Astrobiologia no ensino de física com ênfase em uma abordagem CTSA
Esta pesquisa qualitativa e natureza do tipo pesquisa-ação, investiga as possibilidades educacionais da Astrobiologia como tema motivador no ensino de física, com foco na abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) e na promoção da aprendizagem significativa. Diante dos persistentes desafios do ensino de física no Brasil, frequentemente caracterizado pela fragmentação do conhecimento e pela descontextualização, a Astrobiologia surge como um campo interdisciplinar emergente, capaz de engajar os estudantes ao conectar conceitos científicos com questões da vida real e sociocientíficas. Os objetivos centrais da investigação incluem compreender a articulação entre Astrobiologia e a abordagem CTSA no ensino de física por meio de revisão bibliográfica, elaborar e aplicar uma sequência didática inovadora com essa temática e analisar seus impactos junto a estudantes do ensino médio. A metodologia empregada baseia-se na coleta de dados por meio de questionários e diários de campo. Uma análise parcial do questionário prévio à intervenção didática, aplicado a 55 estudantes, revelou um perfil de participantes predominantemente na faixa etária de 16-18 anos e indicou uma notável predisposição ao tema. Adicionalmente, 88,7% reconhecem a influência da atmosfera na temperatura planetária e 85,5% percebem a relação entre o efeito estufa e o aquecimento global. Esses resultados preliminares são cruciais para subsidiar o desenvolvimento e o ajuste da sequência didática, visando promover uma compreensão mais crítica, contextualizada e engajada dos conteúdos físicos em contextos sociocientíficos. O trabalho busca, em última instância, oferecer subsídios práticos e teóricos para a renovação do ensino de física.