulo aborda as particularidades do curso de vida das pessoas idosas residentes entrevistadas. O sétimo e último capítulo traz reflexões acerca do tripé que intitula a tese: o envelhecer, o habitar e o planejar. Entre as conclusões encontram-se que a AIS é uma ferramenta que permite integrar saberes e avaliar efeitos à saúde de um Programa de Locação Social para pessoas idosas; além disso, com a acentuação do envelhecimento populacional, a demanda por novos serviços e programas, para além do acesso à moradia, fazem-se necessárias.

7
  • LAISA ELEONORA MARÓSTICA STROHER
  • A CONSTITUIÇÃO SOCIAL DA FINANCEIRIZAÇÃO URBANA NO BRASIL: O PAPEL DAS OPERAÇÕES URBANAS COM CEPAC

  • Líder : JEROEN JOHANNES KLINK
  • Data: 30-ago-2019


  • Resumen Espectáculo
  • A pesquisa visa realizar uma análise crítica da trajetória das operações urbanas consorciadas (OUCs), com foco no seu mecanismo de financiamento, o Certificado de Potencial Adicional Construtivo (Cepac). A aplicação deste instrumento em São Paulo – particularmente nas OUCs Água Espraiada e Faria Lima – representa o principal objeto de estudo, porém também são realizadas considerações sobre a experiência do Rio de Janeiro e as tentativas de disseminação em outros municípios. Busca-se refletir a respeito dos desafios que os processos de financeirização e neoliberalização trazem para a governança urbana. Mais especificamente, procura-se prover novos insights para compreender o processo pelo qual lógicas, métricas e agentes financeiros penetram no ambiente construído, provocando transformações estruturais nos padrões de provisão de infraestrutura, planejamento e financiamento urbano. Para este fim, a tese estrutura-se em três partes. A primeira dedica-se ao debate acerca das transformações no modo de regulação capitalista nos países centrais pós-1970, com a progressiva dominância dos capitais rentistas-financeiros, e como tais processos culminam em novos regimes espaciais-estatais. Na segunda parte, estes temas são contextualizados para o Brasil, observando como articulam-se às características históricas da urbanização e do processo de desestruturação do nacional-desenvolvimentismo. No último capítulo realiza-se uma reconstrução histórica da trajetória das OUCs, a partir da interação dialética entre o “Cepac idealizado” e o “Cepac Realmente Existente”. Argumenta-se que a dificuldade de as OUCs entregarem o que prometem, relaciona-se as próprias contradições da sua fórmula, como a premissa de haver convergência entre interesses públicos e privados, e o caráter especulativo relativo à série de incertezas que cerca a geração da renda, o ritmo da sua formação, e a associação destes fatores com o aumento do preço do Cepac. Também guarda relação com as práticas calculativas do Cepac, que orientam-se pela garantia das expectativas de rentabilidade dos empreendedores imobiliários e não possuem uma correlação obrigatória com o custo da infraestrutura a ser instalada. A partir da análise da evolução histórica das modelagens das OUCs, desde a sua origem até os novos modelos surgidos após a experiência do Porto Maravilha, observa-se uma progressiva penetração de racionalidades, práticas e atores financeiros, o que tem impulsionado o tratamento dos comuns urbanos – a terra, o solo criado, as redes de infraestrutura, o fundo público, a base tributária – como ativos financeiros que podem gerar e capitalizar fluxos de caixa periódicos. Constata-se a emergência de um novo ciclo de experimentações neoliberais urbanas no país, marcado por uma diversificação dos instrumentos norteados por PPPs e destinados ao redesenvolvimento imobiliário de áreas pontuais, novas institucionalidades estatais subnacionais que atuam como empreendedoras do patrimônio público, pela securitização de uma gama maior de fluxos financeiros provenientes das cidades, e por um aumento da permeabilidade da gestão urbana aos agentes privados, com um aumento da participação de empresas estrangeiras na provisão de infraestrutura. Tais fatores apontam para uma complexificação da estrutura de conflito social em torno da apropriação privada da riqueza gerada nas cidades, e uma crescente dificuldade de as políticas urbanas não serem encapsuladas por critérios mercantis.

8
  • CRISTINA BOGGI DA SILVA RAFFAELLI
  • Política Nacional de Proteção e Defesa civil: Risco e Planejamento Urbano em Municípios Paulistas

     

