O papel da literatura na formação de graduandos das licenciaturas e bacharelado em ciência e tecnologia: percepções de um grupo multidisciplinar
O presente projeto pretende discutir e avaliar práticas que visam a utilização de materiais de literatura como forma de compreensão dos conteúdos científicos, mais especificamente, objetiva-se trazer a análise de experiências de graduandos de uma universidade pública sobre o papel da literatura na formação científica deles, bem como os impactos de experiências literárias como práticas pedagógicas na formação desses jovens. Para tanto, apresenta-se a pergunta de pesquisa que visa indicar: Qual o papel da abordagem pedagógica a partir do uso de literatura na formação de um grupo de graduandos dos cursos de bacharelado e licenciatura em ciências, tecnologias e matemática? Imbuídas de responder tal questão, serão apresentados: (i) aspectos teóricos sobre a cultura escolar e o ensino de ciências através da literatura; (ii) apresentar uma prática na graduação que envolve literatura e o ensino de ciências; (iii) analisar, partindo da pesquisa qualitativa, as diferentes percepções e buscar reconhecer indícios formativos do papel da literatura na formação de graduandos em disciplinas ditas de exatas; e (iv) apresentar reflexões que busquem novas práticas educacionais no ensino de ciências e matemática que envolvam a literatura como prática do pensamento científico.