PPGEVD PÓS-GRADUAÇÃO EM EVOLUÇÃO E DIVERSIDADE FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgevd

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELA BRASIL DE CASTRO GODINHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCELA BRASIL DE CASTRO GODINHO
DATA : 16/08/2024
LOCAL: Sala 205 do Bloco Zeta do Campus São Bernardo da Universidade Federal do ABC

Refúgios climáticos de anuros e serpentes da Mata Atlântica e os impactos em cenários futuros de mudanças climáticas

Compreender os padrões de distribuição das espécies no espaço e no tempo e os processos históricos e contemporâneos influenciando a distribuição das espécies pode auxiliar nos planos de manejo e conservação da biodiversidade. Uma ferramenta importante para análises de padrões de distribuição geográfica são os métodos de modelagem de distribuição de espécies que possibilitam a predição da presença de espécies por meio da associação de pontos de ocorrência com variáveis ambientais. Os objetivo do estudo são: identificar refúgios climáticos ao longo do hotspot Mata Atlântica considerando a distribuição de espécies de serpentes e anfíbios; avaliar como as áreas potenciais de ocorrência das espécies que ocorrem nestes refúgios se modificam em cenários de mudanças climáticas globais; identificar a diversidade taxonômica, funcional e filogenética dos agrupamentos de espécies que ocorrem nos refúgios climáticos; e analisar como estes refúgios estão protegidos por unidades de conservação em relação à sua diversidade taxonômica, funcional e filogenética. Serão implementados modelos de distribuição de espécies a partir de variáveis bioclimáticas e matrizes de presença e ausência obtidas a partir da sobreposição de registros de ocorrência de anfíbios e serpentes sobre uma grade de 0,5 grau. Testaremos a hipótese de que áreas de maior heterogeneidade climática serão refúgios climáticos. Assim, os refúgios climáticos de serpentes e anfíbios deverão ser encontrados em cadeias de montanhas, como as serras do Mar e da Mantiqueira. Em relação às alterações nas áreas potenciais de ocorrência das espécies, compararemos as mudanças que ocorrem ao longo do tempo com as mudanças climáticas, assim como a diversidade funcional e filogenética.

Presidente - Interno ao Programa - 1804548 - RICARDO JANNINI SAWAYA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1763457 - VANESSA KRUTH VERDADE
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - TAMÍ MOTT - UFAL
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - TIANA KOHLSDORF - USP