PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: ELIANE CRISTINA COUTO DE LIMA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELIANE CRISTINA COUTO DE LIMA
DATA : 01/04/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório 801 no 8º andar do Bloco B da Universidade Federal do ABC
TÍTULO:

RESSIGNIFICANDO OS SABERES DOCENTES NUMA PERSPECTIVA REFLEXIVA DE FORMAÇÃO CONTINUADA



PÁGINAS: 200
RESUMO:

A formação docente é um processo contínuo que está relacionado com as experiências enquanto aluno, a formação acadêmica e o trabalho em sala de aula. A fim de que se elimine a tradicional e histórica distinção entre teoria e prática docente, sugere-se uma formação pautada na atuação em serviço, pois é no ambiente escolar que o professor vai construindo sua identidade profissional. É também neste cenário que o professor constrói e reconstrói os seus saberes, onde partilha e reflete com seus pares as suas vivências e suas práticas. Mas é na fronteira entre universidade e escola que esta pesquisa se situa, onde foram gestadas as ações de formação continuada pautada em uma proposta de trabalho interdisciplinar, dentro de um contexto de formação e atuação tradicionalmente disciplinar. A temática desta pesquisa está inserida na questão central: “quais ações formativas auxiliam professores em formação continuada no exercício da prática interdisciplinar? É possível construir um modelo de prática interdisciplinar, a partir dessas ações, para professores de ciências e matemática em formação continuada?” Nosso objetivo geral é reunir as diretrizes de um conjunto de práticas interdisciplinares, a partir da mobilização do repertório de saberes da profissionalidade docente, mediante estratégias didático-pedagógicas de formação continuada de um grupo de professores, participantes do Programa Ciência na Escola. A pesquisa empírica qualitativa se configurou como uma pesquisa-ação. Esta pesquisa integra como sujeitos as quatro professoras de Química, Matemática, Língua Portuguesa e Sociologia participantes do Programa Ciência na Escola, financiado pelo CNPq, executado entre o início de 2020 e abril de 2022.Os resultados alcançados indicam um conjunto de diretrizes de formação da prática interdisciplinar no contexto do Programa Ciência na Escola, como o esforço contínuo de diálogo, troca e engajamento; o esforço coletivo para se adaptar às novas exigências; um ambiente colaborativo saudável e eficiente; a integração entre valores, crenças e práticas pedagógicas; a busca por um ponto de convergência; a prática reflexiva, o planejamento colaborativo e a flexibilidade; a divisão da atenção e da fala de maneira equitativa; a articulação dinâmica dos saberes; entre outros, dando origem a um instrumento de qualificação profissional. Nesse movimento, os dados coletados e analisados nos auxiliam a evidenciar o lugar da formação continuada e sua contribuição no desenvolvimento pessoal, profissional e institucional das professoras.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1658927 - MAISA HELENA ALTARUGIO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1619011 - MARIA CANDIDA VARONE DE MORAIS
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1550494 - SERGIO HENRIQUE BEZERRA DE SOUSA LEAL
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 3408160 - MARIANA TAMBELLINI FAUSTINO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARIA EUNICE RIBEIRO MARCONDES - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1604147 - LEONARDO JOSE STEIL
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - GLAUCIA FORNAZARI MAXIMIANO - USP
Notícia cadastrada em: 20/02/2025 11:26
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod