PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: ESTER APARECIDA ELY DE ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ESTER APARECIDA ELY DE ALMEIDA
DATA : 28/02/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Campus Santo André
TÍTULO:

Ampliando a visão dos estudantes sobre a biodiversidade no Estado de São Paulo a partir dos grupos de serpentes e aranhas


PÁGINAS: 140
RESUMO:

Este trabalho teve como objetivo, investigar as possibilidades e desafios à elaboração de materiais didáticos, voltados a fomentar valores e ações ecocentrados e de conservação, sobre a biodiversidade dos principais biomas do Estado de São Paulo, o Cerrado e a Mata Atlântica, de pesquisas do Programa Biota-Fapesp. Para atender tal objetivo, esta pesquisa se apoiou no formato multipaper, assim ao longo de seu desenvolvimento foram sendo divulgados resultados parciais da investigação, por meio de cinco artigos, que se relacionam aos objetivos específicos desta tese. Ainda que cada artigo tenha procedimentos metodológicos próprios, eles respondem ao objetivo geral, o que propicia estabelecer as conexões e limites entre tais produções. Assim, à elaboração dos materiais didáticos aqui investigados se apoiou em referenciais da transposição didática, que reconhece a complexidade na construção do saber escolar, que é próprio e composto por diferentes elementos da cultura, científica e escolar, por exemplo, os quais visam fazer prosperar os materiais e ações de ensino. Nesse sentido, à elaboração dos materiais, recorreu-se a base de dados brasileira, do projeto internacional The Relevance of Science Education (ROSE), 2010, cuja amostra corresponde a 1803 respondentes, dentre os grupos menos interessados por biodiversidade, os assuntos de seu maior interesse – animais perigosos e venenosos, e como pessoas, animais, plantas dependem uns dos outros. Esses dados foram cotejados com a base de dados da revista Biota Neotropica e a base de dados do Programa Biota-Fapesp, selecionando-se os possíveis artigos para didatização, sendo selecionados trabalhos de inventariamento, que denotam a importância da conservação e/ou acerca das relações que animais e plantas estabelecem entre si. Além da investigação dos temas de interesse dos estudantes, recorreu-se à literatura para identificar como se apresenta a biodiversidade e quais são as recomendações para o ensino voltado a sua recuperação e proteção. Essas recomendações incluem abordar aspectos relacionados à biologia, mas não se restringindo a eles, contemplando valores, aspectos sociais e econômicos, às culturas tradicionais e/ou locais, envolvendo os estudantes em atividades mais participativas, que promovam reflexões críticas acerca dos problemas da biodiversidade local. A partir dessas considerações iniciais, e apoiada em referenciais da transposição didática, foi estabelecida uma parceria colaborativa entre esta pesquisa e três professores de ciências da natureza, dos Anos Finais do Ensino Fundamental, para que contribuíssem com a elaboração do material desde sua concepção. Foi realizado um curso de extensão sobre os materiais elaborados. Nos dados de avaliação do referido curso, que se constituem de questionários com questões abertas e de múltiplas escolhas, encontram-se as avaliações do material elaborado. Dados que foram utilizados para investigar a percepção dos professores sobre o material. Além disso, três professores utilizaram os materiais nas escolas, assim, os materiais foram avaliados por seus alunos. Essa avaliação foi realizada por meio de questionários com questões de múltiplas escolhas, e entrevistas semi estruturadas videogravadas. Para o uso dos dados do curso de extensão, e dos professores e estudantes nas escolas, temos parecer favorável da Comissão de Ética em Pesquisa da UFABC. 



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 2044591 - FERNANDA FRANZOLIN
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1031422 - JOAO RODRIGO SANTOS DA SILVA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - PAULO HENRIQUE NICO MONTEIRO
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2265513 - ADRIANA PUGLIESE NETTO LAMAS
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - KELY CRISTINA BUENO
Notícia cadastrada em: 10/02/2025 20:07
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod