A Educação Matemática Crítica presente em Livros Didáticos dos Anos Finais do Ensino Fundamental
Os documentos oficiais da educação básica ressaltam que a Matemática é um componente importante na construção da cidadania, na medida em que a sociedade se utiliza, cada vez mais, de conhecimentos científicos e recursos tecnológicos, dos quais os cidadãos devem se apropriar. O conhecimento matemático se faz presente na realidade, como exemplo temos o período pandêmico da Covid-19, momento em que a Matemática teve um papel fundamental para o estudo, as análises e o auxílio para o desenvolvimento de uma solução para o que se enfrentava no momento. No entanto, faz-se presente no ensino de Matemática, as listas de exercícios inacabáveis, reforçando o desinteresse dos alunos em aprender. Ole Skovsmose é um dos principais teóricos da Educação Matemática Crítica e suas obras oferecem uma visão aprofundada sobre a relação entre a Matemática e a sociedade. A EMC possui uma abordagem educacional que visa desenvolver uma compreensão crítica e reflexiva da Matemática e seu papel na sociedade. Esta pesquisa tem o objetivo de analisar se os conceitos que embasam a Educação Matemática Crítica (EMC) estão presentes nas atividades propostas em um livro didático de Matemática do 9º ano do ensino fundamental, aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). A metodologia adotada é a qualitativa com base na análise de conteúdo de Bardin (2011). A pesquisa qualitativa permite interpretar e explorar significados e contextos relevantes no campo da educação matemática (D’Ambrosio, 1996). A análise de conteúdo objetiva analisar o que foi dito em meio a uma investigação, construindo e apresentando concepções em torno de um objeto de estudo (Bardin, 2011). O livro didático foi escolhido pelo critério de ter sido adotado por muitas escolas públicas estaduais. Para a análise, foi escolhida uma atividade correspondente a cada capítulo do livro. Como resultado, as atividades analisadas nem sempre apresentavam adequação com os critérios estabelecidos na pesquisa, contudo, foram propostas atividades que consideravam os conceitos presentes na Educação Matemática Crítica.