PPGFIS PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: 55-11-4996-8396 http://propg.ufabc.edu.br/ppgfis

Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIEL DE OLIVEIRA ARAGÃO

DISCENTE : GABRIEL DE OLIVEIRA ARAGÃO
DATA : 05/06/2024
LOCAL: 602-3

Compreendendo a dinâmica do reaquecimento e a bariogênese

Neste estudo, exploramos a evolução de um sistema composto por um campo escalar instável (φ) e radiação no contexto da cosmologia não padronizada onde inicialmente o Universo é dominado pela densidade de energia de φ. Posteriormente, o φ instável com largura de decaimento Γφ decai em radiação e nos concentramos em duas quantidades relevantes: a temperatura máxima de radiação e a temperatura quando o universo é dominado pela radiação (temperatura de reaquecimento). Para a escala inicial de Hubble (HI) de um determinado universo, comparamos nossos resultados numéricos das equações de Boltzmann com resultados aproximados em dois regimes: HI > Γφ e HI < Γφ. Com base na nossa compreensão da evolução do sistema durante o reaquecimento, discutimos ainda mais a viabilidade da bariogênese neste cenário.

Presidente - Interno ao Programa - 1676798 - CELSO CHIKAHIRO NISHI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1770888 - CELIO ADREGA DE MOURA JUNIOR
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 3065679 - BRENO MARQUES GONCALVES TEIXEIRA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2616823 - ALYSSON FABIO FERRARI