EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: Sentidos, Práticas e Possibilidades
Esta pesquisa, em fase de qualificação, tem como objetivo investigar as concepções de professores que ensinam matemática sobre a Educação Financeira, analisando como o processo de formação e contextos influenciam seus entendimentos sobre o tema e suas práticas em sala de aula. Trata-se de uma investigação qualitativa, que adota a Intervenção Formativa como caminho metodológico e a Análise Textual Discursiva como proposta de análise dos dados. O corpus da pesquisa é composto pelas transcrições dos encontros síncronos e pelas produções elaboradas pelos cursistas no contexto de um curso de formação ofertado remotamente a professores da educação básica e a estudantes de licenciatura em matemática, provenientes de diferentes regiões do Brasil. Como resultado desse percurso formativo, foi também produzido um e-book pelos participantes, material que será considerado na composição do corpus. Essa formação foi desenvolvida por meio de uma parceria entre a Universidade Federal do ABC (UFABC) e o Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática (CAEM) do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (USP), com o propósito de refletir sobre as concepções de Educação Financeira desses sujeitos e discutir a inserção dessa temática no contexto escolar a partir de um olhar crítico. A pesquisa tem como base teórica a Educação Matemática Crítica, o Letramento Financeiro e o conceito de Educação Financeira Escolar, compreendidos como referenciais que contribuem para o entendimento da temática no campo da formação de professores. Embora a análise ainda não tenha sido realizada, espera-se que os dados permitam a construção de compreensões que revelem os sentidos atribuídos à Educação Financeira pelos participantes, contribuindo para refletir sobre lacunas formativas e para fortalecer práticas pedagógicas contextualizadas e socialmente comprometidas no ensino de Educação Financeira.