  • Líder : RICARDO DE SOUSA MORETTI
  • Data: 29-nov-2019


  • Resumen Espectáculo
  • A dinâmica da ocupação urbana no território brasileiro não demonstra preocupações quanto à prevenção de riscos geológicos e hidrológicos. Apesar das iniciativas decorrentes da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil – PNPDEC instituída pela Lei Federal 12.608/2012, como ampliação dos esforços em prol de se conhecer melhor o território e elaboração de mapeamentos e levantamentos de riscos geológicos e hidrológicos, a integração destas informações à legislação urbanística municipal, às práticas de planejamento e de gestão pública quanto a se prevenir a formação de novas áreas de risco ainda são insuficientes e necessitam de muitos avanços. Desta forma este trabalho tem por objetivo avaliar se persiste o processo de ocupação urbana em áreas suscetíveis em municípios críticos quanto aos riscos geológicos e hidrológicos do Estado de São Paulo, independente da existência do Cadastro Nacional de Municípios Críticos, além de analisar o alcance e as dificuldades atuais da consolidação da PNPDEC nestes municípios, principalmente quanto à incorporação das informações sobre o meio físico no planejamento territorial urbano. Através do método misto qualitativo e quantitativo foram analisados nove municípios paulistas selecionados devido à situação crítica quanto às áreas suscetíveis e quanto à ocorrência de eventos geológicos e hidrológicos. O avanço da ocupação das áreas de alta e média suscetibilidade foi analisado através da elaboração de mapas e por método quantitativo e qualitativo em nove municípios. A incorporação da prevenção de riscos no planejamento e gestão municipal foi analisada em dois municípios através de entrevistas, além da coleta das informações disponíveis sobre a revisão dos Planos Diretores em todos os nove municípios estudados. Os resultados permitem identificar avanços em dois municípios, Monteiro Lobato e Sorocaba, onde a gestão municipal compreendeu a importância de atender à Lei 12.608/12 em prol da prevenção de riscos geológicos e hidrológicos, elaborando Planos Diretores embasados em conteúdo que trata da prevenção e gestão de riscos, como mapeamentos e Cartas de Suscetibilidade, inclusive elaborando Carta de Aptidão Urbana. Por outro lado outros municípios continuam não considerando a PNPDEC e não elaboraram ou não revisaram o conteúdo de seus Planos Diretores com objetivo de prevenir novas áreas de risco, como Ubatuba, Eldorado, Iguape e Cunha. Temos ainda dois municípios em fase de revisão de seus Planos Diretores, Mairiporã e Sumaré, o primeiro com maior empenho em se alinhar às propostas da PNPDEC. Os resultados indicam uma situação muito preocupante no panorama atual do Estado de São Paulo, visto que apenas dois municípios dentre os nove considerados muito críticos quanto aos riscos revisaram seus Planos Diretores após a PNPDEC, e apenas um tem Carta de Aptidão. Os resultados retratam a diversidade territorial, administrativa e econômica dos municípios do Estado de São Paulo, sendo que fica clara a importância do engajamento e ação municipal para dar inicio e constância nas ações. Por fim, devido à importância e urgência da incorporação da gestão de risco no planejamento urbano recomenda-se que seja desenvolvido um método de monitoramento dessa incorporação, que sirva como parâmetro para futuras avaliações, assim como sirva de incentivo e modelo para novos municípios se engajarem da mesma forma como conseguiu Monteiro Lobato.

9
  • MACIEJ JOHN WOJCIECHOWSKI
  • Uma leitura territorial e escalar da transição agroecológica. Estudo comparado no Vale do Paraíba e Litoral Norte, São Paulo

  • Líder : ARILSON DA SILVA FAVARETO
  • Data: 13-dic-2019


  • Resumen Espectáculo
  • O objetivo geral deste trabalho é explicar a heterogeneidade das trajetórias de transição agroecológica evidenciadas no Vale do Paraiba e no Litoral Norte de São Paulo. especificamente, a tese busca explicar a relação entre a trajetória do desenvolvimento territorial e as formas como a transição se estrutura ou como a mesma esbarra em desafios que lhe dão um caráter diversificado e heterogêneo. O esforço teórico-conceitual desempenhado nesta tese se distancia do aparato de regimes alimentares e das narrativas bifurcadas da tese (homogeneizante) da convencionalização, aplicado aos estudos sobre as potencialidades e limites da transição agroecológica – conceituações estas ainda dominantes na literatura nacional e internacional. Para tanto articulamos três abordagens teóricas, a saber: a) a geografia crítica polinizada com a discussão transescalar da ecologia política; b) a sociologia relacional de Flingstein e a sua conceituação de coalizões sociais; e c) as configurações territoriais de Favareto et al (2015), “derivadas da relação de causação recíproca que só pode ser apreendida quando se considera o movimento das contradições e das articulações entre a agências e as estruturas operantes no território”. Sendo assim, a transição agroecológica é concebida como produto (possível) e relacional entre a agencia individual dos atores sociais, economicos e institucionais e as estruturas que moldam a margem de manobra destes atores. A governança reflexiva surge como manifestação concreta desta tensão relacional. Esta relação é variável no tempo e no espaço, resultando em acoplamentos (oportunidades de escalamento) e desalinhamentos (armadilhas escalares) entre as condições específicas no território e os processos sociais, economicos e políticos extraterritoriais. Estes acoplamentos e desalinhamentos se tornam categorias explicativas do surgimento, e do fortalecimento ou, contrariamente, do enfraquecimento e marginalização dos processos que, em última análise definem a sustentação e alcance da transição agroecológica no território. A partir da articulação destas três abordagens conceituais-analíticas que consideramos legítima a análise comparativa da transição agroecológica em três municípios – Cunha, São Luís do Paraitinga e Ubatuba – no território do Vale do Paraíba e no Litoral Norte de São Paulo.

2018
Disertaciones
1
  • TATIANA SANSON ALBUQUERQUE
  • Distribuição Espacial da População em Situação de Rua e Relações com as Políticas Socioassistenciais e Repressivas na Cidade de São Paulo nos Anos de 2009 e 2014

  • Líder : FLAVIA DA FONSECA FEITOSA
  • Data: 15-ene-2018


  • Resumen Espectáculo
  • Não consta

2
  • MARCUS VINICIUS FERREIRA DA CUNHA CASASCO
  • Impactos do Pré-Sal na Baixada Santista: Qual a agenda de planejamento?
  • Líder : GERARDO ALBERTO SILVA
  • Data: 24-ene-2018


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

3
  • FILIPE RUBIM DE CASTRO SOUZA
  • Desenvolvimento regional e aglomerações produtivas: estudo de caso do APL Metalmecânico do Grande ABC

  • Líder : JEROEN JOHANNES KLINK
  • Data: 05-abr-2018


  • Resumen Espectáculo
  • Não informado

4
  • LUCIANA ANDREOTTI SONCK
  • Governança Global do Desenvolvimento: o caso dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)

  • Líder : ARILSON DA SILVA FAVARETO
  • Data: 25-abr-2018


  • Resumen Espectáculo
  • Aguardando entrega da versão final.

5
  • RODOLFO BAÊSSO MOURA
  • ANÁLISE PÓS-DESASTRE NO MUNICÍPIO DE ANGRA DOS REIS, RJ: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE INDICADORES DE RESILIÊNCIA
  • Líder : KATIA CANIL
  • Data: 03-may-2018


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

6
  • BRENO GREGORES DIAS DE AGUIAR
  • Bicicletas e ciclovias em São Paulo: políticas de espaço, espaços de política

  • Líder : MARIA DE LOURDES PEREIRA FONSECA
  • Data: 07-may-2018


  • Resumen Espectáculo
  • Não informado

7
  • REINALDO DE FREITAS
  • A REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO E O ESTATUTO DA METRÓPOLE: o processo de (re)construção da governança metropolitana
  • Líder : JEROEN JOHANNES KLINK
  • Data: 08-may-2018


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

8
  • POLLYANNA HELENA DA SILVA
  • Urbanização de favelas na agenda de governo do Estado de São Paulo

  • Líder : ROSANA DENALDI
  • Data: 11-may-2018


  • Resumen Espectáculo
  • Aguardando entrega da versão final.

9
  • SANDRA SHIRLEY MENA RENTERÍA
  • INTERVENÇÃO EM ASSENTAMENTOS PRECÁRIOS TIPO PALAFITAS. Macroproyecto de Vivienda de Interés Social Nacional, Ciudadela San Antonio em Buenaventura, Colômbia
  • Líder : LUCIANA RODRIGUES FAGNONI COSTA TRAVASSOS
  • Data: 06-ago-2018


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

10
  • ERIC AUGUSTO CARAVAGGIO DA COSTA
  • ÁREAS INAPTAS À URBANIZAÇÃO: UM ESTUDO DE TIPOLOGIA E GESTÃO NO ABC PAULISTA

  • Líder : FERNANDO ROCHA NOGUEIRA
  • Data: 07-ago-2018


  • Resumen Espectáculo
  • Não informado

11
  • FABIANA KUHN
  • A Política de Saneamento Básico na Federação Brasileira e as Desigualdades Regionais: uma análise dos municípios paulistas

  • Líder : VANESSA ELIAS DE OLIVEIRA
  • Data: 27-ago-2018


  • Resumen Espectáculo

  • Aguardando entrega da versão final.

12
  • MARJORIE PRADO JUNQUEIRA DE FARIA
  • Os silenciados quilombolas e indígenas na formação de Caconde: território como testemunha do esquecimento

  • Líder : SILVIA HELENA FACCIOLA PASSARELLI
  • Data: 12-dic-2018


  • Resumen Espectáculo
  • Não informado

13
  • FU KEI LIN
  • A PROMESSA DAS SMART CITIES - POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES PARA O PLANEJAMENTO URBANO

  • Líder : FLAVIA DA FONSECA FEITOSA
  • Data: 18-dic-2018


  • Resumen Espectáculo
  • Não informado

Tesis
1
  • DANIEL RICARDO CALDERON RAMIREZ
  • Redes de governança de riscos na construção social da resiliência em cidades. Caso de estudo, Bogota, Colômbia
  • Líder : KLAUS FREY
  • Data: 27-abr-2018


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

2
  • RAFAEL DIEGO DE SERRÃO MORALEZ
  • Configurações territoriais e transformações no campo de possíveis dos beneficiários de políticas sociais de inclusão produtiva e combate à pobreza - contrastes entre os territórios do Sertão do São Francisco e Vale do Ribeira
  • Líder : ARILSON DA SILVA FAVARETO
  • Data: 08-may-2018


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

3
  • CAROLINA SIMÕES GALVANESE
  • Paradigmas do planejamento territorial em debate - contribuições críticas a um campo científico emergente
  • Líder : ARILSON DA SILVA FAVARETO
  • Data: 29-may-2018


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

4
  • HEIDI CRISTINA BUZATO
  • A dimensão territorial das formas de reprodução social da agricultura familiar nas Cuestas de Botucatu e no Extremo Sul da Bahia

  • Líder : ARILSON DA SILVA FAVARETO
  • Data: 31-ago-2018


  • Resumen Espectáculo
  • Aguardando entrega da versão final.

5
  • JULIA LINS BITTENCOURT
  • Institucionalização contraditória da política habitacional no Brasil (2003-2014): entre a práxis insurgente e modelos hegemônicos globais

  • Líder : JEROEN JOHANNES KLINK
  • Data: 04-sep-2018


  • Resumen Espectáculo
  • Não informado

6
  • DÉBORA PRADO ZAMBONI
  • A territorialidade do capital: da fazenda ao condomínio, desenhando a cidade

  • Líder : ROSANA DENALDI
  • Data: 10-oct-2018


  • Resumen Espectáculo
  • Não informado

7
  • CLÁUDIA VIRGINIA CABRAL DE SOUZA
  • PLANEJAMENTO REFORMISTA-PROGRESSISTA, INSTRUMENTOS URBANÍSTICOS E (RE)PRODUÇÃO DO ESPAÇO EM TEMPOS DE NEOLIBERALIZAÇÃO: UMA EXPLORAÇÃO A PARTIR DO CASO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO (SÃO PAULO)

  • Líder : JEROEN JOHANNES KLINK
  • Data: 28-nov-2018


  • Resumen Espectáculo
  • Não informado

8
  • LUCIANA BEDESCHI
  • Limites do Sistema Possessório: Conhecimento e a Prática do Princípio Constitucional da Função Social da propriedade urbana no Tribunal de Justiça de São Paulo

  • Líder : FRANCISCO DE ASSIS COMARU
  • Data: 12-dic-2018


  • Resumen Espectáculo
  • Não informado.

2017
Disertaciones
1
  • THIAGO CORRÊA JACOVINE
  • Estimativas de Deficit Habitacional para Pequenas Áreas: Uma proposta de Abordagem Baseada em Microssimulação Espacial
  • Líder : FLAVIA DA FONSECA FEITOSA
  • Data: 06-feb-2017


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

2
  • LEANDRO BOSNICH
  • Acessibilidade e Desigualdade Socioeconômica na Região Metropolitana de São Paulo
  • Líder : SILVANA MARIA ZIONI
  • Data: 29-may-2017


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

3
  • RENAN FERNANDO DE CASTRO
  • Migração e integração no contexto brasileiro atual: um olhar para a cidade de São Paulo
  • Líder : GERARDO ALBERTO SILVA
  • Data: 09-jun-2017


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

4
  • FERNANDA KAGAN MALLAK
  • O direito à moradia em colisão: o caso das famílias residentes em faixas de domínio e faixas non aedificandi da Rodovia dos Imigrantes, Diadema-SP
  • Líder : VANESSA ELIAS DE OLIVEIRA
  • Data: 29-jun-2017


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

5
  • SÁVIO MOURÃO HENRIQUE
  • A precificação dos serviços de saneamento de água e esgoto e o objetivo social
  • Líder : RICARDO DE SOUSA MORETTI
  • Data: 20-jul-2017


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

6
  • AMANDA JODAS
  • Características da paisagem em relação à distância da rodovia: o caso de duas rodovias na Serra do Mar do Estado de São Paulo
  • Líder : SIMONE RODRIGUES DE FREITAS
  • Data: 21-jul-2017


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

7
  • FLÁVIA SEIXAS LISBÔA
  • Para Além da Perspectiva Residencial: Novas Abordagens para a Análise da Segregação
  • Líder : FLAVIA DA FONSECA FEITOSA
  • Data: 26-jul-2017


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

8
  • PEDRO FONSECA MOREIRA
  • Conflitos e luta pelo direito à moradia: experiência de planejamento popular em ameaça de remoção nos casos de Barbosinha e Piratininga em Diadema, SP.

  • Líder : FRANCISCO DE ASSIS COMARU
  • Data: 01-ago-2017


  • Resumen Espectáculo
  • Aguardando entrega da versão final.

9
  • THIAGO VON ZEIDLER GOMES
  • Macrometrópole Paulista: Formação de uma agenda seletiva de venda de uma região - caso dos projetos de transporte

  • Líder : SILVANA MARIA ZIONI
  • Data: 07-ago-2017


  • Resumen Espectáculo
  • Não informado

10
  • TASSIA DE MENEZES REGINO
  • Direito à moradia, intervenção em favelas e deslocamento involuntário de famílias - Conflitos e desafios para as políticas públicas
  • Líder : ROSANA DENALDI
  • Data: 04-dic-2017


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

11
  • ARAMIS HORVATH GOMES
  • Desigualdades raciais em assentamentos precários: Um estudo sobre três favelas em São Bernardo do Campo - SP
  • Líder : LEONARDO FREIRE DE MELLO
  • Data: 06-dic-2017


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

12
  • GUILHERME CARPINTERO DE CARVALHO
  • O Lugar Guardado à Regularização Fundiária de Interesse Social na Política Nacional Urbana: O Programa Papel Passado no Estado de São Paulo
  • Líder : ROSANA DENALDI
  • Data: 15-dic-2017


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

Tesis
1
  • MAIRA RITA BEGALLI NUNES
  • Elaboração colaborativa de ações para o remanejo do sistema socioecológico do distrito do Riacho Grande, São Bernardo do Campo, SP

  • Líder : SIMONE RODRIGUES DE FREITAS
  • Data: 23-may-2017


  • Resumen Espectáculo
  • Não informado.

2
  • CLARISSA MAGALHÃES
  • Coesão e conflito - análise das relações entre coalizões sociais e instituições para a governança territorial na Costa do Descobrimento e Extremo Sul da Bahia
  • Líder : ARILSON DA SILVA FAVARETO
  • Data: 21-jul-2017


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

3
  • ROBERTO VITAL ANAU
  • Desenvolvimento, inovação e aprendizagem: avaliação da trajetória do Grande ABC
  • Líder : JEROEN JOHANNES KLINK
  • Data: 23-ago-2017


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

2016
Disertaciones
1
  • JOÃO ROBERTO MONTEIRO DA SILVA BARBOSA
  • A "guerra" entre lugares para atração de investimentos da indústria automobilística: a experiência de Iracemápolis (SP)
  • Líder : LEONARDO FREIRE DE MELLO
  • Data: 29-ene-2016


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

2
  • ALUIZIO MARINO
  • AÇÃO CULTURAL E TERRITÓRIOS INSURGENTES: "Uma pesquisa ação com coletivos culturais de São Paulo e Bogotá"
  • Líder : SILVIA HELENA FACCIOLA PASSARELLI
  • Data: 05-feb-2016


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

3
  • RAQUEL ALFIERI GALERA
  • Sistema de Informação Geográfica aplicado ao planejamento e à gestão regional de riscos e desastres no Grande ABC - SP
  • Líder : FERNANDO ROCHA NOGUEIRA
  • Data: 03-may-2016


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

4
  • JOYCE MARIA RODRIGUES
  • A política pública de desenvolvimento local e inclusão produtiva para a população quilombola: Um estudo sobre o Programa Brasil Quilombola
  • Líder : SIDNEY JARD DA SILVA
  • Data: 24-may-2016


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

5
  • MARCELO AVERSA
  • HISTÓRIA INSTITUCIONAL DO SANEAMENTO E DA METROPOLIZAÇÃO DA GRANDE SÃO PAULO: trajetórias perdidas, conflitos inevitáveis!
  • Líder : VANESSA ELIAS DE OLIVEIRA
  • Data: 30-may-2016


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

6
  • CLÁUDIA FERNANDA DOS SANTOS
  • Turismo Étnico Afro no Quilombo do Campinho
  • Líder : SILVIA HELENA FACCIOLA PASSARELLI
  • Data: 02-jun-2016


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

7
  • PAULA BITTENCOURT POGGI POLLINI
  • O "novo" zoneamento e a regulação do uso do solo: construção de uma matriz para um processo dinâmico de estruturação urbana. O caso de São Bernardo do Campo
  • Líder : SILVIA HELENA FACCIOLA PASSARELLI
  • Data: 02-jun-2016


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

8
  • JAQUELINE MARCOS DE ARAUJO
  • Intervenções urbanas em áreas centrais: debates e reflexões sobre gentrificação
  • Líder : FRANCISCO DE ASSIS COMARU
  • Data: 24-jun-2016


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

9
  • SIMONE MARQUES DOS SANTOS NOGUEIRA
  • Habitação Social em áreas contaminadas: um relato da atuação jurídica no caso COHAB Nossa Senhora da Penha - Vila Nova Cachoeirinha
  • Líder : FRANCISCO DE ASSIS COMARU
  • Data: 18-ago-2016


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

10
  • RICARDO CAMARGO CARDOSO
  • Muito além dos desertos verdes - O plantio de eucalipto para produção de celulose e as arenas de negociação de conflitos nos territórios Cuestas de Botucatu e Extremo Sul da Bahia
  • Líder : ARILSON DA SILVA FAVARETO
  • Data: 22-ago-2016


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

11
  • RAFAEL TONELI ARCANJO
  • O PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA E O DESENQUADRAMENTO NAS FAIXAS II E III: Estudo de caso da região do ABC Paulista
  • Líder : MARIA DE LOURDES PEREIRA FONSECA
  • Data: 30-ago-2016


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

12
  • NATALIA HELD
  • Zona Leste de São Paulo - um território de contrastes: perspectivas de desenvolvimento urbano e dinâmicas socioeconômicas
  • Líder : MARIA DE LOURDES PEREIRA FONSECA
  • Data: 06-sep-2016


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

13
  • FERNANDA FONTANA SAMPAIO
  • O olhar dos moradores sobre a qualidade de vida nos condomínios do Programa Minha Casa Minha Vida para a faixa 1. Um estudo de caso em Mogi das Cruzes
  • Líder : JEROEN JOHANNES KLINK
  • Data: 08-sep-2016


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

14
  • SIMONE BERALDA TAVARES
  • O Consorciamento Intermunicipal e a Disposição Final de Resíduos Sólidos: O Caso do Consórcio Intermunicipal Grande Abc
  • Líder : JEROEN JOHANNES KLINK
  • Data: 08-sep-2016


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

15
  • HELIO WICHER NETO
  • Polo Gerador de Tráfego: A política do automóvel em São Paulo por meio da análise de um instrumento da ação pública
  • Líder : SILVANA MARIA ZIONI
  • Data: 09-sep-2016


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

16
  • RAFAEL LOCATELI TATEMOTO
  • Questão Urbana e democracia participativa: o caso do Conselho das Cidades
  • Líder : KLAUS FREY
  • Data: 09-sep-2016


