Vozes da ciência: discursos de divulgação científica no projeto Universidade das crianças da Universidade Federal do ABC
A presente pesquisa aborda a importância das ações de divulgação científica na sociedade, destacando a necessidade de comunicar ciência de maneira acessível ao público não especialista, o que contribui para escolhas mais informadas e, consequentemente, para uma melhor qualidade de vida. O objetivo central deste trabalho é identificar os discursos de divulgação científica de cientistas, professores e crianças, por meio da ação de extensão "Universidade das Crianças". As interações com os públicos envolvidos revelaram a receptividade e os anseios dos professores, levando à análise dessa ação de extensão como um campo de pesquisa relevante. A tese é estruturada em seis artigos, seguindo o formato multipaper, e utiliza metodologias que incluem estudo exploratório qualitativo, revisão bibliográfica, análise documental, entrevistas, análise textual discursiva e análise do discurso. Os discursos analisados refletem experiências diversas com a ciência e são vozes que ecoam inclusão, apropriação da universidade pública, diversidade, democracia do conhecimento, justiça social, futuro e esperança