UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A INCORPORAÇÃO DE SABERES DA VIDA COTIDIANA DOS ESTUDANTES DE MATEMÁTICA NAS AÇÕES PEDAGÓGICAS PLANEJADAS EM CONEXÃO COM O PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA
Este trabalho diz respeito a uma pesquisa de mestrado, desenvolvida num contexto específico de sala de aula dos anos finais do Ensino Fundamental (EF) de uma escola municipal da cidade de São Paulo. Tem como objetivo geral investigar de que maneira saberes e interesses dos estudantes e da comunidade onde estão inseridos, podem ser incorporados às atividades de sala de aula, mediante ações pedagógicas em consonância com as dimensões do Programa Etnomatemática. A pesquisa é de natureza qualitativa e fundamenta-se, teórica e metodologicamente no Programa de pesquisa científica em Etnomatemática, nas concepções de seu idealizador, Ubiratan D’Ambrosio. Também usa como referenciais produções de educadores e pesquisadores que se debruçaram sobre o tema nessas últimas décadas. Os dados obtidos e analisados, foram produzidos em 2023 a partir das práticas pedagógicas realizadas em aulas de matemática para estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental, focalizando, principalmente, o estudo da unidade temática Grandezas e Medidas. Os dados produzidos foram analisados segundo dois eixos determinados a partir dos objetivos específicos da pesquisa. No primeiro eixo buscamos identificar possibilidades de manifestação pelos estudantes de sua cultura e saberes não escolares de matemática, assim como identificar formas de incorporar esses saberes nas práticas de sala de aula. No segundo eixo buscamos identificar possibilidades de estabelecer conexões entre os saberes manifestados e a matemática escolar. Os resultados indicam a possibilidade de abrir espaços para que os estudantes manifestem seus conhecimentos, assim como de desenvolver atividades em sala de aula considerando e valorizando os conhecimentos manifestados. Também indicam possibilidades de relacionar esses saberes com a matemática escolar por meio de ações que, partindo das atividades realizadas de forma prática, caminhem em direção ao conhecimento matemático sistematizado, utilizando o livro didático assim como intervenções da docente a partir dos trabalhos produzidos pelos estudantes.