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

17
  • DANIEL BAPTISTA VIO
  • A regularização fundiária e o mercado imobiliário: um estudo de caso no município de Osasco - SP
  • Líder : FRANCISCO DE ASSIS COMARU
  • Data: 12-sep-2016


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

18
  • EDSON APARECIDO DA SILVA
  • Despoluição do Rio Tietê: questionar paradigmas para avançar
  • Líder : RICARDO DE SOUSA MORETTI
  • Data: 19-sep-2016


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

19
  • DANIEL DE OLIVEIRA PEREIRA
  • Governança multinível na gestão de resíduos sólidos no Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Região do Circuito das Águas
  • Líder : KLAUS FREY
  • Data: 06-dic-2016


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

20
  • FELIPE DIAS DAS VIRGENS
  • A ANÁLISE DA PRODUÇÃO IMOBILIÁRIA RESIDENCIAL DO GRANDE ABC ENTRE 2000 E 2013
  • Líder : JEROEN JOHANNES KLINK
  • Data: 12-dic-2016


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

21
  • PATRICIA MAÍSSA FERRAGONI DA CRUZ
  • A ÁREA RURAL NO PLANEJAMENTO TERRITORIAL: REFLEXÕES SOBRE O ENQUADRAMENTO DO RURAL E SOBRE A ATUAÇÃO DA ESFERA MUNICIPAL NO ESTADO DE SÃO PAULO
  • Líder : RICARDO DE SOUSA MORETTI
  • Data: 13-dic-2016


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

2015
Disertaciones
1
  • FELIPE PIRES DE CAMARGO
  • Reflexos do sistema de administração fundiária no Brasil: A evolução da concentração de terras nos municípios do Estado de São Paulo: 1995 a 2008
  • Líder : ARTUR ZIMERMAN
  • Data: 20-ene-2015


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

2
  • LEANDRO WADA SIMONE
  • Padrões de ocupação do território e a distribuição da cobertura florestal na área de expansão urbana: O caso da região de Paranapiacaba e Parque Andreense no município de Santo André (SP)
  • Líder : SIMONE RODRIGUES DE FREITAS
  • Data: 22-may-2015


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

3
  • PRISCILA DA MOTA MORAES
  • Impactos ambientais dos assentamentos residenciais dispersos: deseconomias de transporte em São Paulo
  • Líder : SILVANA MARIA ZIONI
  • Data: 25-may-2015


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

4
  • STEFANIA REGINA DE SOUZA
  • Sobras urbanas, territórios de limites e possibilidades
  • Líder : SILVANA MARIA ZIONI
  • Data: 27-may-2015


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

5
  • ANA LIA COSTA MONTEIRO LEONEL
  • O "não" Transporte de Resíduos Sólidos nos Planos Municipais de Gestão Integrada do Grande ABC
  • Líder : SILVANA MARIA ZIONI
  • Data: 03-jul-2015


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

6
  • ELIKE PEDROSO HERNANDEZ
  • Integração Urbano-Ambiental: O zoneamento ambiental na bacia hidrográfica do reservatório Billings a partir da lei 13.579/09
  • Líder : SANDRA IRENE MOMM SCHULT
  • Data: 31-jul-2015


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

7
  • MARCELO MARTINS DA SILVA
  • Desigualdades raciais no mercado de trabalho na região do ABC (1991-2011)
  • Líder : GERARDO ALBERTO SILVA
  • Data: 10-ago-2015


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

8
  • ANGELICA MARIA MOSQUERA MUÑOZ
  • Serviços ecossistêmicos prestados pela cobertura florestal em parques urbanos: o caso do Parque Guaraciaba (Santo André, SP)
  • Líder : SIMONE RODRIGUES DE FREITAS
  • Data: 08-sep-2015


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

9
  • CESAR BUNO FAVARÃO
  • Produtores de Café com Certificação Socioambiental no Sul de Minas Gerais
  • Líder : SIMONE RODRIGUES DE FREITAS
  • Data: 12-nov-2015


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

10
  • JEFERSON DOMINGUES DINIZ
  • Análise da Inserção Urbana dos empreendimentos do Programa Minha Casa Minha Vida no ABC - período 2009-2014
  • Líder : MARIA DE LOURDES PEREIRA FONSECA
  • Data: 23-nov-2015


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

11
  • FABIANA ALVES RODRIGUES
  • Desafios e perspectivas da aplicação da usucapião especial coletiva: o estudo de caso da ocupação da rua Solon no centro da cidade de São Paulo
  • Líder : FRANCISCO DE ASSIS COMARU
  • Data: 24-nov-2015


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

12
  • TALITA ANZEI GONSALES
  • Os conflitos da (favela da) Paz: Uma experiência de planejamento conflitual no contexto dos megaeventos em São Paulo
  • Líder : GERARDO ALBERTO SILVA
  • Data: 02-dic-2015


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

13
  • GIL KUCHEMBUCK SCATENA
  • Áreas de Proteção Ambiental e os desafios da gestão territorial para a sustentabilidade: o caso da APA da Várzea do Tietê.

