OS MODOS DE SENTIR O ENSINO DE FÍSICA: UMA NARRATIVA FEMININA
A importância das emoções no cotidiano vem sendo analisada pela Neurociência com entusiasmo nas últimas décadas. Junta-se a isso uma tradição da Educação e, principalmente, da Psicologia de discutir sua compreensão e relevância no processo de ensino-aprendizagem, ainda que existam poucas pesquisas empíricas nesse tema. Nesse cenário, destaca-se o conceito de clima emocional em sala de aula, que tem sido apontado como determinante para a aprendizagem. Muitos fatores podem influenciar esse clima e, nessa dissertação, investigaremos como a ausência de mulheres pode afetar emocionalmente as alunas matriculadas em suas aulas de Física no ensino superior público de universidades brasileiras. Estereótipos de gênero foram construídos desde os primórdios de nossas sociedades e percebemos o reflexo disso também na academia e na história da ciência, desse modo os cursos de física das universidades brasileiras ainda tem um desfalque na presença feminina em sala de aula. Tendo isso em vista buscamos analisar quais as emoções mais presentes nas mulheres durante as aulas na universidade, bem como a presença de mulheres na Física tem impactado as experiências e permanência das alunas no curso.