  • Líder : JEROEN JOHANNES KLINK
  • Data: 03-dic-2015


  • Resumen Espectáculo
  • não informado

14
  • DÂNIA BRAJATO
  • A EFETIVIDADE DOS INSTRUMENTOS DO ESTATUTO DA CIDADE: O CASO DA APLICAÇÃO DO PARCELAMENTO, EDIFICAÇÃO OU UTILIZAÇÃO COMPULSÓRIOS NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ (PR)
  • Líder : ROSANA DENALDI
  • Data: 15-dic-2015


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

15
  • JULIANA GOMES PETRAROLLI
  • O tempo nas urbanizações de favelas: contratação e execução de obras do PAC no ABC

  • Líder : ROSANA DENALDI
  • Data: 18-dic-2015


  • Resumen Espectáculo
  • -

2014
Disertaciones
1
  • THAIS FERNANDA LOPES
  • A gestão das terras públicas federais nos espaços litorâneos: atores, escalas e intersetorialidade
  • Líder : VANESSA ELIAS DE OLIVEIRA
  • Data: 21-ene-2014


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

2
  • LICIO GONZAGA LOBO JUNIOR
  • O urbanismo progressista e a produção do espaço urbano: limites e potencialidades das AEIS em Diadema
  • Líder : JEROEN JOHANNES KLINK
  • Data: 30-ene-2014


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

3
  • NILZA APARECIDA DE OLIVEIRA
  • O plano plurianual participativo (PPA Participativo) e as estratégias de pensar o futuro - o caso de São Bernardo do Campo 2010 - 2013
  • Líder : SIDNEY JARD DA SILVA
  • Data: 07-mar-2014


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

4
  • DAMIÁN ANDRÉS LOBOS
  • Logistics territories in Latin-American Extractivism: the case of Paraguay Oriental
  • Líder : KLAUS FREY
  • Data: 29-may-2014


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

5
  • JULIA TATIANA NOACK CAMEY
  • Avaliação da exposição à ocupação irregular das áreas suscetíveis a deslizamentos - Estudo caso em São Bernardo do Campo - SP
  • Líder : RICARDO DE SOUSA MORETTI
  • Data: 25-jun-2014


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

6
  • LEONARDO ROSSATTO QUEIROZ
  • Sociedade, território e novas tecnologias de informação
  • Líder : GERARDO ALBERTO SILVA
  • Data: 01-ago-2014


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

7
  • KELLY ROBERTA FERRACINI
  • Governança colaborativa, escala regional e a produção social do espaço urbano. Retomando a experiência do Consórcio Intermunicipal Grande ABC
  • Líder : JEROEN JOHANNES KLINK
  • Data: 04-ago-2014


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

8
  • MACIEJ JOHN WOJCIECHOWSKI
  • Uma leitura teórica da espacialidade, institucionalidade e escalaridade do estado desenvolvimentista brasileiro no âmbito da pesca
  • Líder : JEROEN JOHANNES KLINK
  • Data: 04-ago-2014


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

9
  • EDUARDO SCORZONI RE
  • Coordenação federativa para a política de mobilidade urbana no ABC paulista
  • Líder : VANESSA ELIAS DE OLIVEIRA
  • Data: 18-nov-2014


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

10
  • MIRIAM FRANCISCA RODRIGUES COUTO
  • Produção do Vale Histórico como um instrumento do planejamento territorial: Estudo de caso de São José do Barreiro-SP
  • Data: 19-nov-2014


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

11
  • SARA REBELLO TAVARES
  • Rede Urbana do Vale do Paraíba: estudo de caso das cidades de Jacareí, São José dos Campos, Caçapava e Taubaté - SP
  • Líder : MARIA DE LOURDES PEREIRA FONSECA
  • Data: 24-nov-2014


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

12
  • ANA CATARINA LINS DE ALBUQUERQUE SENTO-SÉ MARTINELLI BRAGA
  • A Barragem de Sobradinho e a Cidade de Sento-Sé: conflitos sociais e território no processo de realocação dos atingidos (1973 a 1980)
  • Líder : SILVIA HELENA FACCIOLA PASSARELLI
  • Data: 25-nov-2014


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

13
  • JOSÉ HAROLDO DE SOUZA
  • A participação social nas políticas públicas de desenvolvimento territorial: um estudo sobre o noroeste paulista
  • Líder : ARILSON DA SILVA FAVARETO
  • Data: 25-nov-2014


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

14
  • JULIANA LEMES AVANCI
  • A atuação do Poder Judiciário paulista frente aos conflitos socioambientais urbanos na Região Metropolitana de São Paulo: uma análise a partir da jurisprudência do Tribunal de Justiça
  • Líder : ROSANA DENALDI
  • Data: 26-nov-2014


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

15
  • IOLANDA DA SILVA SANTOS
  • Ribeira Grande: Um lugar de memórias. Análise da gestão do patrimônio cultural em Cabo Verde
  • Líder : SILVIA HELENA FACCIOLA PASSARELLI
  • Data: 27-nov-2014


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

16
  • SANDRA TEIXEIRA MALVESE
  • Zonas Especiais de Interesse Social, ZEIS de vazios, na Região do Grande ABC
  • Líder : SILVANA MARIA ZIONI
  • Data: 27-nov-2014


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

17
  • RODRIGO CARDOSO BONICENHA
  • Uma análise do programa PRIH (Perímetros de Reabilitação Integrada do Habitat) para a questão habitacional no centro da cidade de São Paulo
  • Líder : FRANCISCO DE ASSIS COMARU
  • Data: 28-nov-2014


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

18
  • MILTON SUSUMU NAKAMURA
  • O controle urbano nas favelas urbanizadas: O caso da região do ABC
  • Líder : ROSANA DENALDI
  • Data: 08-dic-2014


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

2013
Disertaciones
1
  • RUTH CRISTINA FERREIRA RAMOS
  • Os significados simbólicos da vegetação na cidade: um estudo de caso em parques urbanos de Santo André - SP
  • Líder : SIMONE RODRIGUES DE FREITAS
  • Data: 10-jun-2013


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

2
  • RAQUEL PAIVA GOMES
  • Avanços, impasses e desafios do trabalho social no âmbito dos programas federais de urbanização de favelas
  • Líder : ARTUR ZIMERMAN
  • Data: 27-jun-2013


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

3
  • LUCAS GOMES DE SOUSA
  • (Re)produção do Espaço Urbano no agronegócio mato-grossense. O caso de Lucas do Rio Verde
  • Líder : ROSANA DENALDI
  • Data: 05-jul-2013


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

4
  • ANA GABRIELA AKAISHI
  • Planejamento e gestão habitacional em pequenos municípios brasileiros. O caso de Água Fria no semiárido baiano
  • Líder : ROSANA DENALDI
  • Data: 02-ago-2013


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

5
  • HELGA CANEDO TAVARES
  • Avaliação do programa de regularização fundiária do Estado de São Paulo: Programa Cidade Legal
  • Líder : VANESSA ELIAS DE OLIVEIRA
  • Data: 22-ago-2013


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

6
  • FABIANA CRISTINA DA LUZ
  • O tratamento dos conflitos socioambientais no âmbito do programa 100 parques para São Paulo
  • Líder : ROSANA DENALDI
  • Data: 23-ago-2013


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

7
  • SUZANA CECILIA KLEEB
  • Transformações da paisagem na área central de Santo André/SP, 1911-2011
  • Líder : SILVIA HELENA FACCIOLA PASSARELLI
  • Data: 16-sep-2013


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

8
  • RAFAEL DIEGO DE SERRÃO MORALEZ
  • A dimensão territorial do desenvolvimento sutentável - Análise no pensamento de Ignacy Sachs
  • Data: 17-sep-2013


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

9
  • CAMILA NASTARI FERNANDES
  • Estudo sobre o serviço de acolhimento em república para adultos em situação de rua do município de São Paulo
  • Líder : RICARDO DE SOUSA MORETTI
  • Data: 07-oct-2013


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

10
  • STACY NATALIE TORRES DA SILVA
  • Desenvolvimento sustentável regional e governança metropolitanta: desafios políticos e institucionais. O caso da região metropolitana da Baixada Santista
  • Líder : KLAUS FREY
  • Data: 25-nov-2013


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

11
  • FERNANDA TAVARES DE ALBUQUERQUE LOPES
  • A produção do programa minha casa minha vida na região do ABC paulista.
  • Líder : JEROEN JOHANNES KLINK
  • Data: 29-nov-2013


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

12
  • KLEBER JOSÉ DA SILVEIRA
  • Dinâmica imobiliária na Cidade de São Paulo: O caso da Vila Prudente
  • Líder : SILVANA MARIA ZIONI
  • Data: 29-nov-2013


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

13
  • MARIA MARTHA SILVA MOTA COELHO
  • Evolução dos indicadores sociais e econômicos em municípios com terras indígenas
  • Líder : ARILSON DA SILVA FAVARETO
  • Data: 29-nov-2013


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

14
  • MICHELLY LIMA REINA
  • Apropriação do espaço na metrópole: a atuação do mercado imobiliário e as transformações no perfil populacional no centro de São Paulo
  • Líder : FRANCISCO DE ASSIS COMARU
  • Data: 29-nov-2013


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

15
  • PEDRO ARAUJO
  • Política pública de regularização fundiária de interesse social na APRM-Billings: competências constitucionais e contradições normativas

  • Líder : SILVIA HELENA FACCIOLA PASSARELLI
  • Data: 29-nov-2013


  • Resumen Espectáculo
  • Não consta

16
  • ANA LETICIA SILVA
  • Empresas e desenvolvimento territorial - razões da diferenciação nos impactos regionais de grandes investimentos privados
  • Líder : ARILSON DA SILVA FAVARETO
  • Data: 10-dic-2013


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

17
  • AYLTON SILVA AFFONSO
  • A efetividade das zeis em áreas vazias: O caso de Santo André
  • Líder : MARIA DE LOURDES PEREIRA FONSECA
  • Data: 10-dic-2013


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

18
  • LEONEL DE MIRANDA SAMPAIO
  • A Macrometrópole Paulista - principais polos e eixos de expansão: dinâmica econômica, mercado de trabalho e hierarquia urbana no período 1995-2010
  • Líder : GERARDO ALBERTO SILVA
  • Data: 12-dic-2013


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

19
  • PAULA CIMINELLI RAMALHO
  • Licenciamento ambiental aplicado à regularização fundiária de interesse social: Um estudo de caso em São Bernardo do Campo
  • Líder : SANDRA IRENE MOMM SCHULT
  • Data: 17-dic-2013


  • Resumen Espectáculo
  • nihil

SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod